TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bistrô Brasil

Por:   •  25/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.648 Palavras (11 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 11

Com a pandemia, muitas empresas têm fechado as portas e outras estão tentando buscar alternativas para se flexibilixarem e reestruturarem, ganhando impulso para continuar competindo em seus seguimentos no mercado.

O desenvolvimento deste portfólio tem como objeto de pesquisa, a empresa Bistrô Brasil, um negócio familiar que atua há mais de 30 anos no ramo de refeições e no cenário do mercado atual, vêm sofrendo com os reflexos causados no setor econômico com a pandemia.

O desafio desta pesquisa é buscar e compreender os assuntos relacionados às ferramentas de gestão e tecnologia que são necessários para dar suporte a empresa e fazê-la ter uma receita na qual possa se manter aberta e estável, além de, revisar a cultura interna da organização, modificando-a em prol de uma cultura mais participativa e transparente.

2 DESENVOLVIMENTO

1. MODELO CANVAS

O Modelo Canvas ou "Quadro de Modelo de Negócios", é um método de criação de negócios em que são definidas as características que o empreendimento deve ter para que seus produtos/ serviços capturem valor no mercado, ou seja, o Modelo Canvas é um método que auxilia o empreendedor a colocar em uma tela o formato do negócio.

A ideia central deste modelo se baseia na criação de valor para os utilizadores do produto ou serviço oferecido pela empresa. Além disso, o modelo visa ainda a constituição de negócios inovadores, como também a melhoria do estilo de negócios em atividade, mas que já estão ultrapassados.

Imagem 1: Modelo Canvas - https://www.dicionariofinanceiro.com/business-model-canvas/

A partir do quadro, pode-se planejar todas as características principais do negócio, respondendo a quatro questões, que formam os 9 componentes do modelo, sendo elas:

O que?

Proposta de valor - Aqui são definidos os produtos ou serviços que a empresa pretende oferecer no mercado que pretende se inserir. Além disso, o Canvas visa a criação de bens que adicionem valor aos consumidores, solucionando problemas e satisfazendo suas necessidades com a proposta de valor do negócio.

Para Quem?

Segmentos de Clientes - Em conjunto com a Proposta de Valor é necessário definir quais grupos de clientes o negócio deve se inserir, ou seja, quais os Segmentos de Clientes deseja alcançar com seu produto.

Relacionamento com Clientes - Este componente define qual o tipo de relação a organização pretende ter com cada segmento de clientes, através da confiança que se pode passar ao mercado com a marca do negócio.

Canais - Nesta parte são definidos os meios que o produto de comunica e chega aos consumidores, sejam pelas definições de publicidade, lojas físicas ou virtuais e a logística utilizada.

Como?

Parcerias Principais – Este componente seleciona os principais parceiros e fornecedores escolhidos para auxiliarem nas atividades do negócio.

Atividades-chave – Por este componente são definidas as principais ações que colocam o projeto em prática, levando em consideração os projetos de produção mais essenciais e os serviços prestados aos consumidores do negócio.

Recursos Principais - Aqui são classificados os principais recursos que colocam o negócio em andamento, ou seja, para que as Atividades-chave aconteçam com as matérias-primas e capital humano definidos neste componente.

Quanto?

Fontes de Receita - As fontes de receita aparecem com a analise dos segmentos de clientes que o negócio quer atingir, representando o capital que o produto pode arrecadar por oferecer valor aos seus consumidores.

Estrutura de Custo - Na Estrutura de Custo são descritas as principais fontes de custos que são gerados pelos recursos utilizados para que o negócio crie valor com seus produtos ou serviços e gere suas receitas.

Umas das estratégias que podemos levar em consi deração devido ao período de pandemia e as altas nos preços dos alimentos e matéria -prima, é a relação com os fornecedores, tentando barganhar um preço melhor e dando oportunidade a novos fornecedores.

Analisando as ideias que Paula teve, pode-se também expandir os canais de venda para as redes sociais, pois atualmente, muitos consumidores procuram nas mesmas variedades, coisas novas para seu consumo, dando uma maior visibilidade e fidelização de novos clientes.

Pode-se afirmar que o modelo de negócios tem muitas incertezas, porém, com um bom trabalho de equipe e com um brainstorming bem estruturado, é possível visualizar de maneira clara e objetiva, todos os potenciais que a organização necessita e para isso, deve-se trabalhar seu diferencial competitivo, uma vez que o empreendedor deve encontrar qualidades e vantagens que diferenciem seu produto dos demais concorrentes, facilitando assim a decisão de compra do consumidor.

Esse diferencial competitivo pode ser notado na dorma de preço mais baixo, produto com maior custo benefício, serviço mais amplo, qualidade superior ou oferta de comodidade.

2.2 GESTÃO DE QUALIDADE

A qualidade é a parte da restrição tripla do projeto e sofre os efeitos das decições de outros itens contidos na restrição(tempo, custo, escopo) e deve atender ao menos três critérios: o desempenho, a prática e a habilidade, que Paula já possui e servirá para atender esse ponto, o custo; a seleção de novos fornecedores já foram vistos no ponto anterior e somará a esse novo ponto, e o prazo, a contratação de novos entregadores ajudará a atender esse ponto quando a quantidade de pedidos crescerem. Isso quer dizer que se a qualidade do produto do projeto gerou contentamento por parte do consumidor, o resultado foi satisfatório, porém, caso hajam atraso ou estouro de custos, a gestão do projeto não teve a qualidade esperada.

Ao se tratar de qualidade em projetos, evitar falhas é uma das maiores preocupações, e para isso, existem alguns processos no chamado PDCA de apoio à qualidade que ajudam a minimizar tais problemas, trazendo um processo contínuo de melhorias.

Outra metodologia que pode vir a ser aplicada na Bistrô Brasil, é a Lean, uma metodologia que foca o aumento da produtividade, reduzindo os disperdícios e melhorando o fluxo ativo de trabalho. Este tem como preceito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com