TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento e Influencia dos HQs americanos

Por:   •  23/5/2018  •  Tese  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

EVOLUÇÃO DOS QUADRINHOS

Desenvolvimento e Influencia dos HQs americanos[1]

Elson FERNANDES[2]

Felipe RODRIGUES[3]

Gustavo HENRIQUE

Inacksiane GONÇALVES

Nathalia FAUSTINO

Thassia SOEIRO

Thiago HEREDIA

Universidade Potiguar, Natal, RN

RESUMO

As histórias em quadrinhos são acontecimentos, reais ou não, narrados através de desenhos e textos inter-relacionados. Por muito tempo o homem representou de diferentes formas aquilo que imaginava, mas foi a partir de 1985, nos Estados Unidos, que surgiram os comics, termo americano para histórias em quadrinhos também conhecido como HQs. Foram nas tiras de jornais que surgiram os primeiros personagens das HQs. Este artigo tem como objetivo mostrar a influência dos HQ americanos, o impacto que proporciona tecnologicamente e o comportamento dos seus leitores ao redor do mundo. Abordaremos a origem, desenvolvimento e mais a fundo todas as implicações que tivemos no âmbito social, econômico e cultural até os dias de hoje. No decorrer do trabalho apresentaremos exemplos que influenciam a sociedade até hoje. 

PALAVRAS-CHAVE: quadrinhos; origem; evolução; comics.

INTRODUÇÃO

O objetivo desse artigo científico é mostrar a relação entre a evolução dos HQs americanos (comics), a influência comportamental, direta ou indireta, dos leitores e as suas principais consequencias para o mundo. O artigo foi realizado com base em pesquisas da internet e livros. Primeiramente iremos abordar a influência dos comics na população e logo em seguida como ocorreu a sua evolução, tanto socialmente quanto tecnologicamente. Iremos também apresentar alguns personagens para melhor explicar o impacto que esses HQs tiveram na sociedade.

Na Pré-História o homem transpassava suas ideias em forma de desenhos simples para relatar acontecimentos cotidianos. Depois de alguns milhares anos teríamos os egípcios com seus hieróglifos (sinais de antigas civilizações). Uma tapeçaria citada no livro de McCloud (1995), datada do período pré-colombiano (1519) "descoberta" por Hernàn Cortês, um navegador espanhol, já havia indícios do início do estilo das histórias em quadrinhos. Na França, por exemplo, "Bayeux Tapestry" um bordado de pano - não uma real tapeçaria  - que retrata os acontecimentos que antecederam a conquista da Inglaterra no seculo XI, descreve os eventos-chave da conquista normanda da Inglaterra por Guilherme II. A partir de 1985 surgiu uma nova forma de representação de histórias em imagens justapostas, que se deu o nome de Histórias em Quadrinhos, os comics.

[pic 2]

Museu da Tapeçaria de Bayeux , Bayeux, França.

Nos EUA as histórias em quadrinhos não são apenas uma forma de entretenimento, mas tem também a função de informar a realidade social, política e psicológica possibilitando o leitor a ter uma nova visão de mundo. Apesar de parecer uma linguagem voltada para o público infantil, o HQ americano, com personagens adultos, envolve um público adulto, fazendo com que a população entenda melhor sobre os assuntos do cotidiano, seja ele sociocultural ou econômico. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, os heróis foram muito explorados como propaganda ideológica, fazendo com que sua população ajudasse a vencer a guerra.

2 OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral

Analisar a relação entre a evolução dos quadrinhos americanos com os leitores mostrando a influência comportamental que gera consequências no mundo.

2.2 Objetivos Específicos  

  • Utilizar artigos de pesquisa para mostrar ao público a evolução dos quadrinhos;
  • Relacionar a sociedade e a tecnologia com o mundo dos comics;
  • Influenciar no modo como a população vê alguns aspectos do seu cotidiano.

3 JUSTIFICATIVA

A escolha do tema comics se dá ao fato da sua grande influência na esfera global, com suas histórias que retratam a situação na qual a sociedade se encontra; de fato, muitas das histórias são alusões da realidade e tem em sua composição retratos de um cotidiano irreal. Atualmente os quadrinhos estão em alta por sua valorização, por terem se tornado cult (termo utilizado para definir produtos da cultura de massa), antes eram vendidos em bancas, agora são vendidos em livrarias, que vai de pequeno à grande porte. De acordo com Rod Reis , colorista de séries como Aquaman e Nightwing (Asa Noturna):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (424.4 Kb)   docx (251.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com