TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO ANSOFF

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Modelo Ansoff

O modelo Ansoff possui quatro quadrantes que oferecem alternativas de estratégia de crescimento para as empresas.
O primeiro quadrante apresenta a estratégia de
penetração de mercado, onde são feitos investimentos em produtos já existentes em um mercado no qual a empresa também já atua. Como exemplo podemos citar a água saborizada H2OH! que chegou no mercado com versões apenas em garrafas pet de 500ml, 1,5 litros e 2 litros, e resolveu expandir as opções como estratégia para ganhar mercado. A empresa investiu no lançamento de latas com apenas 310ml, ideal para o consumo imediato, diferente das garrafas que acabam sendo compradas mais para o consumo dentro de casa por serem maiores e demorarem mais para serem completamente consumidas.
No segundo quadrante temos a estratégia de
desenvolvimento do produto, esta é fundamentada no lançamento de um novo produto no mercado em que a empresa já atua. Como exemplo temos o recente lançamento da coca-cola stevia que vem como um novo produto da linha coca-cola original já conhecida, porém com cinquenta porcento menos açucares em sua composição. A ideia da empresa com o lançamento desse novo refrigerante na linha foi investir em algo que soasse mais saudável aos consumidores, uma vez que a geração atual se preocupa muito mais com a saudabilidade, enquanto a coca-cola é tida, justamente, como um dos refrigerantes mais prejudiciais a saúde.
Já no terceiro quadrante a estratégia é a de
desenvolvimento de mercado que consiste na distruibuição de produtos que já existem, porém em mercados que a empresa ainda não atua. Um exemplo interessante é a loja de roupas tradicionalmente americana Forever21. A loja já atuava nos EUA e em alguns outros países, em 2014 abriu os horizontes e chegou ao Brasil com lojas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A proposta da marca é trazer roupas de qualidade e estilo com um preço popular, mesmo que os impostos para a importação aqui no Brasil sejam altos.
No ultimo quadrante, temos a estratégia de
diversificação que traz a ideia de investir em novos produtos em mercados em que a empresa ainda não atua. Exemplo desta estratégia está na nova coleção de esmaltes lançada pela tradicional marca de sapatos Arezzo. A empresa se arriscou ao adentrar o campo dos cosméticos mesmo que sempre tenha sido focada apenas na venda de sapatos. A Arezzo explica que, embora a área cosmética não seja o foco, esta pode ser um bom complemento nas vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com