TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO À MORADIA NO MUNDO

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  20.126 Palavras (81 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 81

SUMÁRIO

RESUMO.....................................................................................................................VI

INTRODUÇÃO        1

1.        O DIREITO FUNDAMENTAL À MORADIA        3

1.1. O DIREITO À MORADIA NO MUNDO.        4

1.2.O DIREITO À MORADIA NO BRASIL.        10

1.3. APLICABILIDADE E EFICÁCIA DO DIREITO À MORADIA        13

2. FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE        18

2.1. ORIGENS DO INSTITUTO        18

2.2.DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL À PROPRIEDADE.        22

2.3. A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE NAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS        25

3. USUCAPIÃO ESPECIAL URBANO        28

3.1 INTRODUÇÃO E CONCEITUAÇÃO DE USUCAPIÃO.        28

3.2 AS DIVERSAS MODALIDADES DE USUCAPIÃO.        32

3.3 USUCAPIÃO ESPECIAL URBANO: CONCEITO E REQUISITOS        40

4. O USUCAPIÃO ESPECIAL URBANO COMO INSTRUMENTO DE GARANTIA DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE E DO ACESSO AO DIREITO À MORADIA.        45

4.1 POSSIBILIDADE DE SER ARGUIDO EM TESE DE DEFESA EM AÇÕES POSSESSÓRIAS.        45

4.2 A SENTENÇA QUE ACOLHE A TESE DE DEFESA FUNDADA EM USUCAPIÃO ESPECIAL URBANO EM AÇÕES POSSESSÓRIAS COMO TÍTULO HÁBIL À TRANSCRIÇÃO DO REGISTRO DE IMÓVEIS.        47

4.3. EXERCÍCIO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE E DO DIREITO À MORADIA ADVINDO DE USUCAPIÃO ESPECIAL URBANO DECLARADO POR SENTENÇA        50

CONCLUSÃO        54

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        57

v

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho aborda o usucapião especial urbano como instrumento destinado a atribuir maior efetividade ao direito constitucional à moradia e à função social da propriedade.

        No primeiro capítulo, primeiramente se faz uma abordagem histórica, retratando o reconhecimento do direito à moradia como direito humano e a proteção a ele atribuída pelo ordenamento jurídico de diversos países.

        Como se verá, o direito supramencionado foi tutelado, originalmente, pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada em 1948, documento este que foi responsável por elevar o direito à moradia ao patamar de direito humano.

        Referido documento exerceu notória influência sobre o ordenamento jurídico de diversos países, resultando na tutela, por diversos deles, do direito em estudo.

        Em seguida, é abordada a tutela do direito à moradia pelo ordenamento jurídico brasileiro.

        Como se verificará, por força do disposto no §2º do artigo 5º da Constituição Federal de 1988, ao ratificar a Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Brasil se obrigou a tutelar o direito em discussão, buscando assegura-lo a todos os seus cidadãos.

        No entanto, foi apenas com advento da Emenda Constitucional de nº 26, promulgada em 14 de fevereiro de 2000, que mencionado direito passou a ser tutelado expressamente pelo texto constitucional, sendo introduzido ao rol de direitos sociais previstos no artigo 6º da Constituição Federal.

        A partir dessa previsão constitucional, adiante se aborda a problemática referente à eficácia do direito constitucional à moradia.

        No segundo capítulo, em primeiro lugar se faz um retrospecto da função social da propriedade, abordado a sua origem e a sua evolução atrelada à concepção atribuída ao direito de propriedade.

        A seguir, é feita uma abordagem do direito à propriedade como um direito humano fundamental, levando-se em consideração a proteção que lhe foi atribuída pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e lhe é atribuída pela atual Constituição Federal de 1988.

        Por fim, neste capítulo, é realizada uma prospecção da tutela atribuída a função social da propriedade nas constituições brasileiras, desde a Lex Maxima imperial até a atual Constituição Federal, ressalvando-se que esta última prevê a observância de referido instituto em diversas partes do seu texto.

        No terceiro capítulo, em um primeiro momento, é feita uma breve introdução sobre o instituto do usucapião, abrangendo a sua origem e conceituação.

        A seguir, se aborda de forma descritiva todas as espécies de usucapião, elencando os requisitos próprios de cada modalidade e mencionando a previsão de cada uma delas no ordenamento jurídico pátrio.

        Como se verificará, atualmente há seis espécies de usucapião: o usucapião extraordinário, o usucapião ordinário, o usucapião indígena, o usucapião especial rural, o usucapião especial urbano por abandono do lar conjugal e o usucapião especial urbano.

        Adiante, se analisa de forma pormenorizada a modalidade e usucapião especial urbano, destacando cada uma das suas peculiaridades em relação as demais espécies de usucapião, elencando os requisitos necessários para sua caracterização.

        Por fim, no quarto e último capítulo, é abordada a problemática que envolve a possibilidade de que a modalidade de usucapião especial urbano seja arguida em tese de defesa em ações possessórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (135.6 Kb)   pdf (541.4 Kb)   docx (378.5 Kb)  
Continuar por mais 80 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com