TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing - Empreendedorismo TI

Por:   •  18/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Marketing

  1. Sumário Executivo
  1. Análise de ambiente/mercado

FATORES ECONÔMICOS:

A economia de Brasília está dominada por dois setores, serviços e indústria. Nossa empresa irá atuar justamente no primeiro, se enquadrando na área de Tecnologia da informação. O Distrito Federal tem a maior renda per capita do Brasil (27.610 dólares por pessoa, segundo o IBGE). Acredita-se que a renda per capita de Brasília é maior se comparada à do Distrito Federal, portanto, oferecendo um serviço de qualidade com um preço competitivo e aliando tudo isso a inovação, nossa empresa tem grandes possibilidades de ter sucesso nessa região.

FATORES SÓCIO-CULTURAIS:

Brasília é uma cidade relativamente jovem, porém cheia de oportunidades e apresenta um setor comercial bastante desenvolvido, principalmente quando comparado ao restante do país. A principal base econômica de Brasília é formada pela administração pública federal e visando esse público, a área de TI vem se destacando, pois as empresas tem oportunidade de fechar contratos com órgãos e demais empresas. A localização em um dos pontos mais elevados do Distrito Federal (cerca de 1.200 metros de altitude) possibilitará o aumento da área sob cobertura dos serviços de comunicação do Distrito Federal. Dessa forma, observa-se que ampliação de acesso aos telecentros indica oportunidades para o pequeno e médio empreendedor na medida em que estes equipamentos tem como um dos seus objetivos apoiá-los em suas atividade no que se refere ao acesso e conhecimento de informática.

FATORES POLÍTICOS/LEGAIS:

A alta carga governamental gera à área de Informática uma concorrência desleal ou, economicamente falando, torna impossível a existência de uma concorrência perfeita. Nesse sentido, nossa proposta seria apostar na inovação dos serviços oferecidos, acompanhando a evolução tecnológica bem como oferecendo serviços diferenciais com relação a concorrência, que na capital federal tem crescido, apesar dos altos tributos.

FATORES TECNOLÓGICOS:

Nos últimos 10 anos, o mundo passou por mudanças radicais. Os avanços da tecnologia e da ciência, o aumento da expectativa de vida da população e as demandas da sociedade por energias renováveis causaram impactos importantes na economia e nos negócios. Essas tendências vão determinar o ritmo do mercado de trabalho. A maioria das profissões terá que se adaptar às novas exigências, e várias poderão desaparecer. Esse ajuste será mais rápido do que se imaginava no passado. Até 2020, ou talvez antes, o planeta viverá transformações significativas. Soma-se a isto o fato de Brasília ser conhecida como a capital da tecnologia e ainda abrigar a cidade digital. Nosso foco seria oferecer um atendimento inovador que acompanhe essas mudanças constantes da área de TI, atuando de forma versátil e oferecendo um serviço customizado aos nossos clientes.

CONCORRÊNCIA:

Brasília tem mercado de TI altamente competitivo e é considerado um nicho muito explorado. Apesar de toda essa concorrência, esse mercado ainda oferece bastante espaço, principalmente para as empresas que ofertam um serviço diferenciado com foco em demandas ainda não exploradas. Por exemplo, o mercado de dispositivos móveis tem crescido em alta velocidade, nesse sentido a nossa proposta seria capacitar nossos profissionais oferecendo ao time cursos voltados para a certificação de tecnologias oferecidas por empresas que fabricam esses equipamentos (tablets, smartphones e etc). Afinal, contar com um quadro de funcionários bem capacitados só pode resultar no crescimento e na construção de uma boa reputação em um mercado tão competitivo e, ao mesmo tempo, aquecido. Abaixo podemos observar o crescimento do mercado de informática no cenário nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com