TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CODEMA COMERCIAL E IMPORTADORA

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.959 Palavras (24 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD

CAMILLA DAVID DE MOURA MARANHA

RA 1877418

CODEMA COMERCIAL E IMPORTADORA LTDA

PIM III

ÁGUAS CLARAS (DF)

2018


UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD

CAMILLA DAVID DE MOURA MARANHA

RA 1877418

CODEMA COMERCIAL E IMPORTADORA LTDA

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III, para obtenção do título de Tecnólogo em

GESTÃO EM MARKETING, apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientador: Prof.ª M.ª Adriana Pavarina

ÁGUAS CLARAS (DF)

2018


RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar III do curso de Gestão em Marketing da Universidade Paulista – UNIP aborda a pesquisa e o levantamento de informações na empresa Codema Comercial e Importadora Ltda., que atua no ramo de caminhões da marca Scania, venda de peças e serviços e relaciona dados relevantes sobre sua fundação, constituição, história, ramo de atividade e filiais. O intuito da pesquisa é demonstrar na prática o funcionamento atual da empresa com base em estudos das disciplinas, Fundamentos de Marketing, Contabilidade e Estatística Aplicada com a observação de processos internos de marketing, gestão da contabilidade e indicadores de desempenho através de estatísticas para gestão do negócio. A pesquisa foi realizada na matriz da empresa através de visitas presenciais e entrevistas com os gerentes de áreas.

Palavras-chave: Marketing, Contabilidade, Estatística, Gestão, Prática


ABSTRACT

The Integrated Multidisciplinary Project III of the Marketing Management course of the Paulista University - UNIP addresses the research and information gathering at the company Codema Comercial e Importadora Ltda., Which operates in the Scania brand of trucks, sale of parts and services and relates information on its foundation, constitution, history, branch of activity and subsidiaries. The aim of the research is to demonstrate in practice the current functioning of the company based on studies of the disciplines, Marketing Fundamentals, Accounting and Applied Statistics with the observation of internal marketing processes, accounting management and performance indicators through statistics for the management of business. The survey was conducted at the company's headquarters through face-to-face visits and interviews with area managers.

Keywords: Marketing, Accounting, Statistics, Management, Practice


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

1.1        Objetivo Geral        6

1.2        Objetivos Específicos        6

1.3        Metodologia        7

1.4        Empresa Pesquisada: Codema Comercial e Importadora Ltda        7

1.4.1        Produtos e Serviços        8

1.4.2        Mercados e forma de atuação        9

2.        CONTABILIDADE        12

2.1 Resumo da teoria sobre o assunto        12

2.2        Análise e conclusões sobre como a empresa aplica a teoria        14

3.        FUNDAMENTOS DE MARKETING        19

3.1 Resumo da teoria sobre o assunto        19

3.2 Análise e conclusões sobre como a empresa aplica a teoria        23

3.2.1 Produto        23

3.2.2 Preço        ................................................................................................................25

3.2.3 Praça        ................................................................................................................25

3.2.4 Promoção        26

3.4.5 Matriz BCG        27

4.        ESTATÍSTICA APLICADA        29

4.1 Resumo da teoria sobre o assunto        29

4.2 Análise e conclusões sobre como a empresa aplica a teoria        30

5.        CONCLUSÃO - CONSIDERAÇÕES FINAIS        34

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        35



  1. INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar III (PIM III) vem demonstrar os conteúdos aprendidos na teoria e a atuação e observação na prática sobre as disciplinas Fundamentos de Marketing, Contabilidade e Estatística Aplicada na empresa Codema Comercial e Importadora Ltda sendo conhecida usualmente como Concessionária Codema Scania.

A Codema é uma concessionária de caminhões com sua matriz situada na cidade de Guarulhos no estado de São Paulo e ainda possui sete filiais sendo situadas em: Santos – SP, Sorocaba –SP, Registro –SP , São Bernardo do Campo –SP, Jundiaí – SP, Caçapava –SP e Pouso Alegre – MG.

Escolhemos a empresa para desenvolver nossa pesquisa em virtude do conceito da mesma e pela possibilidade de aprendizagem, desenvolvimento profissional e acadêmico sendo que a empresa é incentivadora e acolhedora de estudantes para visitas de campo. É válido ressaltar que a autora deste projeto trabalha esporadicamente na empresa prestando serviços autônomos.

  1. Objetivo Geral

Temos como objetivo geral a busca pelo conhecimento na prática das disciplinas estudadas nos primeiros bimestre e semestre do curso de Gestão de Marketing. Procuramos pesquisar, observar e apreender a funcionalidade das matérias no dia a dia da empresa observando os pontos de integração do conhecimento adquirido durante as aulas.

  1. Objetivos Específicos

Visamos especificamente entender como a empresa Codema atribui na prática conceitos de Marketing, Contabilidade e Estatística.

Procuramos observar como os conceitos de Marketing como, posicionamento de mercado, tipos de mercado e os “4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção)” influenciam diretamente na empresa e fidelizam clientes internos e externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com