TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO DE UMA NOVA MARCA NO MERCADO DE VINHOS FINOS NO BRASIL: O CASO DUNAMIS

Por:   •  28/4/2016  •  Artigo  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  3.185 Visualizações

Página 1 de 2

Utilizar um planejamento de marketing é fundamental para a gestão estratégica de uma organização, pois possibilita a identificação das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona, e ainda estimula os empresários a fixarem metas, objetivos e a buscar cada vez mais conhecer a necessidade de seus consumidores – clientes. 
O planejamento de marketing da empresa Dunamis, pode ser ilustrado da seguinte forma:
• Forças: 
Altaqualidade – em parceria com profissionais especializados, a produtora de vinho combinou estrategicamente seu conhecimento relacionado ao cultivo de uvas, tipo de solo e localização com o objetivo de colher a melhor matéria prima possível resultando na qualidade do produto e excelência do produto final oferecido. 
• Fraquezas:
Distribuição: a empresa encontrou dificuldades para realizar adistribuição de seus produtos. 
• Ameaças:
Consumidor – O público consumidor do segmento possui tendência a adquirir produtos importados, devido a degradação da imagem dos produtos nacionais. Este fator ameaçava a estratégia de introdução do produto no mercado nacional, por isso a Dunamis buscou conquistar uma fatia do mercado externo, através de exportação, e esta estratégia poderia indiretamente valorizarsua marca e auxiliar na conquista do público nacional.
• Oportunidades:
Crescimento do público alvo – Pesquisas de mercado identificaram um novo público potencial, sendo estes alguns possíveis consumidores que possuíam pouco conhecimento sobre a bebida, mais que estavam dispostos a conhecer novos produtos. Além desse fator outra oportunidade identificada é que o consumo de vinho pelas pessoasestava em crescimento no Brasil, em que, as pessoas estão consumindo em média 2 litros de vinho por ano, tudo devido ao aumento do poder aquisitivo da população.

2) A partir do que foi exposto no caso, analise quais foram os principais desafios em termos de introdução de um novo produto no mercado.

Os principais desafios encontrados pela empresa ao lançar um novo produto no mercado está emposicionar-se frente a um publico consumidor que tem pouco habito de consumo, carece de informações e cultura geral para escolher o produto e tem preconceito em relação a marcas nacionais. Além do consumidor Brasileiro não ter muito conhecimento sobre vinhos finos, o mercado de vinhos estrangeiros no Brasil ganhou muito espaço em 2010, através de empresas importadoras e grandes redes desupermercados, chegando a representar 85% do mercado de vinhos finos.
Outro desafio seria na escolha da uva a ser cultivada, pois o tipo de terreno influencia diretamente na qualidade da uva. Ao escolher as regiões para iniciarem seus vinhedos, a empresa determinou, através de uma analise de macro ambiente, qual tipo de uva seria cultivada em cada uma das regiões. Apesar disso, a empresa ainda buscavaidentificar quais as variedades de uva teriam maior potencial para a produção de vinhos de qualidade, devido a pouca tradição vitinícola de uma região que não possui essa cultura. Para isso foram contratados importantes técnicos e pesquisadores que através de um profundo estudo do solo, identificaram as melhores áreas para cada variedade.
Outro importante desafio foi a decisão de marca, que...
 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com