TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negócio familiar «Sucos Fazenda São Pedro»

Relatório de pesquisa: Negócio familiar «Sucos Fazenda São Pedro». Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é verificar as duas opiniões dadas pelos filhos do Senhor Oswaldo, que é o presidente da empresa familiar “Sucos Fazenda São Pedro”, onde o mesmo se encontra com dificuldades para resolver se a empresa deve crescer ou não crescer. Seus filhos, João e José, deram opiniões diferentes quanto ao futuro da empresa. João filho mais novo, apresentou um plano de crescimento fora da região de Ribeirão Preto, onde é situada a empresa. Ele almeja comercializar o suco nas grandes cidades, enfrentando as multinacionais e assim fazer com que o suco seja reconhecido fora da cidade de Ribeirão Preto. Já o filho mais velho, José, teme esse crescimento, pois julga que possa prejudicar a empresa, e através do seu plano, ele pretende comercializar somente na própria cidade; ou seja, continuar “em casa” fazendo algumas mudanças. Ambos são profissionais qualificados em Administração.

Será feita uma análise dos dois planos, no âmbito de gestão de pessoas, comportamento organizacional, financeiro e marketing, colocando todos os pontos positivos e negativos de cada um, para que assim possa ser avaliado o melhor para a empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 APRESENTAÇÃO DOS PLANOS

Podemos observar que os dois planos contêm argumentos tanto positivos como negativos. Com isso, temos duas linhas de raciocínio bem diferentes, onde vamos analisar a estratégia de cada um, lembrando sempre que os dois filhos, tanto José como João, são formados em Administração de Empresas, sendo a área comercial escolhida por João e a área financeira por José.

Para José, que estudou em Ribeirão Preto e sempre ficou na fazenda ajudando o pai nos negócios, teve a sua visão empresarial voltada para a fazenda, não tendo outro tipo de emprego, ou situação que pudesse dar a ele outras experiências, ou até mesmo vivência em outras empresas, que pudessem trazer a ele valores diferentes daquele que ele tem vivido. Para ele, crescer, expandir o negócio para fora da sua cidade, representa um perigo para a empresa em questão.

Sobre os aspectos éticos desse plano, podemos citar a compra de novas máquinas para substituir as antigas e com isso à necessidade de menos colaboradores. Alguns gerentes de vendas com altos salários, também seriam substituídos por colaboradores jovens, com salários mais reduzidos. Essas demissões poderiam acarretar problemas junto aos colaboradores antigos, que poderiam se sentir coagidos, e com isso prejudicar a produção e a qualidade do produto, trazendo à empresa prejuízos e várias conseqüências. O resultado dessa situação para a organização seria uma desmotivação humana, um estresse entre os colaboradores e com isso ele poderia ser visto por eles como um líder sem a capacidade de liderança.

Por outro lado, podemos ver que a relação com os seus clientes, estaria cada vez mais forte, dando continuidade aos seus produtos de uma maneira mais segura e ampla, de forma a atender as necessidades de todos os seus clientes daquela região.

Para João, que almeja crescimento da empresa fora da cidade, à primeira idéia era a aquisição de novas máquinas e mais colaboradores, mas preferiu a terceirização da produção do suco, como uma necessidade para mudanças técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com