TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natura

Exames: Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  554 Visualizações

Imobilização do Patrimônio Líquido

A imobilização do patrimônio líquido pode ser calculada , ao avaliar “quanto a empresa aplicou no ativo permanente para cada R$ 100 de patrimônio líquido”. Sendo que, neste estudo, o ativo permanente é representado pelo ativo

não circulante menos o realizável a longo prazo, conforme nova estruturação contábil.

De acordo com o quadro, percebe-se que nos três exercícios a Natura S.A. apresenta um percentual elevado de imobilização do patrimônio líquido correspondente a 77,68% no ano de 2006. A comparação do desempenho nos períodos seguintes revela o acréscimo no ano de 2012.

Esse aumento indica que a sociedade imobiliza, em média, 207% em relação ao total de capital próprio. Isso significa que a sociedade utiliza toda parte de seus recursos próprios para financiar as aplicações em ativos não circulantes.

Esta situação é considerada desfavorável, pois leva-se a crer que o montante do patrimônio líquido referente ao capital circulante parece não ser suficiente para desenvolver suas atividades. Isso ocorre pelo fato do elevado grau de endividamento indicar insuficiência de recursos em curto prazo para saldar os compromissos.

Este cenário caracteriza-se uma fragilidade financeira. Se em algum momento os fornecedores de capitais, insumos ou serviços desconfiarem do alto grau de endividamento e diminuírem seu crédito, a organização poderá ter que se desfazer dos ativos fixos ou até mesmo experimentar a insolvência.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com