TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DE EMPRESAS NO BRASIL :ENTRE OS DESAFIOS TEÓRICOS E OS ESTUDOS DE CASO

Por:   •  3/8/2018  •  Resenha  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

PRISCILA FREZ VELOSO

HISTÓRIA DE EMPRESAS NO BRASIL :ENTRE OS DESAFIOS TEÓRICOS E OS ESTUDOS DE CASO

CURITIBA

2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

HISTÓRIA DE EMPRESAS NO BRASIL :ENTRE OS DESAFIOS TEÓRICOS E OS ESTUDOS DE CASO

ARMANDO DALLA COSTA

Resumo para disciplina de História Econômica geral, orientado pelo professor Dr. Armando Joao Dalla Costa, do artigo: História de empresas no Brasil :entre os desafios teóricos e os estudos de caso. Presente no livro Rumos da História Econômica do Brasil, 25 anos da ABPHE.

CURITIBA

2018

Introdução

Nesse artigo estuda-se a história das empresas, como sua origem e desenvolvimento, bem como busca entender o papel das firmas, no cenário de produção de mercadoria e riquezas, geração de empregos e impostos, e sua contribuição para o desenvolvimento das nações.

Seu principal objetivo é apresentar o que foi feito de pesquisa e divulgação em relação a história das empresas no Brasil.

História de empresas: marco teórico inicial, desenvolvimento e novas perspectivas

O estudo da história empresarial busca a analise das empresas e empresários em uma perspectiva histórica, evidenciando suas estratégias de atuação, os limites de sua intervenção e o meio institucional que atuam. Assim, assumem o papel de agentes históricos presentes no processo de desenvolvimento econômico.

Por definição, adotamos que empresas são organizações guiadas pela busca do lucro e tem uma estratégia econômica. Já o empresário pode ser observado pela sua trajetória e seus resultados, bem como suas relações de empresariado com outros grupos sociais e com o poder político.

A evolução da história empresarial e o marco teórico de Chandler

O esforço para apreender a atuação das grandes empresas, começou nos EUA, na década de 1920, em Havard, onde Schumpeter em sua obra, A teoria do desenvolvimento econômico, realça o papel do empresário como inovador, que promove e aprimora produtos para torná-los viáveis ao mercado. Até 1950 debate era sobre o estudo dos empresários em uma perspectiva histórica de contribuição ao desenvolvimento econômico nacional. Na década de 1960, mesclava a história empresarial os debates da sociologia funcionalista.

Em seu livro, Chandler, mostra que as firmas multidivisionais constituíram estruturas administrativas descentralizadas, em que executivos distribuem tarefas e ordenam o trabalho dos executores, também aponta que o crescimento econômico das modernas empresas norte-americanas se fez junto com o rearranjo de sus estruturas administrativas. O método Chalderiano de análise da história empresarial se calca no processo: inicia pela reconstrução da trajetória das empresas tentando responder algumas questões (que? como? quando? porque?), uma análise comparativa dessa trajetória com outras firmas e a elaboração final de conceitos, porem lacunas nesse modelo.

Os grupos econômicos como explicação ao desenvolvimento industrial dos países emergentes

Uma nova forma de compreensão das empresas se deu na década de 1970, mas com maior difusão de estudos a partir de 1990: empresas organizadas em grupos econômicos. Segundo Colpan, Hikino e Lincoln, esses grupos se fizeram mais presentes em empresas nos países emergentes, principalmente na segunda metade do século XX e início do século XXI e seriam compostos de empresas juridicamente independentes, que operam em várias industrias, que são ligados entre si por persistentes laços formais e informais.

A analise desses grupos deve englobar diversos aspectos intra e extra-firma, indicando para o relacionamento do grupo com seus concorrentes e o estado, que pode favorecer o crescimento industrial apoiando os grupos. Para pesquisa desses grupos deve ser evidenciado: como é a estrutura do grupo; o tipo de propriedade e controle; estratégias e capacidade de concorrência; a importância das redes sociais e de relacionamento na formação e atuação do grupo; os vácuos institucionais; e suas relações com o Estado. Para Guillen, a criação desses “businesses groups” pelos empresários depende se as condições políticas e econômicas lhe permitem adquirir e manter a capacidade combinar recursos para entrar em novos setores de atividade.

História das empresas no Brasil

A história das empresas no Brasil se desenvolveu a partir da segunda metade do século XX, porem ainda não alcançou sua maturidade, sobretudo do ponto de vista do desenvolvimento de uma teoria e metodologia própria. Nos últimos anos algumas iniciativas contribuíram para o surgimento e a atuação de diversos grupos e instituições que estão contribuindo para a construção de pesquisas e publicações.

Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica – ABPHE

Foi fundada em 1993, significou um marco para o avanço da história das empresas. Realiza congressos e conferências e em cada modulo as pesquisas tem eleito alguns temas preferenciais como: campo de pesquisa, trajetórias de firmas multinacionais na América Latina, inovação tecnológica, empresas de serviços publico e estudo de casos. A ABPHE, em seus congressos abre um espaço de discussão e apresentação de resultados de pesquisas em história de empresas.

Congresso Latinoamericano de História Econômica – CLADEH

A partir de 2007 começaram a ser organizados os congressos. Esses eventos são importantes para congregar pesquisadores latino-americanos, norteamericanos e europeus e para discutir questões teóricas, analisando casos práticos de história de empresas.

Workshop Empresas, Empresários e Sociedade- WEES

Essa rede de pesquisadores reúne mais de 120 investigadores das ciências sociais e de áreas afins que analisam o universo empresarial em suas diversas dimensões e em inter-relações com a esfera política, econômica e social. Tem como objetivo promover o debate interdisciplinar e aprofundar o conhecimento empírico e teórico a cerca das empresas e de suas relações com a sociedade contemporânea. São realizados encontros bianuais e reúnem pesquisadores e empresários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com