TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTRATEGIAS DE MARKETING

Por:   •  27/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 6

Duare Maulana Ibraimo[pic 1]

As Grandes Estratégias Do Marketing

Licenciatura Em Administração Gestão Da Educação

Universidade Rovuma

Extensão Cabo Delgado

2019

Duare Maulana Ibraimo

As Grandes Estratégias Do Marketing

Licenciatura Em Administração Gestão Da Educação

Trabalho cientifico avaliativo da cadeira de Marketing Educacional, do curso AGE, 2º ano 2º semestre, leccionado pelo Dr. David Charles

Universidade Rovuma

Extensão Cabo Delgado

                                                                        2019 

Índice

Introdução        4

Conceitos básicos        5

Estratégia        5

Marketing        5

Estratégia de marketing        5

Grandes estratégias de marketing        5

Segmentação        5

Mercados alvos        6

Posicionamento        6

Diversificação        7

Conclusão        8

Referência bibliográfica …………………………………………………………………………………………………………………………. 9

Introdução

O presente trabalho de Marketing Educacional fala das grandes estratégias de marketing usadas pelas instituições de ensino e aprendizagem, entre elas, a segmentação, selecção dos mercados alvos, posicionamento e diversificação. Estas estratégias podem estar na possibilidade do ambiente crescer e na capacidade da instituição em se posicionar. O trabalho tem a seguinte estrutura apresenta uma introdução um desenvolvimento que constitui o ponto fulcro do trabalho, uma conclusão onde e apresentado de forma resumida o trabalho e referencia bibliográfica.

 Conceitos básicos

 Estratégia é a produção de planos para atingir objectivos.

Marketing É despertar, nos consumidores, suas necessidades reprimidas e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços.

Estratégia de marketing é o esforço das instituições para atingir os seus objectivos. Ou seja, como as informações são colectadas na elaboração do plano de marketing. No entanto, as estratégias do marketing educacional podem estar na possibilidade do ambiente crescer e na capacidade da instituição em se posicionar.

Ao definir objectivos consistentes com os recursos disponíveis, é preciso formular acções estratégicas que permitam conquistar o mercado, conquistando novos estudantes e retendo os actuais. A formulação de planos estratégicos precisa contemplar acções tácticas de preço por tipo de curso, definir acções de localização e logística dos cursos e de canais de vendas.

Grandes estratégias de marketing

Nas grandes estratégias de marketing vamos falar de 4 (quatro) grandes estratégias de marketing nomeadamente segmentação, posicionamento, mercados alvos e diversificação

Segmentação é a divisão de um grupo para formar outros grupos heterogéneos. Como os consumidores não são todos iguais e tão pouco as suas preferências são para o mesmo tipo de produto.

Assim, há uma complexidade de realidades que devem ser analisadas, seleccionadas e definidas para que se tenha uma boa imagem do perfil qualitativo do mercado potencial. Por exemplo, sexo, idade, renda, escolaridade, tipo de localização de domicílio, profissão, grau de utilização do produto, personalidade, entre outros, são algumas das variáveis dessa realidade analisada.

Cobra e Braga (2004), descrevem procedimentos para a segmentação de mercado educacional, que são:

  • Pesquisa de mercado: para definir a escala de atributos a serem utilizados, por exemplo: faixa etária, classe de renda, origem educacional e formação básica do candidato ao curso; escala de preferência de cursos; atitude do candidato em relação aos diversos cursos; e demais factores demográficos - sexo, religião, etc. Dados geográficos - do tipo local de residência e trabalho do candidato a aluno; e factores pictográficos - estilo de vida, valores sociais, entre outros;
  • Análise dos dados obtidos: com base em análises qualitativas e quantitativas é possível estabelecer o potencial de mercado de cada agrupamento obtido;
  • Estudo de mercado: estudo da lucratividade de cada segmento de mercado identificado.

Mercados alvos

Mercados alvos são grupos menores, mais definidos, focados nas necessidades. A sua definição é importante para determinar quem serão os clientes que a organização pretende atingir.

Entretanto, o público é constituído de um grupo distinto de pessoas e/ou organizações que têm interesse real ou potencial em afectar uma instituição. Para a instituição, público significa cada um dos importantes grupos que tem interesse real ou potencial.

Ainda, uma instituição que responde totalmente ao seu mercado deve, além de fazer levantamentos para medir a satisfação dos consumidores, pesquisar suas necessidades e preferências ocultas, para encontrar um modo de melhorar seus serviços. Uma IEA, por exemplo, para responder ao seu mercado, deve esforçar-se para sentir, atender e satisfazer às necessidades e aos desejos de seus consumidores e públicos.

Posicionamento

Para iniciarmos, as escolas precisam estabelecer estratégias de marketing consistentes com os desafios de mercado para poder sobreviver e crescer em um ambiente bastante competitivo. Neste caso, dentre as principais estratégias que podem ser adoptadas, destacam-se a de posicionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (220.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com