TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE NEGÓCIOS

Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 11

1. CONCEITUANDO EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. O significado da palavra empreendedor muda de acordo com o país e a época (FILION). No fim do século XVII, empreendedor era a “firme resolução de fazer qualquer coisa”. No século XIX e início do século XX, o termo designava os grandes capitães de indústria, tais como Ford nos EUA, Peugeot na França, Cadbury na Inglaterra, Toyoda no Japão. Atualmente, significa a atividade de toda pessoa que está na base de uma empresa, desde o franqueado ou um dono de oficina mecânica até aquele que desenvolveu uma multinacional. (Dolabela, Fernando, p.59, 2008)

Entendemos por empreendedorismo, a transformação de uma idéia, através de alguns fatores de pessoas e processos, em uma oportunidade de negócios. O conceito de empreendedor, ou seja, aquele que pratica o empreendedorismo foi se multiplicando e modificando.

O Empreendedorismo é um fenômeno cultural, ou seja, empreendedores nascem por influência do meio em que vivem. Pesquisas mostram que os empreendedores têm sempre um modelo, alguém que os influencia. Apesar de a família não ter tradição em negócios. (Dolabela, Fernando, p. 30, 1999)

Identificamos o empreendedor que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de negócios já existentes; ou seja, é possível ser empreendedor dentro de empresas já constituídas.

Importantes são os conceitos, as prioridades e os caminhos que a empresa deseja seguir na busca de seus objetivos, envolve criar algo novo, comprometimento e tempo, ousadia e crescimento com falhas e erros. Contudo, empreendedores que iniciaram o seu negócio por vislumbrarem uma oportunidade no mercado para empreender e como forma de melhorar sua condição de vida.

1.1 A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA ECONOMIA

O fortalecendo a economia através da consolidação das ações empreendedoras a população pode vir a ter acesso mais fácil a setores, bem como maior poder de compra e acesso a produtos. Investir em empreendedorismo fortalece as cadeias produtivas e incentivando as microempresas e empresas de pequeno porte.

Somente quando um consumidor estiver a fim de pagar por um produto ou um serviço, é que estes se convertem num bem, isto é, em algo que gera riqueza. “O que o consumidor compra e considera como valor nunca é um produto. É sempre uma utilidade, isto é, algo que o produto faz para ele” (DRUCKER, p. 36, 2002).

O desenvolvimento econômico ocorre fundamentalmente pela inovação que introduz e pela concorrência no mercado. É claro a ideia de que o empreendedorismo contribui significativamente para a economia tanto no que diz respeito ao crescimento econômico quanto à geração de emprego. Há pessoas que empreendem como única opção, ou seja, pela falta de melhores alternativas profissionais. São os empreendedores por necessidade.

Portanto, para avaliarmos os rumos dos elementos mais importantes o impacto do empreendedorismo no crescimento econômico é imprescindível analisar a relação entre empreendedorismo por oportunidade ou empreendedorismo por necessidade.

1.2 A EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

O empreendedorismo no Brasil começou a ganhar importância em 1990, com a criação de entidades como Sebrae ( Sociedade Brasileira de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software).

Pode-se dizer que no Brasil o empreendedorismo está começando, e que estamos no inicio de uma revolução silenciosa. Uma solução para o problema do desemprego, apesar de alguns riscos que se apresenta, a busca pelo negócio próprio e vantagens àqueles que preferem disputar a corrida do emprego.

No Brasil o empreendedorismo, apesar dos juros altos e os tributos excessivos, seria suficiente para desanimar qualquer homem de negócios. No entanto, apesar das dificuldades, há sempre alguém disposto a assumir o risco do progresso.

O estímulo ao empreendedorismo, sob diversas formas, pode e deve facilitar o alcance do objetivo de gerar novos empregos.

Rosa (2014) em uma entrevista com José Dornelas (empreendedor) o questiona com a seguinte pergunta: O aumento da taxa de sobrevivência das pe-quenas empresas brasileiras nos primeiros anos de atividade, de uma taxa histórica de menos de 50% para 76% em 2013 (Sebrae, julho), pode ser um indicativo de que os em¬preendedores estão se dedicando mais ao planejamento?

Sem dúvidas, porém há outros fatores, como facilidade de acesso à informação, melhoria no desenvolvimento econômico do País nos últimos anos, crescimento do mercado interno (classes C e D consumindo mais e criando novos mercados para os empreendedores que fornecem a esse publico) Além disso, há mais livros sobre empreendedorismo, o ensino do tema tem difundido nas universidades, escolas técnicas e ensino médio, ou seja, o tema hoje faz parte da cultura do brasileiro, que tem entre os seus principais sonhos criar e manter o próprio negócio. Como os exemplos de sucesso mostram que há um trabalho árduo pela frente e que planejar traz mais resultados que não planejar, os iniciantes acabam por começar suas empresas bem mais preparados que aqueles que agiam mais no feeling e que foram a maioria do passado. (DORNELAS. J, 2014, par. 6)

1.2 PERFIL DO EMPREENDEDOR

Ser empreendedor significa ser motivado pela auto-realização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. O que diferencia o empreendedor das outras pessoas é a maneira de como percebe a mudança e lida com as oportunidades tendo iniciativa para gerar um novo negócio, assumindo riscos calculados, criando sempre valor para a sociedade. Por isso, podemos afirmar que qualquer empreendimento de sucesso conta com vários tipos de empreendedores. Existe a preocupação em identificar as características e o perfil dos empreendedores de sucessos para que possamos aprender e agir, adotando comportamentos e atitudes adequadas. Entretanto, uma pessoa com tais características necessariamente não alcançara o sucesso.

1.2.1 Os principais sucessos e fracassos do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com