TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monge E O Executivo

Exames: O Monge E O Executivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 10

UNIPAC - BOM DESPACHO.

ENGENHARIA CIVIL - C 1º P.

ELIAS SILVA DUARTE.

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA.

BOM DESPACHO / MG

INTRODUÇAO:

Líder, do inglês leader, significa "guia", "chefe", "mestre". O verbo Liderar é conduzir , guiar, comandar, pilotar, levar, governar, mostrar o caminho. O líder é a pessoa que sabe para onde está indo e é capaz de persuadir outros a ir com ele. Não é fascinado apenas por idéias, mas também por pessoas. O líder é o modelo, o padrão, alguém que está na vanguarda e não na retaguarda. O papel do líder em um grupo de indivíduos é tão importante que alguém disse com muita propriedade : " um exercito de ovelhas liderado por um leão é capaz de vencer um exercito de leões liderado por uma ovelha." Ninguém já nasce um líder pronto ; liderança é uma habilidade adquirida, aprendida, desenvolvida, aperfeiçoada através de hábitos, atitudes, comportamentos. O livro '' O Monge e O Executivo" contem princípios indispensáveis para quem ocupa uma posição de lideranças em qualquer esfera da sociedade, seja pessoal, ou profissional. Leitura obrigatória para quem quer exercer uma liderança moderna e ao mesmo tempo eficiente e eficaz.

BOM OUVINTE:

Uma das qualidades mais importantes de um líder é justamente a que menos se ver entre pessoas que ocupam um cargo de liderança; a capacidade de saber ouvir. Pessoas que exercem liderança sobre alguém , geralmente têm problemas em ouvir os outros , principalmente os subordinados. O bom líder é necessariamente um bom ouvinte. O líder deve saber ouvir tanto seus superiores quanto as pessoas quem estão sob sua liderança.

PODER OU AUTORIDADE ?

Poder e Autoridade geralmente são entendidos pela maioria das pessoas como sendo a mesma coisa, mas não são. Na verdade , Poder e autoridade são conceitos bem distintos.

Vejamos:

• Poder: é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

• Autoridade : a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

É fácil exercer poder, não é necessário ter cérebro nem coragem. Autoridade não é assim, para estabelecê-la sobre uma pessoa é preciso um conjunto especial de habilidades.

Poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. A autoridade nunca é assim. Não se vende nem se compra autoridade, não podemos dar nem vendê-la, ela diz respeito a quem você é como pessoa, seu caráter, e à influência que exerce sobre as pessoas. O poder corrói os relacionamentos, a autoridade constrói liderança segura e duradoura.

RELACIONAMENTOS:

Outro aspecto importante da liderança é a questão do relacionamento. Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. Ao trabalhar com pessoas sempre haverá duas dinâmicas em jogo: a tarefa e o relacionamento.

É comum o líder perder o equilíbrio , valorizando apenas a tarefa em detrimento do relacionamento.

A supervalorização do trabalho em detrimento dos relacionamentos pode gerar rebeliões, má qualidade do trabalho,baixo compromisso, baixa confiança e outros resultados indesejáveis e prejudicial.

A tarefa é importante, mas deve haver um equilíbrio." A chave para uma liderança de sucesso é executar as tarefas enquanto os relacionamentos são construídos" Tudo gira em torno de relacionamento. Famílias saudáveis, times saudáveis, negócios saudáveis, e até vidas saudáveis falam de relacionamentos saudáveis. Um líder que não tem um bom relacionamento com seus subordinados terá muita dificuldade de exercer uma liderança segura e produtiva.

Vale lembra que é competência do líder desenvolver um bom relacionamento com seus liderados.

OPINIÕES CONTRARIAS:

Muita gente não gosta de ter suas opiniões questionadas, não aceitam ser reprovados ou mesmo confrontados. Querem ser aplaudidos sempre. Suas idéias e opiniões têm de ser aceitas sempre. Quem age assim, não entendem a importância de uma opinião contraria . Nós precisamos de pessoas que nos questionem, que pensem diferente de nós. É sempre bom ter por perto pessoas que têm coragem de discordar, pessoas que têm coragem de ser verdadeiras mesmo que isto signifique dizer não para nós. De nada adianta uma pessoas que concorda com tudo o que você pensa e faz, ele é inútil. Um líder precisa de pessoas que, quando necessário, tenham coragem de dizer não para suas idéias e projetos. O líder também precisa saber ouvir opiniões contrarias às suas e reconhecer que o outro tem razão e ele está errado. É assim que se adquire respeito, autoridade, confiança e se constrói uma liderança solida e produtiva.

MUDANÇAS:

Velhos paradigmas são valiosos e podem até salvar vidas quando usados adequadamente. Mas esses mesmos paradigmas podem se tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas sem aceitarmos qualquer possibilidade de mudanças. Muitas pessoas ficam presas a velhos hábitos, velhos conceitos, velhos paradigmas e acabam paralisadas no tempo. As mudanças fazem parte do processo natural da vida, quem não muda acaba "morrendo."

Se uma organização não está desafiando suas crenças e velhas maneiras de fazer as coisas, a concorrência e o mundo simplesmente a ultrapassa.

As mudanças nos tira da zona de conforto e nos força a fazermos as coisas de modo deferente. Muitos ao refletirem sobre seus comportamentos e enfrentar a árdua tarefa de mudar, acabam desistindo antes mesmo de começarem. O fato de algo ter dado certo por um tempo, não significa necessariamente que dará certo sempre. Novas idéias e novas tecnologias surgem todos os dias, e com isso, surgem também maneiras deferente e mais fáceis de fazer as coisas.

Agarrar-se a conceitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com