TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monge E O Executivo

Trabalho Escolar: O Monge E O Executivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

O papel do líder e do liderado

Um bom líder, é aquele que consegue bons resultados, através do desempenho de sua equipe, incentivando o crescimento e preservando a harmonia e o bem estar do grupo.

Desempenho e bem estar, eram conceitos que até alguns anos atrás eram considerados antagônicos, no entanto, aos poucos, felizmente, isso foi se modificando. As empresas se humanizaram, e passaram a dirigir os holofotes para o capital humano, assim que perceberam que são as pessoas que fazem à diferença e que esse capital não lhe pertence, apenas está à sua disposição, enquanto for capaz de gerenciá-lo de maneira eficaz.

O papel do líder é fundamental no gerenciamento do capital humano e é por esse motivo que existe uma expectativa muito grande quanto ao desempenho desse profissional.

Nesse contexto, o treinamento em liderança tornou-se um campo fértil do conhecimento. Muitas pesquisas e estudos foram realizados e muitas ferramentas interessantes foram desenvolvidas.

Vejo que dois aspectos são comuns à maior parte dos programas de treinamento de liderança. O primeiro, é o desenvolvimento da capacidade de enxergar cada subordinado como uma pessoa "única", com características, expectativas, ambições, desejos e necessidades próprias. O segundo, como conseqüência do primeiro, é o entendimento de que, para cada tipo de colaborador, é necessário que se aplique um estilo de liderança apropriado.

Percebemos que o colaborador põe a disposição da empresa o melhor de suas potencialidades quando está motivado, ou seja, quando percebe que o ambiente organizacional oferece condições para que ele realize seus desejos: de ser ativo e participativo, de poder fazer escolhas, de pertencer a um grupo em que é bem acolhido e respeitado, de desenvolver suas competências, de realizar, de ser reconhecido e de se sentir importante.

Numa análise bem superficial, é possível extrair algumas dicas para que o Líder seja eficaz:

1ª - Nunca perder o foco de suas metas "apresentar bons resultados é fundamental"

2ª - Dedicar algum tempo para conversar com cada um de seus subordinados, para saber quais são suas expectativas, analisar seus pontos fortes, seus pontos a desenvolver, conversar sobre suas metas, sobre a empresa. "é importante que ele saiba que pode te procurar quando necessitar".

3ª - Tratar seus subordinados como gostaria de ser tratado "eles são humanos (como o líder) e têm competências que podem disponibilizar para o cumprimento das metas, casos se sintam motivados"

Liderança é uma competência que, com bons propósitos e determinação, se desenvolve a cada dia.

O que nós somos é mais importante do que sabemos e fazemos. Este é um dos princípios elementares para que alguém seja um bom líder e também um excelente liderado. Quando começamos a entender que o que somos é o que vale, e está sobrepujando o que temos, o que sabemos e até mesmo o que fazemos, aí sim, começamos realmente a compreender o valor de um caráter irrepreensível. Caráter é quem você é quando “ninguém” está te vendo. Para ser um bom líder e entendermos as pessoas, precisamos primeiramente saber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com