TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NormasNossa Definição Operacional Descreve Os Administradores Como Planejadores, Organizadores, líderes E Controladores Das Organizações. Na Verdade Todo Administrador - Desde O Diretor De Programas De Um Clube Universitários Ao Principal Executivo

Exames: NormasNossa Definição Operacional Descreve Os Administradores Como Planejadores, Organizadores, líderes E Controladores Das Organizações. Na Verdade Todo Administrador - Desde O Diretor De Programas De Um Clube Universitários Ao Principal Executivo . Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

Nossa definição operacional descreve os administradores como planejadores, organizadores, líderes e controladores das organizações. Na verdade todo administrador - desde o diretor de programas de um clube universitários ao principal executivo de uma multinacional - assume uma variedade muito maior de papéis para levar a organização a seus objetivos estabelecidos.

3.1 Papéis Interpessoais

3.1.1 Símbolo. Como símbolo, o dirigente realiza tarefas cerimoniais como chefe da unidade: saudando visitantes, comparecendo a casamentos de subordinados, levando clientes para almoçar. De modo mais importante, os administradores são símbolos que personificam tanto para os membros da sua organização quanto para os observadores externos, os sucessos e os fracassos da organização.

3.1.2 Líder. Como os administradores trabalham com - e através de - outras pessoas, são responsáveis tanto pelos atos dos subordinados quanto pelos próprios. De fato, o sucesso ou fracasso dos subordinados é medida direta de seu próprio sucesso ou fracasso.

3.1.3 Elemento de Ligação. Como os políticos, os administradores devem aprender a trabalhar com todas as pessoas, de dentro ou de fora da organização, que possam ajudá-los a alcançar os objetivos organizacionais. Todos os administradores eficazes "fazem política", no sentido de que desenvolvem redes de obrigações mútuas com outros administradores da organização. Também pode construir ou entrar para alianças e coalizões. Os administradores utilizam esses relacionamentos visando obter apoio para suas propostas ou decisões, e para obter cooperação na realização de várias atividades.

3.2 Papéis Informacionais

3.2.1 Coletor. Os dirigentes buscam constantemente informações úteis, tanto dentro como fora da organização. Eles fazem perguntas aos subordinados e coletam informações não-solicitadas, geralmente através de sua rede de contatos. O papel de coletor freqüentemente faz dos administradores os membros mais bem informados de seus grupos.

3.2.2 Disseminador. Nesse papel, os dirigentes distribuem aos subordinados informações importantes. Parte dessa informação vem de reuniões de equipe e de memorandos, mas parte dela é baseada na análise e na interpretação dos fatos feita pelo dirigente.

3.2.3 Porta-Voz. Os dirigentes também transmitem informações para pessoas que estão fora de sua unidade de trabalho. Manter os superiores bem informados é um aspecto importante deste papel.

3.3 Papéis Decisórios

3.3.1 Entrepreneur. Os dirigentes tentam melhorar suas unidades. Quando, por exemplo, têm ou tomam conhecimento de uma boa idéia, os administradores podem dar início a um projeto de desenvolvimento para torná-la realidade. Neste papel, eles iniciam o processo de mudança por vontade própria.

3.3.2 Solucionador de Problemas. Nenhuma organização funciona bem o tempo inteiro. Praticamente não há limite para o número e o tipo de problemas que podem ocorrer, desde dificuldades financeiras até greves ou queda de lucros. Espera-se que os dirigentes surjam com soluções para os problemas difíceis e que as implementem - ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com