TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lançamento Produto

Por:   •  18/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.800 Palavras (20 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 20

1 Introdução

Um dos grandes desafios do mundo empresarial, principalmente quando já existem concorrentes estabelecidos no mercado é o lançamento de  um novo produto.  Poucas empresas sabem exatamente como calcular a probabilidade de sucesso de um novo lançamento, ninguém tem a mínima idéia de quanto exatamente vai vender o novo produto ou serviço. Aliás, raramente se sabe se ele sobreviverá, se terá sucesso e dará lucro. Lança-se e torce-se para que dê tudo certo. Às vezes dá, às vezes não dá, e depois que o barco afundou, todo mundo sabe porquê.

 Poucas empresas hoje têm os recursos, o tempo e a energia necessários para desperdiçar em lançamentos mal-sucedidos. Precisamos de sucessos lucrativos e rápidos.

A introdução de novos produtos no mercado é um período de intensa actividade, tudo tem que estar ‘alinhado’ para garantir o sucesso do ‘lançamento’. No entanto, há produtos que, muito embora sejam considerados ‘excelentes’, falham ao serem colocados à venda. Elaboramos então um plano de marketing com todos os cuidados necessários para um lançamento de sucesso.

O plano de marketing aqui apresentado, tem como objetivo o lançamento de um suco a base de soja sabor Graviola, Pitanga  e Carambola, definimos sua marca como Vita Salus. Foram analisados diversos fatores como macroambiente, mercado, consumidores, e posicionamento do produto.

Efetuamos também uma pesquisa de marketing com intuito de avaliar a aceitação do suco junto aos consumidores. Fizemos cuidadosamente uma análise de equilíbrio, avaliamos os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças de nosso produto.Também  foram desenvolvidas estratégias dos 4 Ps para sustentar o lançamento do produto.

2 Conceitos

 

2.1 Conceito de Marketing

O problema dos negócios hoje não é a escassez de bens, mais sim de clientes. As empresas são capazes  de produzir muito mais bens e serviços  do que os consumidores podem comprar.  Esse excesso de capacidade resulta de cada um dos competidores ter projetado uma fatia maior no mercado do que a possível. Tudo isso faz com que  as empresas se desesperem para atrair clientes e baixar preços. Porém essas estratégias resultam em lucros decrescentes, empresas problemáticas e aumento das fusões e aquisições. O marketing é a resposta para como competir não apenas nos preços, mais de inúmeras outras maneiras. O marketing é mal compreendido por algumas pessoas, que acham que ele serve apenas para ajudar as empresas a se livrarem dos produtos, quando na verdade o marketing atua em todas as áreas de uma empresa até chegar ao consumidor final.

Segundo Philip Kotler,  “ Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica-se que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente”(pag.10 - Introdução ao Marketing, 4°edição, Editora JC)

          O dever do  marketing nada mais é que converter as necessidades das pessoas em oportunidades lucrativas para as empresas. O objetivo do Marketing é construir relacionamentos com os clientes, lucrativos e de longo prazo, conhecer tão bem o cliente ao ponto de dispensar o esforço de vendas.

        Segundo Alexandre L. Las Casa, “Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade” (pág. 30 - Marketing  2° Edição , Editora Atlas S.A , 1989)         

Podemos ver então que o Marketing vem se tornando peça fundamental no mundo do mercado, desde a Idade Média, pelo que sabe até, os dias de hoje , pois se consiste na ‘troca’ , e essa troca consiste em preço , praça , produto e promoção , e claro , acompanhando as tendências do mercado mundial e tecnológico desenvolvido. Com um bom planejamento, seguindo as variáveis , e um produto bem estruturado , a sua utilização varia na tática de venda e satisfazendo o consumidor.

2.1.1 Conceito de Produto

Segundo Philip Kotler, “produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer um desejo ou necessidade. Os produtos vão além dos bens intangíveis. De forma mais ampla, eles incluem objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações, idéias ou mistura desses elementos” (pag.04 - Introdução ao Marketing, 4°edição, Editora JC).  Os criadores de produtos devem pensar nele em três níveis. O primeiro nível é produto essencial, que é o centro do produto total. Consiste em benefícios básicos que os consumidores buscam na compra. Portanto ao criar produtos os profissionais de marketing devem definir primeiro os benefícios essenciais que o produto trará aos consumidores. Em seguida criar um produto real a partir do produto essencial. Os produtos reais devem apresentar cinco características: nível de qualidade, características, design, nome da marca e embalagem. Finalmente deve ser criado um produto ampliado, a partir do produto essencial e real, oferecendo serviços e benefícios adicionais ao consumidor.

As empresas se definem pelo produto que vendem, porém diversas empresas arrastam um potfólio de produtos mal-ajambrado, e conseguem vender apenas uma única vez. Essas empresas não conseguem fidelizar seus clientes, pois a qualidade de seus produtos são péssimas. As empresas devem fazer produtos de qualidade e transformar a qualidade em uma potente arma estratégica.Qualidade estratégica implica em ganhar vantagem sobre os concorrentes oferecendo produtos que atendam melhor ás necessidades e preferências de qualidades dos consumidores .

 2.1.2 Conceito de Serviço

O serviço, segundo Kotler e Armstrong (1998), é toda atividade ou benefício, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulta na posse de algum bem. De acordo com Grönroos (1993, p.36), o serviço é uma atividade ou uma série de atividades de natureza mais ou menos intangível – que normalmente, mas não necessariamente, acontece durante as interações entre clientes e empregados de serviço e/ou recursos físicos ou bens e/ou sistemas do fornecedor de serviços – que é fornecida como solução ao(s) problema(s) do(s) cliente(s).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (235.6 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com