TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enxaguatório Bucal Cuidare

Por:   •  15/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 9

Enxaguatório Bucal Cuidare

Projeto de Desenvolvimento e Lançamento

Nov/2018


Elaborado por: Marco Monteiro[pic 2]

Disciplina: Gestão de Produto

Turma: Marketing 2018

Introdução

Este projeto tem por objetivo descrever as etapas do desenvolvimento do novo produto para enxague bucal da linha Cuidare. À medida que buscamos oferecer aos consumidores um produto complementar da nova linha para higiene bucal também tivemos o cuidado de desenvolver um produto que apresentasse novidades e benefícios ainda não vistos no mercado. Por se tratar de um produto de uso quase que exclusivamente caseiro, percebemos que os volumes de vendas são muito modestos se comparado com outros produtos da linha higiênica, o que nos despertou a  apresentar um produto que não somente agregue mais valor ao consumidor, mas que também resolva problemas funcionais do cotidiano das pessoas, como por exemplo, ter o produto sempre à mão, fazendo com que a maior frequência de uso também produza um maior volume nas vendas. Por fim buscamos apresentar ao mercado um produto estrategicamente bem posicionado que produzirá um equilibrado alinhamento dos objetivos de crescimento da Movatis com a expectativa de nossos clientes.

Geração de idéias

Primeiramente contamos com o expertise valioso e o compreensivo input de idéias da empresa MKT Research, a qual nos forneceu inúmeras idéias para o produto em questão. O conjunto de idéias recebido foi posteriormente cruzado com as sugestões também apresentadas pelas equipes envolvidas no desenvolvimento e lançamento do enxaguatório bucal. As idéias e sugestões geradas durante esta fase foram:

  1. Enxaguatório bucal com foco no público infantil
  2. Enxaguatório bucal com foco no público feminino
  3. Enxaguatório bucal com foco no uso familiar
  4. Enxaguatório bucal para idosos
  5. Enxaguatório bucal com foco medicinal (dentes sensíveis, proteção contra placa bacteriana, anti-formação de tártaro, etc.)
  6. Enxaguatório bucal com embalagens de bolso para uso no escritório/trabalho
  7. Enxaguatório bucal com aromas naturais (plantas ou frutas)

Observamos relevante oportunidade no público infantil, já que de acordo com o depoimento dos pais, o uso do enxaguatório tornaria a higiene bucal mais atrativa às crianças, além obviamente de auxiliar no combate à cárie e placa bacteriana pois estes pequenos usuários consomem muito mais doces do que os adultos, o que faz pensar que o produto teria boa aceitação neste segmento. Por outro lado é importante notar o desafio de instruir corretamente estes consumidores e também de desenvolver um produto com características químicas mais suaves, porém sem perder a eficácia, pois é possível que as crianças possam ingerir o produto se não forem monitoradas pelos adultos durante à utilização. A este respeito é importante ressaltar que de acordo com o ministério da saúde, o enxaguatório bucal é contra indicado para crianças em idade pré-escolar (PEREIRA, 2016). A contra indicação do ministério da saúde e a facilidade do uso indevido por parte dos menores pode oferecer um grande risco à introdução do produto e tornar a campanha um tanto desafiadora.

Observamos também que o uso do enxaguatório bucal simplesmente na função de combate ao mau hálito ou como complementação da higiene bucal não é percebido com relevância pela maioria dos usuários, já que os benefícios são dificilmente notados no longo prazo. Logo entendemos que o foco em desenvolver produtos para a família, ou especificamente para o público feminino, idoso, ou mesmo a criação de novos sabores com apelos à aromas naturais ou orgânicos, não seriam atributos suficientes para despertar interesse ou gerar mudança de hábitos dos consumidores.

Seleção de idéias   

Por fim, as equipes de desenvolvimento, em posse do material de pesquisa e após discutir quais idéias poderiam oferecer maiores chances de sucesso no mercado, selecionaram as seguintes opções:

  1. Desenvolver um produto com foco no benefício medicinal aos consumidores, preferencialmente buscando combinar mais de um benefício como, combate a placa bacteriana, eficácia na proteção contra dentes sensíveis, anti formação de tártaro, etc.

  1. Desenvolver um produto com opções de embalagens inovadoras, menores e mais práticas para se levar na bolsa ou deixar no escritório, facilitando o uso frequente.  

 

Desenvolvimento de Teste de Conceito de Produto 

Segundo Gonçalves (2018), por meio do conceito coletamos as impressões e percepções para aprofundar o desenvolvimento do produto e desenvolver a estratégia de comunicação e posicionamento para o lançamento.

Conceito: Você acorda cedo, pensa na quantidade de tarefas que vai ter que realizar no seu dia, toma o café da manhã, almoça, lá vem outro café e depois o jantar. Nem tudo que é importante é fácil de lembrar, por isso a Movatis criou o Antisséptico bucal Cuidare, proteção total sempre perto de você.

Este conceito inicialmente leva em consideração os atributos e benefícios medicinais do produto somados ao fator praticidade a ser desenvolvido através de novas e menores embalagens, visando manter o produto sempre à mão, seja na correria do trabalho, nas viagem, ou na bolsa, já que as embalagens grandes acabam estacionadas nos armários de banheiro possuindo baixíssima frequência de uso, resultando em volumes insignificantes de vendas quando comparado com outros produtos de higiene pessoal.

Imagem: Poderoso antisséptico bucal com benefícios medicinais e de fácil utilização

Desenvolvimento e estratégia de Marketing

Público-alvo: O produto pode ser usado por toda família, inclusive por crianças supervisionadas pelos pais, entretanto o desenvolvimento será voltado ao público adulto, que além de buscar por um produto que ofereça reais benefícios medicinais, também possuem uma vida agitada e não conseguem de forma prática manter o uso frequente do antisséptico bucal.

Segmento: Linha de produtos para higiene bucal com vantagens medicinais  

Posicionamento: Produto funcionalmente superior à concorrência e com praticidade para uso frequente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (222 Kb)   docx (786.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com