TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurose Obsessiva

Por:   •  5/5/2018  •  Ensaio  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Neurose Obsessiva :

Caracteriza –se paciente estabelecer atos cerimoniais, tem ritual que devem sempre realizar de modo elaborado...ex colocar o travesseiro, cobertor de forma especifica >> Para Freud esses atos derivam de atos normais em nossa rotina > arrumar cama normal, porem e um determinado momento ela passa arruma cama de forma tão obsessiva que  passa esticar o lençol de forma perfeita que não tenha nenhuma curva > acarretando sofrimento > esses atos geralmente elas encontra sentido próprio nesses atos e que muitas vezes e do desconhecido dela > e se não fazer irá acontecer algo de ruim para ela ou para pessoas em sua volta.

Isso acontece no homem dos ratos > soldado do exercício que desenvolve varias neuroses obsessivas > até ouvir relato de um superior referente a tortura > retirar uma pedra da estrada, acreditava que se carruagem de sua dama passasse  por ali poderia quebrar a roda e ela morrer

O próprio paciente sabe que esses atos não fazem sentido > não consegue deixar de promover o ato > pois tem uma angustia tão grande que ele não consegue lidar com isto > por mais que pareça não ter logica a angustia e tanta que ele não consegue deixar de fazer > o paciente encontra uma logica para o ato ...para o paciente inconscientemente ele faz uma linha de raciocínio, pensamentos uma serie de ligação que conforme dando uma logica em sua crença... exemplo; jovem que fazia agua se redemonhar  quando iria tomar banho, dizia para sua irmã não se separar enquanto não encontrasse um novo (não jogue agua suja fora até obter uma limpa), ditado que associou ao casamento da irmã que passava por  conflitos.

Parece sem logica o que Freud fala, após tempos de analise ele constrói com ela o que ocorre e  a paciente se reconhece.

Se formos analisar o psiquismo dessa paciente encontra uma logica > e uma das formas de defesa> na histeria apresenta no corpo >obsessivo apresenta angustia que ela não consegue falar de outra forma > então o que ela encontra de alternativa é o ato obsessivo achando que irá surtir efeito.

Ela tem uma vida e interação normal > pq o ato ela faz quando está sozinha > atos tidos como normais, porem são levados ao extremo. Neurose são três fóbica, histérica e obsessiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com