TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AVANÇO DO MARKETING TRADICIONAL AO DIGITAL

Por:   •  1/4/2020  •  Artigo  •  3.742 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA GESTÃO EMPRESARIAL

CAMPUS NITERÓI III

JOSÉ SIMÃO DE ALMEIDA ROCHA

O AVANÇO DO MARKETING TRADICIONAL AO DIGITAL

NITERÓI

2019

Resumo:

O intenso avanço tecnológico que vivenciamos atualmente, a evolução da Internet e o uso intenso de smartphones, oferecem às empresas a possibilidade de se comunicarem com um maior número de pessoas e um menor intervalo de tempo, podendo gerar potenciais clientes e influenciar sua posição no mercado.

O uso de novas tecnologias de informação para a comunicação mudou o funcionamento das empresas e o comportamento do consumidor, alterando também o conceito do Marketing em relação a forma como foram compreendidos no século passado. Antes, as empresas mantinham seus esforços em financiar o desenvolvimento de um novo produto, hoje, estamos em um momento focado no consumidor, onde todos esforços corporativos visam detectar e suprir as necessidades dos clientes, antes mesmo de os conhecerem.

O artigo apresenta uma breve apresentação do conceito de Marketing, demonstrando sua evolução a partir de suas primeiras ideias de no início do século passado até os dias atuais, destacando as fases evolutivas do Marketing e as mudanças de estratégias frente aos consumidores, funcionários, parceiros de negócios e acionistas.

Para o desenvolvimento do artigo, foi utilizado como base a pesquisa bibliográfica baseada em Philip Kotler, considerado o pai do Marketing. Como resultado, é possível constatar que a utilização do Marketing Digital como objeto de negócio já é uma prática consolidada no mercado atual, sendo utilizado como um poderoso recurso de estratégia de marketing, indispensável para atrair e conquistar cada vez mais clientes.

Palavras-chaves: Marketing; Evolução; Consumidor; Tecnologia; Informação; Estratégia; Tradicional; Marketing Digital.

  1. Introdução

O presente artigo foi elaborado em atendimento ao Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, para o curso de Pós-graduação, na modalidade MBA, em Gestão Empresarial (Campus Niterói III) da Universidade Estácio de Sá.

Através de uma revisão da literatura, este artigo buscou fornecer uma visão geral da evolução do Marketing Tradicional até o Marketing Digital.

Em um primeiro momento, o trabalho apresenta os principais conceitos de Marketing, contemplando os mais relevantes desde os básicos até o presente momento, se adaptando rapidamente aos avanços da humanidade, às novas tecnologias, conhecimentos e necessidades.

Posteriormente, o artigo demostra como a forma de que o marketing é praticado tem evoluído consideravelmente nas últimas décadas, passando por quatro fases, às quais são definidas por Kotler como Marketing 1.0, Marketing 2.0, Marketing 3.0 e Marketing 4.0.

O artigo também apresenta que com o passar do tempo, o Marketing evoluiu para um Marketing de Estratégia, onde as empresas começam a prestar mais atenção às necessidades seus clientes, utilizando técnicas de segmentação e novas estratégias para abordá-los e obter um impacto maior sobre eles.

Visto que o caminho do consumidor está sendo alterado com a intensificação da conectividade, levando a outras variáveis que interferem e definem a sua escolha na hora da compra, o artigo demonstra como as empresas estão alterando a sua forma de atingir o seu público-alvo, utilizando cada vez mais o Marketing Digital, que compõe o Marketing 4.0, uma Era na qual temos uma integração maior entre os canais de marketing e a explosão do consumo de conteúdo digital no mundo, o chamado Marketing de Conteúdo.

Por fim, o artigo aponta que a utilização do Marketing Digital como objeto de negócio já é uma prática consolidada no mercado atual, sendo utilizado como um poderoso recurso de estratégia de marketing e indispensável para atrair e conquistar cada vez mais clientes.

  1. Conceito de Marketing

De um modo geral, é muito comum as pessoas confundirem o Marketing com o sinônimo de Propaganda, Merchandising ou Vendas. O Marketing vai muito além disso, na qual a definição é muito mais abrangente e complexa.

Segundo Cohen (2017), O Marketing foca no cliente e nos desejos do cliente, portanto, o profissional de marketing precisa descobrir o que o cliente quer, para desenvolver, produzir, estocar, manter e fornecer o que o cliente quer. Esse é o objetivo: foco no cliente para manter e oferecer algo que o cliente quer. Já a venda foca no produto disponível e na persuasão do cliente a comprar os itens em estoque.

Podemos apontar várias definições do conceito de marketing, que evoluíram ao longo dos anos e que podem refletir a maneira de pensar do marketing. A palavra marketing vem do verbo “comercializar”, que é de origem anglo-saxônica e representa a ideia de vender e comprar um determinado produto (Balaure, 2002).

A primeira definição reconhecida do conceito de marketing foi apresentada na década de 1960 pela American Marketing Association (AMA), sendo “o desenvolvimento de atividades econômicas que direcionam o fluxo de bens e serviços dos produtores para os consumidores”.

As principais definições de marketing ao longo dos anos são apresentadas a seguir.

Denner (1971) define o conceito de marketing como “A análise permanente da demanda, por um lado e, por outro, o desenvolvimento e uso de meios para satisfazer essa demanda, na condição de obter lucro”.

Stanton (1974) define que o “Representantes de marketing em todo um sistema de atividades econômicas relacionadas à programação, principio, promoção e distribuição de produtos e serviços destinados a satisfazer as necessidades dos consumidores atuais e potenciais”.

Baker (1976) define que o “O marketing é um processo de intercâmbio entre indivíduos e / ou organizações que é concluído em benefício e satisfação mútuos das partes”.

Kotler e Armstrong (2008) define que “A atividade de marketing representa o processo social pelo qual indivíduos ou grupos obtêm o que precisam ou o que fazem, criando, oferecendo e trocando gratuitamente produtos e serviços que agregam valor”.

Kotler e Keller (2008) define que “A atividade de marketing representa o processo social por quais indivíduos ou grupos conseguem o que precisam ou o que eles querem, criando, oferecendo e livre troca de produtos e serviços que agregam valor”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (54.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com