TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noção De Gestão

Artigo: Noção De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.799 Palavras (12 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO EXECUTIVO

A empresa descrita neste Plano de Negócios é uma corretora de seguros na região de Limeira, interior de São Paulo, cujo nome é SeguraSeg Corretora de Seguros e possui, inicialmente, dois sócios-proprietários e sendo todos corretores habilitados. Os sócias se uniram com o intuito de ampliar a carteira de clientes e atendimento personalizado a cada um deles.

A corretora oferece seguros de automóveis, vida, empresarial e residencial.

O público-alvo da empresa são indivíduos acima de 18 anos e abaixo de 60, em sua maioria, e localizados na região de Limeira, Campinas, Araras, Mogi Guaçu e Rio Claro.

A importância do Plano de negócios é grande para que tomem decisões fundamentadas e precisas para que o resultado seja o mais satisfatório possível. Os dados analisados apresentaram um êxito além do esperado tornando o negócio viável.

1-EMPRESA

A Empresa estudada é uma corretora de seguros que tem o nome de SeguraSeg Corretora de Seguros. A corretora é uma prestadora de serviços e os seguros oferecidos dividem-se entre automóvel, vida, empresarial e/ou residência.

A corretora trabalha com seis diferentes companhias de seguros: Sul América Seguros; Real Seguros (Tokio Marine Seguradora); Mapfre Seguros; Itaú Seguros, Bradesco Seguros e AGF Seguros.

O ramo de seguros é um ramo que vem sendo cada vez mais evidenciado pelo aumento de números de acidentes, roubos, assaltos e mesmo pelo aumento no número de veículos, por exemplo, nas ruas.

Deve-se considerar que cada indivíduo tem um perfil diferenciado, sendo que para um pode ser primordial o preço e para um outro o diferencial ser o atendimento, cobertura total ou serviços agregados, por exemplo.

2- O EMPREENDIMENTO

A empresa é composta por cinco sócios que se subdividem em:

– Um setor administrativo,

– Um setor vendas,

– Dois setor operacional,

– Um setor sinistros.

Os sócios perceberam a oportunidade de crescimento do setor e uniu o espírito empreendedor com seus conhecimentos e resolveram investir em um negócio próprio.

A empresa localiza-se no centro da cidade de Limeira e tem sede alugada.

Os sócio tem algumas características pessoais que acabam por evidenciar e aumentar a confiança dos clientes como, por exemplo, honestidade, sensatez, sinceridade, entre outros fatores como o empreendedorismo e a ética para com os outros corretores.

3- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A principal visão da empresa é ser reconhecida pelo seu trabalho honesto, aumentando sua carteira de clientes com a sociedade. A missão da empresa consiste em oferecer serviço diferenciado com honestidade e sinceridade, procurando oferecer a melhor opção comparada com o perfil do cliente.

Em relação à sociedade e sua importância neste contexto não há nenhum plano social desenvolvido na empresa. Já em relação ao ambiente a empresa irá trabalhar com papel para as impressões e anotações recicláveis.

O mesmo ocorre com os copos de água e café. Mesmo sendo uma Micro Empresa e não tendo um fluxo grande de papéis e copos, no início, a empresa reflete na sua importância ambiental consigo mesma e com a sociedade.

A empresa possui janelas amplas na frente e nas laterais da sala para que a luz natural do Sol seja totalmente aproveitada e haja redução da necessidade de energia, o que reduz os custos para a empresa e os danos para o ambiente.

O mercado neste setor conta com um grande número de companhias de seguros e assistência terceirizada. No mercado de corretores de seguros não há sazonalidade, ou seja, não há um período em que o número de seguros é maior ou menor influenciado pela época, temperatura, entre outros.

Todas as empresas visam o lucro como principal objetivo de sua existência e para buscar atingir esse objetivo é necessário que satisfaça as necessidades e desejos dos clientes, lembrando que as pessoas raramente fazem um seguro com satisfação. Contradizendo esta insatisfação, o ramo propõe para os clientes uma segurança ao estar com o bem amparado, seus parentes não passarem necessidades instantâneas se ocorrer falência ou impossibilidade de trabalho do responsável, casa e empresa segurada, entre outros.

Para que haja redução da resistência do pagamento do seguro, a corretora trabalha com seis diferentes companhias de seguros, ou seja, com diferentes programas com o intuito de satisfazer o cliente. Para calcular o preço do seguro, a companhia fornece um programa que está disponível nos sites das mesmas, em sua grande maioria, proporcionando facilidade e rapidez e efetivados também por meio eletrônico.

Com as mudanças e evoluções da tecnologia, os programas também evoluem e este fator resulta na necessidade de treinamento e na constante manutenção dos equipamentos para que as falhas sejam cada vez mais raras.

Todas as organizações têm pontos que influenciam diretamente na geração de recursos e ajudam a focalizar os clientes em potencial, o fator demográfico é um caso que na empresa é delimitado pela necessidade, por exemplo, para o seguro de automóveis, que o cliente seja maior de 18 anos, que é exigido por lei para retirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o máximo da idade seja em torno de 70 anos. Cada espécie de seguro tem uma faixa etária, onde os seguros de residência e empresa predominam os clientes entre 30 e 50 anos, os de automóveis estão entre 20 e 45.

No seguro de automóveis, por exemplo, há uma variação considerável entre os preços relacionados com as idades (preço maior entre clientes mais jovens), sexo (geralmente, mais baratos no sexo feminino), estado civil, filhos (se tem e qual a idade) e os dados do veículo (tipo ou modelo).

A demanda pretendida pela empresa é de 1.130 clientes divididos entre as companhias e entre os tipos de seguros (85% de automóveis).

O favorecimento da maior efetivação dos negócios por fatores como assaltos, roubos/furtos, entre outros, propõem um investimento interessante no local.

Os principais concorrentes da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com