TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DISCURSO COLAÇÃO DE GRAU

Por:   •  1/4/2022  •  Ensaio  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

DISCURSO COLAÇÃO DE GRAU

         A turma concluinte do decimo período do curso de Enfermagem Bacharelado cumprimenta todos os presentes.

        Saúdo com boa noite a Senhora Reitora da Universidade da Amazônia Ivana Drago, a Senhora coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem Daniele Sardinha, prezados docentes e demais senhoras e senhores presentes em nome das turmas estendo respeitosos cumprimentos.

         Nesse momento agradeço aos colegas pelo privilégio de me escolherem como oradora da turma, para ser a porta-voz transmitindo os sentimentos vividos por nós ao longo desses 5 anos.

        Também agradeço aos mestres que se fazem presentes e aos ausentes por contribuírem de forma importantíssima em nossas vidas.

        Essa etapa tão aguardada e que foi cumprida com muito louvor e gratidão.

        Cabe aqui uma pergunta: Que profissionais queremos ser?

        Bem, se alguém ainda tem dúvidas sobre isso, vamos fazer uma viagem no tempo.

        Em 2017, após a alegria da aprovação corremos com a documentação  e eis que vem o primeiro dia de aula.

         Olhares assustados, outros nem tonto, porém todos cheios de ansiedade, expectativas e de certa forma com algumas incertezas, afinal, a dois meses atrás estávamos no ensino médio com receio de apresentar trabalhos segurando uma cartolina.

         Inicialmente o medo era da graduação em si até descobrir que existia a prova colegiada "prova essa onde o filho chorava e a mãe não via".

         Fazíamos resumos até da respiração dos professores, sabíamos que no juízo final, “vulgo prova colegiada”, tudo ia cair!!

         Muitas aulas técnicas, muitos trabalhos, mapas mentais a resumos...dia a dia desenvolvendo competências técnicas, científicas, éticas e humanas.

           Na sequência vieram as aulas específicas de anatomia, fisiologia, citologia, embriologia...Sempre desencadeando um trauma diferente a cada  semestre, mas aprendendo e compreendendo a maravilha e complexidade que é o corpo humano.

          Quem não lembra das teórico-práticas ? Veio a semiotécnica, onde sentimos o que é a Enfermagem. Aulas cheias de dúvidas e agitação. Lembram das provas? Onde ficávamos no corredor lendo a relendo os resumos, esperando o colega sair da sala para tirar aquela dúvida e tentar não errar na nossa vez, onde um simples itálico era observado e anotado.

          Os dias, meses, anos foram se passando e descobrimos afinidades e os laços de amizade foram surgindo, sendo que alguns se tornaram mais que colegas de sala.

          Surgiram os grupos e pouco a pouco a sala foi se dividindo, tinha o grupo da frente a turma do fundão e os que trabalhavam a gente só via no dia da prova ou apresentações de trabalhos.

           Lembro de quando eu trabalhava no shopping e dormia durante as aulas e minhas fotos rolavam no grupo “Mas quem perdoa é Deus”!!

          Tenho que lembrar e parabenizar as pessoas que deixaram seu lar, esposas, maridos e filhos para estudar.

          Não éramos a melhor turma, as vezes por qualquer motivo o circo se formava, mas acreditem, apesar dos pesares sempre fomos um turma democrática e me sinto feliz em ter feito parte dessa historia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com