TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONSUMO E PROCESSO DECISÓRIO DA COMPRA

Por:   •  12/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

MBA EM MARKETING E MÍDIAS DIGITAIS

Consumo e Processo Decisório da Compra

Análise do Perfil do Consumidor e do processo decisório de compra

Prof.: Jose Mauro Nunes

Aluna: Patricia Martins Pereira

Osasco

2021

SUMÁRIO

 

1 PRODUTO A SER ANALISADO        3

2 PERFIL DO CONSUMIDOR        3

3 ANALISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA DE COMPRA        4

4 PAPEIS DE COMPRA        6

5 TIPO DE COMPORTAMENTO DE COMPRA        6

REFERÊNCIAS        7

1. PRODUTO A SER ANALISADO

Esse trabalho tem como propósito analisar o consumo e o processo decisório de compra dos produtos de higiene e limpeza durante a pandemia.

O surto causado pelo novo Coronavírus - Covid-19 gerou preocupações e uma atenção maior à higiene pessoal, onde se tornou parte da rotina mundial lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, higienizar os ambientes e alimentos, e esses comportamentos tiveram impacto direto no mercado.

2. PERFIL DO CONSUMIDOR

O comportamento do consumidor é mutável e diretamente impactado pelo ambiente no qual ele está inserido. Fatores culturais, sociais e psicológicos, os hábitos, influências e estímulos interferem diretamente na decisão de compra (Samara e Morsch, 2006Schiffman e Kanuk, 2000). 

A higiene virou sinônimo de bem-estar na pandemia e todas as classes sociais no país passaram a consumir mais itens de higiene, lavar mais as mãos com álcool em gel e tirar os sapatos ao entrar em residências se tornaram regras em meio à disseminação do coronavírus.

  Segundo uma pesquisa realizada e publicada através do site do Instituto QualiBest, sete em cada dez brasileiros (66%) mudaram seus hábitos de higiene desde que casos de coronavírus foram confirmados no país. Apesar da orientação pública de lavar as mãos com água e sabão, o estudo mostra que pessoas ainda preferem utilizar álcool em gel.

Uma pesquisa da Nielsen mostra o comportamento de consumo das principais categorias de 02 de Fevereiro a 08 de Março de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019 e a evolução semanal após o anúncio do primeiro caso do coronavírus.

[pic 2]

Fonte: Nielsen Total Store Read – AS+C&C – 02/Fev a 08/Mar

3. ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA DE COMPRA

A crise da saúde global fez com que muitas pessoas vivenciassem a pandemia com medo, angústia, ansiedade e mudanças em outros aspectos da vida como mudanças de rotina, intenções de compra e novos hábitos e métodos de higiene e limpeza.  

Segundo o levantamento realizado pela Qualibest - abril/2020, que entrevistou cerca de 2 mil pessoas, 73% dos que responderam afirmam que o maior medo com a pandemia é ser ou ter alguém da família infectado com o vírus.

Os dados mostram que a população está preocupada com a vida, e busca meios de proteger a si mesmo e as pessoas ao seu redor, e aos poucos, as pessoas têm percebido que ganharam qualidade de vida ao manter sempre as mãos higienizadas e adotar o uso de máscaras quando saem de casa.  

Outro ponto de influência de compra é relacionado a Educação em Saúde que envolve as relações entre os profissionais da área de Saúde e a população, que necessita construir seus conhecimentos e aumentar sua autonomia nos cuidados individual e coletivo. A população passou a entender mais sobre os micro-organismos e como é possível combatê-los no dia a dia através da promoção da saúde realizada pelas prefeituras, governos, organizações não governamentais, instituições...etc, proposto pela OMS.

[pic 3]

Figura 1 - Informativo Coronavírus: como se prevenir

                          Fonte: (Informativo Coronavírus: como se prevenir, 2020)

[pic 4]

Figura 2 - Material de acesso gratuito traz orientações para prevenção ao coronavírus no ambiente escolar

Fonte: (Turma da Mônica ilustra guia de cuidados necessários para a volta às aulas presenciais desenvolvido pelo UNICEF, 2021)

O olhar para higiene também passou a ser uma aliada na conservação do bem-estar emocional, e a limpeza se transformou em algo complexo e até mesmo emocional. Segundo a pesquisa conduzida pela perfumaria Symrise e publicada através do site Revista Gallieu: redação Gallileu – março/2020, os termos como “cuidado”, “aconchego”, “vivacidade”, “calma” e “bem-estar” foram utilizados pela maioria dos entrevistados para descrever as sensações associadas à higiene no mundo pandêmico.

4. PAPEIS DE COMPRA

A pandemia ressignificou a relação das pessoas com o lar motivada pela crise sanitária e o risco de contaminação, os produtos de limpeza e higiene tiveram um aumento significativo neste período, e ficou evidente a preocupação das pessoas com cuidados a saúde e prevenção ao coronavírus.

Em um processo de decisão de compra, existem cinco papéis assumidos pelos consumidores de produtos de higiene e limpeza demonstrado que nem sempre o usuário final é o indivíduo que decide a compra, ou que efetua a compra em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (834.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com