TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia De Filmes Violentos No Desenvolvimento De Crianças E Adolecentes

Dissertações: A Influencia De Filmes Violentos No Desenvolvimento De Crianças E Adolecentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 7

DESENVOLVIMENTO HUMANO I

A INFLUENCIA DE FILMES VIOLENTOS NO DESENVOLVIMENTO DE CRINÇAS E ADOLECENTES.

1 - Aponte o objetivo e, se houve, as hipóteses desta pesquisa

RESPOSTA:

A pesquisa apresentou como seu objetivo principal , avaliar a influência de filmes violentos sobre o comportamento de crianças e adolescentes, sendo meninas e meninos de diferentes níveis sociais, através de pesquisas experimentais realizadas com crianças e adolescentes de idades diferentes e em ambientes diferentes, com filmes com diferentes níveis de violência.

A pesquisa também apresenta outros objetivos específicos, tais como:

- Verificar como programas de TV, com um alto índice de violência, novelas com cenas de vinganças, violência contra mulher e agressões verbais, influenciam no comportamento agressivo de crianças e adolescentes que estão muitas vezes expostos a esta realidade e sua influência em crianças e adolescentes neutros a esta realidade.

- Verificar em qual faixa etária crianças e adolescentes, sofrem mais, ou sofrem menos influência de filmes com características violentas.

- Verificar entre crianças e adolescentes do sexo feminino e masculino, qual sofreram mais influência em seu comportamento ao assistirem a filmes violentos.

- Verificar de acordo com crianças e adolescentes de nível sócio econômico diferentes, qual nível social apresenta comportamentos mais agressivos, ao usarem como medida de experimentação comportamentos agressivos emitidos em jogo de futebol.

- Verificar influência de filmes pornográficos em comportamentos agressivos que homens apresentam contra mulheres.

Hipóteses apresentadas na pesquisa:

-Uma das hipóteses levantadas para a não violência em mulheres diz respeito a expectativa de sucesso do comportamento violento, pois as garotas apresentam maior expectativa negativa de resultados de seus próprios atos agressivos do que garotos.

- Três processos podem também ser sugeridos como causas da facilitação do comportamento agressivo pelo aumento da estimulação:

1º a excitação produzida pela observação da violência pode simplesmente elevar o nível geral de atividade da pessoa e fortalecer qualquer resposta inclusive agressiva;

2º a excitação eliciada pela mídia, principalmente a muito forte, pode ser aversiva para o observador, o que pode estimular agressão da mesma maneira que estímulos aversivos de dor provocam essas respostas;

3º estímulos eliciados por filmes agressivos podem ser um equívoco (mistaken) para a raiva m situações envolvendo provocação, então, produzindo comportamento agressivo motivado pela raiva.

Hipótese levantada por Aristóteles da catarse, diz que estimular crianças consideradas agressivas a assistirem programas violentos de TV poderia vir a diminuir seus níveis de comportamentos agressivos. Entretanto Bandura e Walters (1963) afirmam que as provas obtidas em estúdios indicam que a participação direta ou vicária, em atividades agressivas, não reduzem a freqüência deste tipo de comportamento, ao contrário, podem aumentá-los.

2 - Apresente em síntese, o planejamento de pesquisa empregado pela autora.

RESPOSTA:

Com base nas pesquisas realizadas pela autora Inez Cunha Gomide, a literatura até aqui apresentada, via de regra, utiliza-se de entrevistas com os próprios participantes, com professores, colegas e pais para avaliar os índices de agressividade. Este trabalho pretende testar um método alternativo, mais objetivo, que dependa, em menor grau, da subjetividade do participante e do pesquisador. Procurou-se uma atividade que pertencesse ao cotidiano das crianças e adolescentes e na qual o comportamento agressivo estivesse naturalmente presente. Estas condições foram encontradas no jogo de futebol de salão. Os comportamentos emitidos pelos jogadores foram categorizados e utilizados como a variável dependente deste estudo.

3 - Especifique a variável independente e a variável dependente das pesquisas.

RESPOSTA:

Teóricos da Aprendizagem Social concordam que as pessoas comportam-se de maneira parecida a modelos que avaliam com alto status social ou de sucesso. Esta pesquisa foi realizada para avaliar a influência de filmes violentos em comportamento agressivo tanto de crianças como de adolescentes.

No Experimento I, estudou 360 adolescentes, de ambos os sexos, em quatro grupos, um controle e três que tiveram seus comportamentos agressivos, medidos em jogo de futebol, após assistirem a filmes violentos, com e sem herói e não violento. Neste caso a variável independente são os de filmes violentos com e sem heróis e não violentos, a variável dependente vai ser encontrada no comportamento apresentado pelas crianças e adolescentes que assistiram aos filmes violentos e não violentos medidos em jogo de futebol.

No Experimento II, registrou os comportamentos agressivos de 160 crianças, dos dois sexos, em jogo de futebol, antes e após assistirem a filme violento e não violento. Os resultados mostraram que a variável dependente é o comportamento agressivo das crianças e adolescentes do sexo masculino que aumentou após assistirem a um filme violento, com herói, o mesmo não ocorreu com as mulheres. Porém, quando a violência refletiu abuso físico, psicológico ou sexual, houve um aumento significativo do comportamento agressivo em adolescentes dos dois sexos, neste caso a variável independente aparece novamente nos filmes violentos e não violentos assistidos por crianças e adolescentes do sexo feminino e masculino.

4 - No inicio do artigo, Gomide apresenta evidencias de varias pesquisas sobre comportamento resultados encontrados pela autora apóiam tais evidencias presentes na literatura?

RESPOSTA:

As influências ambientais interferem no comportamento agressivo, pois a nossa espécie é programada para viver em harmonia, desde que o nosso ambiente seja favorável. A falta do afeto ou dos cuidados parentescos, as privações, espaço ou provocando dor física ou psicológica. São fatores que podem influenciar no comportamento do ser humano, fazendo com que ele se torne agressivo, o que leva algumas pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com