TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL:

Por:   •  29/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  9.215 Palavras (37 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 37

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL:

CATIVA TEXTIL

Cristiane Bernardi Fucht

Eloá Eskelsen

Marcos Farias

Patrícia Correia

Professor - Tutor Sergio Luiz Heringer Junior

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Marketing (CMA0086) – Prática do Módulo

07/04/2018

RESUMO

O trabalho tem como objetivo demonstrar as atividades realizadas na Cativa Têxtil, os pontos fortes e fracos dos principais setores. Principalmente, mostrar como a aplicação de marketing nos objetivos da empresa influencia num crescimento satisfatório todos os setores.O Grupo Cativa através do setor de Marketing acompanha e avalia onde atua, dessa forma identifica o comportamento do consumidor final, reconhece que esse processo tem grande importância no progresso da empresa.O investimento no marketing torna a marca cada vez mais reconhecida o que torna a empresa como uma referencia no setor têxtil.

Palavras-chave: Analise de Swot. E-commerce. Business to business.

Introdução

        A importância do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados.

        Este trabalho consiste em demonstrar brevemente a aplicação de marketing e seus fundamentos.

        Se analisarmos o nosso dia-a-dia, desde o momento em que acordamos até o momento em que dormimos todas as nossas ações são permeadas pelo marketing e como consumidores, estamos sempre recebendo e transmitindo diferentes de influência ao meio ambiente, fazendo, assim, com que o marketing acabe influenciando os padrões de consumo e de vida das pessoas.

        De acordo com Las Casas (2001), marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.

        Vive-se em um momento de novas oportunidades e desafios para as organizações. É tempo de mudança, inovação, concorrência acirrada e clientes exigentes. Sem dúvida, é o retrato de um ambiente de crescente competitividade. Diante deste fato, torna-se imprescindível que as empresas busquem estratégias, ferramentas e técnicas que as auxiliem no processo gerencial. O planejamento de marketing é uma delas, capaz de definir e direcionar ações da empresa no que concerne ao cumprimento de suas estratégias mercadológicas, independentemente de seu porte ou de seu segmento. Afinal, as empresas que estiverem com o foco voltado ao mercado, direcionando suas estratégias no atendimento das necessidades dos clientes, tem maior chance de êxito.

        Segundo Philip Kotler marketing é um processo social por meio do qual pessoa e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros.  

        O objetivo geral deste trabalho é descrever os processos de marketing e seus fundamentos da Cativa Têxtil, localizada em Pomerode – Santa Catarina, durante o período de 20/04/2015 à 20/06/2015, abordando os seguintes processos:

  • Fundamentos de marketing;
  • Ambiente de marketing;
  • Pesquisa de mercado;
  • SIM – sistema de informação de marketing
  • Comportamento do consumidor;
  • Segmentação e posicionamento;
  • Planejamento do produto.

        Como objetivo específico, tem-se em analisar criticamente os processos de marketing citados acima e propor ações de melhorias a um destes processos que apresentarem oportunidades de melhorias.

1- Caracterização da organização e seu ambiente

        A Cativa Têxtil foi fundada em 1988 na pequena Pomerode, interior de Santa Catarina. A colonização alemã teceu o amor aos teares, aos tecidos e ao trabalho. Prova disso é a qualidade da mão de obra em toda a região, que faz do Vale do Itajaí um dos maiores polos têxteis do Brasil. Seguindo a sua vocação, a empresa, que iniciou suas atividades com apenas 4 máquinas de costura e um galpão alugado de 250m², em 2013 completou seus 25 anos de fundação com uma área construída de 44.000m² e aproximadamente 2.200 colaboradores. Se tornando uma das maiores indústrias têxteis do país.

        A Cativa é um grupo que hoje possui 6 unidades fabris situadas em Pomerode (SC); Mafra (SC); Apiúna (SC); Rio dos Cedros (SC); Campo Grande (MS); Ciudad del Este (Paraguai); e para facilitar os negócios entre a Cativa e a Ásia, a empresa conta com escritório em Shangai (China), onde a estrutura serve de apoio para a importação de produtos vindos do continente asiático.

        Possui também 11 lojas próprias que são divididas em Store e Outlet, uma oportunidade de se aproximar do consumidor final e de sentir como é a aceitação dos seus produtos, A experiência acelera as informações necessárias para a evolução da indústria e dessa forma da mais assertividade aos processos de inovação para o mercado e design, além de entender mais rápido as necessidades dos canais multimarcas. Conta também com 14 mil pontos de vendas, com a matriz em Pomerode. Mais do que uma empresa têxtil, a Cativa é uma empresa de moda que gerencia oito marcas, entre elas licenciadas como: Disney; Disney Vintage e Fido Dido. Trabalha com linhas de produtos para os públicos feminino, masculino, infantil e juvenil. Roupas e acessórios são criados a partir do acompanhamento constante de mercado, pesquisas de tendências e viagens internacionais, inovação em processo e materiais, atenção ao design e muita satisfação no relacionamento com os clientes.

        Escolhemos a empresa Cativa Têxtil para realizar o estágio, pois a mesma tem uma ampla estrutura no setor de marketing, desenvolvendo todos os temas solicitados para a elaboração do relatório de estágio.

Figura 1: Organograma organizacional

[pic 1]

Fonte: Cativa Têxtil (2015)

2- Definição dos tópicos DE administração de marketing

        O Grupo Cativa através do seu setor de marketing contém o conhecimento dos fundamentos de marketing para aplicá-los na operação da empresa.

        Dentro dos fundamentos, a empresa realiza análises e ações em: planejamento estratégico de marketing, pesquisas de marketing, pesquisa de mercado, análise de mercado, análise de posicionamento, segmentação, análise do comportamento do consumidor e os 4 P’s do composto de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.1 Kb)   pdf (681.9 Kb)   docx (532.1 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com