TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO NO MARKETING

Por:   •  5/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

 

 UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – UNIVESP

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – UNESP

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CREA 

 EMPREENDEDORISMO

PROJETO FINAL

ANDRÉ LUIS APARECIDO PEREIRA

ARTHUR BUCCIARELLI ANDREETTA

CLÁUDIO MOREIRA SANTOS

MATHEUS PEREIRA DE AZEVEDO DO CARMO

RAFAEL ROCHA MARIN

RODRIGO MARQUES RIBEIRO

Projeto Final apresentado na disciplina de Empreendedorismo para o curso de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Tutora: Irene Rodrigues Freitas

São José do Rio Preto – SP

2021

1. Descrição e articulação dos conteúdos das entregas intermediárias

Na atividade intermediária 01, descreveu-se algumas mudanças que estão relacionadas ao desenvolvimento do projeto de negócios que o grupo vem desenvolvendo ao longo do curso, através da análise de Oportunidades, respondendo 11 questões que envolvem as mudanças que estão influenciando o desenvolvimento do Hidrômetro 4.0 e quais as mudanças/inovações que o projeto vai causar. Ao final dessa atividade concluiu-se que, o Hidrômetro 4.0 é uma solução inovadora e utilizando-se de tecnologias, já difundidas no mercado, é possível desenvolver um produto de baixo custo para resolver um grande problema.

Já na atividade 02 elaborou-se um esboço de como o projeto de negócio tem estratégias para lidar com concorrentes e com a conectividade de produtos e serviços e também sobre como o projeto de negócio se posiciona frente às tecnologias conectadas e inteligentes e sobre a competitividade. Na primeira parte da atividade relacionou-se as estratégias do projeto a cada uma das 5 forças de Porter, sendo elas:

1) Poder de Negociação dos Fornecedores

O Hidrômetro 4.0 pode ser vendido direto ao consumidor final, dono dos imóveis (urbano, rural, industrial) onde serão instalados, ou então, pode ser vendido as distribuidoras de água dos municípios (público e/ou privado).

2) Ameaça de Produtos Substitutos

No momento, não há no mercado produto semelhante ao proposto, mas é claro que, uma vez iniciado esse segmento no mercado, novos produtos podem surgir.

3) Rivalidade entre os concorrentes

Assim como com a questão dos produtos, não há concorrência direta no mercado para o presente momento. Entretanto, vale destacar que nosso produto visa, por exemplo, extinguir a leitura do consumo da água manualmente, o que envolve uma classe de trabalhadores. Além disso, não depende apenas do consumidor final, dono do imóvel, ou apenas da distribuidora de água municipal, e sim, de ambos os agentes envolvidos no processo de abastecimento e consumo.

4) Ameaça de entrada de novos concorrentes

Analogamente a questão de produtos substitutos, uma vez que o hidrômetro 4.0 entre no mercado, irão surgir concorrentes praticando a mesma atividade.

5) Poder de negociação dos clientes

Apesar de não haver diversas opções do produto no mercado, a ausência destes também proporciona o poder de negociação dos clientes, vez que, se até agora ele não possui aquele produto, porque a partir de determinado momento, deve passar a tê-lo.

Na segunda parte da atividade intermediária 02, tratou-se as estratégias relacionadas às características de conectividade e inteligência, destacando os atributos de capacidade de monitoramento, controle, otimização e autonomia do Hidrômetro 4.0, como por exemplo:

  • Ilustrar de modo bem agressivo, a problemática que é a falta d’água para abastecimento humano, e traçar uma possibilidade de futuro (próximo), se o consumo se mantiver como está, com as perdas existentes e sem nada ser realizado para combater esse problema;

  • Apresentar as possiblidades que o produto possui, de diminuir as perdas, de ter o controle na palma da mão, de conscientizar a população e de alterar o futuro apresentado anteriormente.

Dando continuidade à articulação do conteúdo das atividades intermediárias desenvolvidas durante o módulo de Empreendedorismo, descreveu-se na atividade 03 a análise e a estratégia do projeto de negócio do Hidrômetro 4.0, interagindo com o novo contexto organizacional baseado em plataforma, apresentado através de um vídeo disponibilizado na plataforma FlipGrid, o potencial do produto (Hidrômetro 4.0) e serviços que serão ofertados via plataforma (homepage) própria ou de terceiros.

Na atividade intermediária 04 apresentou-se um esboço de como o projeto do Hidrômetro 4.0 tem, estratégias para fazer negócio com médias e grandes empresas. Essa atividade fez com que o grupo chegasse à conclusão de que o hidrômetro 4.0 tem a possibilidade de atingir a meta do Novo Marco do Saneamento reduzindo os custos operacionais do saneamento básico no país. Alguns exemplos de médias e grandes empresas que serão nossos clientes, e terão ganhos com o nosso produto, o Hidrômetro 4.0 são a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), presente em diversos municípios do estado de São Paulo; o SEMAE (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) do município de São José do Rio Preto; entre outras autarquias municipais. 

As distribuidoras de água serão nossos principais clientes, porém, não é, necessariamente, quem deve “adquirir” o produto, vez que o hidrômetro fica localizado em cada edificação da cidade. Assim, a parceria com as distribuidoras é de fundamental importância, para auxiliar no processo de aquisição pelos proprietários das edificações, passando a confiabilidade e segurança necessária ao usuário.

Finalizando as atividades intermediárias, elaborou-se a atividade intermediária de número 06, com base na escolha de duas startups que já passaram pelos processos de aceleração e que são startups validadas por aceleradoras, investidores ou outra estrutura de avaliação. Escolheu-se as startups Gesuas e o Rede Parcerias para tratar as questões referentes a Proposta de Valor, Atividades Chaves e Monetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (603.8 Kb)   docx (687.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com