TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO ESTÁ CADA DIA MAIS COMPETITIVO

Por:   •  25/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Resposta a) O mercado está cada dia mais competitivo. Produtos ou serviços que antes não tinham grandes concorrentes, hoje enfrentam seus adversários e buscam se atualizar para continuarem “bem vistos”. Com este crescimento de seguimentos específicos para atingir nichos antes não atendidos, mostra-se a necessidade de o profissional de marketing entender e saber de modo estratégico como agir com o consumidor. Estes, precisam compreender o motivo pelo qual os consumidores adquirem certos produtos e não outros. O que os leva a confiarem em uma determinada marca e a desacreditarem de outra. E para tal entendimento, estuda-se seus estímulos, pensamentos e ações, assim como as influências (pessoais, culturais, psicológicas e sociais), e também, suas mudanças de hábitos.

Dados confiáveis e embasados torna uma determinada empresa mais segura e focada sobre hábitos e comportamentos de seu público alvo, desenvolvendo produtos ou serviços adequados e atrativos para satisfazer e fidelizar o seu cliente.

O profissional de marketing pode utilizar diversas ferramentas para analisar seus potenciais consumidores, entre elas: pesquisas de mercados, análise de cadastros e até as redes sociais.

O profissional, também deve levar em conta, que o consumidor precisa ser ouvido, e com a instantaneidade da internet, o comunicador deve estar atento as expressões, comentários, tendências e anseios dos usuários. É imprescindível para as empresas estarem inteiradas desse fenômeno e considerar as comunidades virtuais como novas influenciadoras de compras.

Resposta b) Um exemplo em que a empresa soube entender o cliente, é o da Elma Chips Brasil. A fabricante sempre teve como grande parte de seu público alvo crianças e adolescentes. Nos anos 90 e 2000, tinha-se a tradição dos pacotes de salgadinhos oferecerem brindes (tazos ou cards). Estes, eram “febre” e geravam grande desejo de compra. Porém, em 2012, foi lançado um projeto de lei (PLS 144/2012) que passou a proibir a venda casada, ou seja, fabricantes de alimentos foram proibidos de oferecer brindes dentro das embalagens de produtos. Com isto, a Elma Chips viu suas vendas caírem expressivamente. Também, um de seus produtos, o salgadinho em forma de tubo saiu do mercado. Agora, em 2018, a empresa lançou a campanha #VoltaTubo, com o objetivo principal de impactar gerações que viveram nos anos 90 e colecionam seus brindes, e relançar seu produto “Cheetos Tubo”. Com está estratégia, a empresa ouviu, principalmente pelas redes sociais, o apelo de consumidores que pediam a volta deste produto. A Elma Chips, neste caso, levou em consideração fatores emocionais, gerando um sentimento de nostalgia para fãs da marca.

Concordo com seu exemplo, Jaqueline.

É nítido vermos qual público alvo determinado comercial  quer atingir. No teu exemplo, sabemos que o supermercado A e B vende estilo de vida, enquanto o C, D e E, vende preço.

O exemplo do YouTube é bem pertinente, Guilherme. O grande banco de dados por trás das redes sociais tem possibilitado a uma super segmentação, em que usuários recebem publicidade focada exatamente ao seu estilo de vida ou hábitos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (712.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com