TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de gestão nas áreas de gestão empresarial

Projeto de pesquisa: Métodos de gestão nas áreas de gestão empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.731 Palavras (11 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR: Marketing

Alunos: Antonio Gustavo Dos Santos Veras

Jonair Gonçalo Da Silva

Varzea Grande

2014

RESUMO

Neste projeto Buscamos diagnosticar as técnicas aplicadas na empresa, afim de contemplar os Fundamentos de Administração, a Comunicação Empresarial e as Técnicas de Informática, cumprindo uma das exigências do curso de teécnologia em Marketing – UNIP. Ao dar desenvolvimento nessa proposta, buscou-se verificar aspectos peculiares dos Fundamentos da Administração que se aplicam na prática, na empresa alvo da pesquisa, bem como, buscou-se analisar as particularidades da Comunicação Empresarial e das Técnicas de Informáticas adotadas pela empresa. Após identificação de algumas falhas nos processos foi possível apresentar soluções práticas, fáceis e viáveis que contribuíssem a melhoria dos processos e dos resultados da empresa.

Palavras-chave: Projeto, Administração, Comunicação, Informatização.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. DESENVOLVIMENTO 3

2.1 Fundamentos da Administração 4

2.2 Comunicação Empresarial 12

2.3 Técnicas de Informática 14

3 CONCLUSÃO 15

4 REFERÊNCIAS 17

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto é identificar práticas diferenciadas de gestão nas áreas gestão empresarial fundamentada nas teorias aprendidas, focando os Fundamentos da Administração, a Comunicação Empresarial e as Técnicas de Informática, diagnosticando possíveis divergencias que prejudicam o andamento das atividades e o crescimento da empresa, apresentando sugestões para corrigir tais divergencias e que possam colocá-la rumo ao alcance dos seus objetivos.

A pesquisa refere-se a um estudo de caso, sobre a empresa de Médio Porte Água Mineral Brunado, localizada no município de Jaciara – MT. Através da metodologia observacional e documental, aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas virtuais, utilizados os livros da Instituição e consultas no fórum da Universidade para realizar as análises e a conclusão.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentos da Administração

A empresa escolhida para a investigação denomina-se Água Mineral Brunado, registrada na junta comercial como Água Mineral Brunado Ltda. Localiza-se na Fazenda São Pedro, Km 114, Anexo ao Posto Serrano Distrito de Celma, Jaciara – MT.

A Água Mineral Brunado fica localizada numa região privilegiada no estado do Mato Grosso, aonde Certo dia, os proprietários das terras, andando a cavalo encontraram um buraco no solo; e resolveram verificar o que ali existia. Foi quando encontraram uma das minas de água que escorria de maneira esplêndida.

Após vários anos de pesquisas e análises se constatou que a água era de excelente qualidade, com propriedades comparadas as melhores do mundo. E foi a partir daí que se iniciou um sonho: levar aos consumidores de Mato Grosso e do mundo uma água de propriedades únicas, capaz de contribuir na Saúde Física, Mental e Social de todos os seus consumidores.

Hoje, após 2 décadas de existência a Água Mineral Brunado, vem cumprindo sua missão, modernizando constantemente seu parque industrial, com máquinas e equipamentos de alta tecnologia.

A natureza do ramo de atuação é a venda e envase de água Mineral. A empresa se enquadra como uma empresa de Lucro Real.

Hoje a empresa conta com um quadro colaborativo de 30 pessoas sendo: “1 gerente administrativo, 1 financeiro, 2 vendedores e 1 supervisor, 4 na linha descartável, 10 na linha garrafão, 01 empilhador, 10 motoristas” e apresenta um rendimento compatível com as empresas concorrentes no mesmo segmento e que se destacam nesse ramo de atividade.

Hoje a empresa possui uma boa carteira de clientes, funcionários qualificados e um faturamento que, segundo o proprietário, está adequado ao porte da empresa.

Os produtos oferecidos pela empresa são:

Os principais produtos acabados são:

 Agua Mineral Garrafa 497 ml s/ gás

 Agua Mineral Garrafa 500 ml c/ gás

 Agua Mineral Garrafa 1500 ml s/ gás

 Agua Mineral Garrafão 10L

 Agua Mineral Garrafão 20L

Os principais fornecedores de matéria prima da empresa são:

 Maxpet “pré-formas”

 Casa do Garrafão “garrafão 10 e 20L”

A empresa esta atuando em um mercado promissor que cresce em torno de 20% ao ano, “matéria istoé | N° Edição: 1597 | 10.Mai.00 - 10:00 | Atualizado em 08.Abr.14 - 10:47”

Entre as maiores empresas que são clientes da Água Mineral Brunado pode-se mencionar a Distribuidora do Silvano, Beto Transportes, comercial Luar e refrigerante Marajá. a grande maioria destes clientes compram o produto lá na fonte e distribui através de um sistema de Rota na cidade.

A empresa possui como concorrentes as seguinte empresas:

 Lebrinha

 Purissima

 Finissima

 Fluente

O organograma da empresa é estruturado da seguinte forma:

Os recursos humanos da empresa obedecem a uma determinada hierarquia. Os proprietários delegam autoridade limitada ao gerente que por sua vez apresenta seus resultados diariamente. A empresa não possui planos de carreira.

O gerente desenvolve as funções de administrativo e financeiro, incluindo cobrança. Os vendedores são externos, a empresa tem uma linha de produção e em cada setor tem um líder e a empresa possui uma frota própria.

O recrutamento e seleção de pessoal são realizados na própria empresa. Os valores da empresa estão voltados para a qualidade de atendimento e ética.

A empresa tem como missão: Colaborar diariamente para a saúde dos Consumidores

A empresa tem como visão: Ser reconhecida como uma empresa ética e ecologicamente correta.

Os objetivos da empresa estão voltados para a qualidade de atendimento e a satisfação do seu produto.

Quando ocorrem conflitos na empresa, a política adotada é a de amenização. O clima organizacional pode ser considerado excelente. Na empresa existe um sistema de turnos aos finais de semana. Como forma de reconhecimento, a empresa oferece aos colaboradores cestas de natal e de páscoa e um sacolão mensal,

A empresa atua focada na qualidade de seus produtos e no atendimento.

Dessa forma, a empresa paga produção aos seus colaboradores e comissão aos seus vendedores ao final de cada mês.

Dentre as práticas de gestão da empresa, pode-se mencionar que a empresa alvo da pesquisa possui uma política ambiental, tendo todos os seus resíduos, garrafões vencidos e embalagens encaminhadas à empresa de reciclagem Bioterra, aonde todo o material descartado é reutilizado.

O custo de produção é calculado mensal (o que determina o preço de venda), acrescendo-se a eles as despesas agregadas, os investimentos e o lucro.

A empresa tem um posicionamento estável no mercado, possuindo uma forma de pagamento competitiva, mas foca no recebimento a vista, uma vez que seus produtos são de alto giro.

A empresa não possui planos promocionais, mais trabalha com incentivo aos seus distribuidores com o pagamento de bonificações em escala no fechamento de cada mês.

A empresa tem investido em treinamento através de uma parceria junto ao SENAI, todos os funcionários recebem um curso de boas praticas e Qualidade na manipulação de alimentos.

Os produtos são produzidos de acordo com a demanda, não mantendo estoque alto de produtos, o que ajuda a ter sempre um produto de qualidade.

O acesso à empresa é um pouco difícil, tendo em vista que a empresa fica numa região Rural, mais a sua sede é muito receptível tendo inclusive áreas de lazer e de espera para os visitantes.

Todos os equipamentos são novos, e a sede foi recentemente reformada, dando um ar de limpeza.

A empresa alvo trabalha de segunda a sábado das 7:00hs às 16:00hs ou até que o último caminhão seja carregado.

Conceituar a administração é uma tarefa que requer profundos conhecimentos acerca da própria teoria geral da administração. De acordo com Maximiano, administrar é:

O processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos (MAXIMIANO, 2000, p. 25).

Os proprietários da empresa sabem da importância de manter os processos na empresa e de realizar metas ao alcance dos envolvidos Segundo Bateman e Snell (1998, p. 27), representa o “processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais”.

Para que haja uma perfeita administração é necessária a eficácia para atingir os objetivos organizacionais e a eficiência para atingir os objetivos com um mínimo de perda de recursos, isto é, fazer o melhor uso possível do dinheiro, de tempo, materiais e de pessoas.

Para Megginson et al (1986, p. 11) a administração é importante e necessária nas organizações, porque sem ela os indivíduos “trabalhariam para a obtenção de seus objetivos independentemente das demais pessoas”, e explica: “sem a administração nas organizações o esforço seria desperdiçado [...]”.

Existem forças ambientais incontroláveis pela empresa e sobre elas Oliveira apud Ribeiro (2012) esclarece que apesar de sua força, podem favorecer a ação estratégica da empresa, contanto que sejam conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto existam.

O proprietário e o gerente da empresa são formados em administração, falam com propriedade sobre eficiência e eficácia. De acordo com Megginson et al (1986, p. 11) a eficiência é a capacidade de fazer coisas corretamente, é um conceito matemático. É a relação entre o produto e insumo. Efetividade é a capacidade de fazer as coisas certas ou fazer com que as coisas sejam realizadas.

A estrutura organizacional deve ser definida de acordo com seus objetivos, por isso o diagnóstico organizacional é uma ferramenta essencial para alcançar as metas propostas pela empresa, é o canal para a concretização do processo organizacional. Esta ferramenta conta com vários instrumentos que irão contribuir para sucesso.

O diagnóstico, de acordo com Perillo (2012, p. 1) “é cabível tanto nos bons como nos maus momentos de uma empresa”, o que evidencia que essa ferramenta é indispensável para a gestão, já que consiste em técnica gerencial relevante, mesmo se considerando que a empresa revele resultados positivos.

Segundo a percepção de Zacharias (2012, p. 1) o diagnóstico é realizado “por meio da aplicação de um amplo questionário no qual são levantadas as impressões dos funcionários a respeito de questões abrangentes”. É a partir de um diagnóstico preciso que podemos definir possíveis mudanças para chegar às soluções dos problemas, nesta fase, já diagnosticado o problema, é necessário conhecimento e comprometimento com os objetivos da empresa, para melhor materializá-los e assim desenvolvê-los de forma eficiente.

Sobretudo em todos os estágios do projeto é prudente considerar as interferências e analisar de forma clara as metodologias utilizadas nesta implantação, pois deve ser considerado sempre que as etapas podem ser independentes, e se completarem ao mesmo tempo, é um processo dinâmico e contínuo, indispensável à sobrevivência e crescimento das empresas.

2.2 Comunicação Empresarial

O modo de operação nas comunicações da Água Mineral Brunado ocorre por meio direto, telefônico, relatórios, cartas comerciais e emails. A comunicação interna e interpessoal das equipes de trabalho ocorre por meio direto, tendo em vista que a empresa é de médio porte, e a empresa não tem um local apropriado para reuniões.

A comunicação externa da empresa geralmente ocorre por meio direto, telefônico, fax, relatórios, e-mails e pelo site. Não existe formalmente uma estrutura da função de comunicação na empresa. Também não existem atribuições específicas para os aspectos de comunicação, entretanto o encarregado geralmente é o gerente.

A empresa não desenvolve nenhum tipo de planejamento de sua comunicação. O fluxo da comunicação na empresa tem se mostrado ascendente e horizontal. A empresa não investe com ênfase em divulgação, mas participa de alguns eventos e patrocina alguns times de futebol. Mesmo assim é reconhecida pelos seus clientes, por ter um produto de qualidade, e também por estar no mercado a mais de 20 anos.

A empresa Água Mineral Brunado está inserida em um ambiente de mercado competitivo, portanto, precisa estar atenta aos fatores de comunicação que revelam valores, desejos e conflitos. Deste modo, a comunicação da empresa atua com eficiência e eficácia nas atividades realizadas em equipe, tornando todos os funcionários motivados.

Pimenta diz que:

Qualquer objetivo só será alcançado quando tornar-se possível, aos trabalhadores, expressarem seus valores, desejos e conflitos socializando-os e confrontando-os com os de outros. É importante ressaltar que para complementar esse processo é necessário ocorrer uma integração harmônica das demandas da empresa (produção) e da sociedade (bons produtos e serviços), que devem ser atendidas (PIMENTA, 2000, p. 75).

Gaudêncio apud Pimenta (2000, p. 76) com suas experiências e consultas observou algumas ideias que possuem uma abrangência direcionada a todos os processos de comunicação entre as pessoas. Para a empresa, fica difícil introduzir o seu pessoal no centro do processo comunicativo. “Complexo, misterioso, emotivo, muitas vezes imprevisível parece não ser adequado à racionalização que as empresas demandam”.

Atualmente as empresas já compreendem que o ser humano é um fator de suma importância para o seu crescimento e também para o seu fracasso, quando não se tem interesse pela comunicação. Entretanto, é necessário estar atento aos seguintes fatores:

Conteúdo e condições de emissão da mensagem;

Objetivos do remetente;

Situação e contexto da comunicação entre remetente e destinatário;

Condições de recepção da imagem (PIMENTA, 2000, p. 97).

Independente da área que esteja desenvolvendo sua atividade, o profissional precisa saber a maneira correta de escrever cartas, e-mails, ofícios, entre outros. Para isso, é imprescindível que compreenda de maneira clara e objetiva o modo de pensar de quem vai ler a correspondência.

Atualmente, os meios de comunicação mais utilizados pela empresa, tanto para assuntos pessoais como para profissionais, são as correspondências comerciais, telefone e e-mails, os quais possibilitam a comunicação com os clientes, fornecedores e colaboradores.

2.3 Técnicas de Informática

A Água Mineral Brunado não investe muito em tecnologia, utiliza um sistema simples de gerenciamento e sua comunicação interna ocorre através da intranet e internet.

São utilizadas as ferramentas do MS Word para a elaboração do trabalho escrito, o que inclui cartas, ofícios, relatórios, elaboração de pedidos, cotações, entre outros.

Também são utilizadas as ferramentas do MS Excel para o controle bancário, construção de planilhas de cotação e demais planilhas de contabilidade.

A empresa utiliza software de nome SAIB, a partir do qual executa controles de estoque e de pagamento dos funcionários e emissão de notas fiscais.

O PowerPoint é uma ferramenta muito utilizada pela empresa na instrução de processos, em como atender o cliente com educação, palestras sobre assuntos interessantes ou até mesmo em momentos de confraternização.

A empresa ao investir em informatização está ciente da sua importância no desenvolvimento e crescimento de suas atividades. Para Maximiano (2000, p. 101) “a tecnologia pode ser definida como um investimento em conhecimentos para melhor organização e produção”.

Ainda é possível afirmar que as ferramentas da informática atendem os meios de amplitude do homem em relação a suas capacidades. Sendo assim, a informática se faz presente em todas as organizações para abastecer todos os tipos de produtos e serviços, desde a fabricação de um simples produto até a sofisticação de produtos criados para públicos específicos.

É necessário que a empresa saiba fazer bom uso da tecnologia. De acordo com Maximiano (2000, p. 101) a inovação tecnológica é o que ocorre quando surge um novo produto ou processo que chega ao mercado “a inovação é uma mudança na tecnologia, uma forma nova de fazer algo”.

3 CONCLUSÃO

Depois de realizada a pesquisa na empresa Água Mineral Brunado, foi possível verificar algumas falhas aos fundamentos de comunicação empresarial e marketing.

 Sugere-se que a empresa busque certificados como (ISSO e NSF), que atestem a qualidade de seus produtos tendo em vista que a qualidade dos seus produtos é passada pela tradição e porque os seus clientes estão satisfeitos com o produto.

 Sugere-se que a empresa crie um canal de comunicação com o seu cliente através de seu site, para saber a opinião dos mesmos.

 Sugere-se que a empresa estenda o seu sistema de treinamento aos seus distribuidores, uma vez que eles também são seus revendedores e precisam estar atentos a como manusear os produtos e atender os seus clientes.

 Sugere-se que a empresa contrate uma empresa de publicidade para dar suporte na criação de mídias e divulgação da sua marca, para que a empresa possa atingir novos mercados, uma vez que está em um mercado tão promissor.

Deixamos estas simples estratégias cientes que elas podem fazer muita diferença na atuação dos colaboradores e nos resultados obtidos pela empresa, uma vez iniciada estas estratégias a empresa passará mais credibilidade aos seus clientes e poderá também atingir novos nichos de mercado.

4 REFERÊNCIAS

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução a Administração. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2000.

DOMINGUEZ, Sigfried Vasques. O valor percebido como elemento estratégico para obter a lealdade dos clientes. In: Caderno de Pesquisa de Administração. São Paulo, v. 07, nº 4, out./dez. 2000.

PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação Empresarial: conceito e técnicas para administradores. Campinas: Alínea, 2000.

PERILLO, Mara. A importância do diagnóstico organizacional. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1715198>. Acesso em: 10 abr. 2012.

RIBEIRO, Patrícia. Gestão empresarial: análise de SWOT. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVo4AD/gestao-empresarial-analise-swot>. Acesso em: 12 abr. 2012.

ZACHARIAS, Oceano. Por que fazer um diagnóstico? Disponível em: <http://www.quality.eng.br/img_diversos/artigo_53.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2012.

BATEMAN, T. S., SNELL, S.A. Administração: Construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.

MEGGINSON, L. C.; MOSLEY, D.C.; JR. P.H.P. Administração: Conceitos e aplicações. São Paulo: Harper & Row do Brasil Ltda, 1986.

...

Baixar como  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »