TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nome “Boticário” Significa Farmacêutico

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 5

ETEC CARLOS DE CAMPOS

Franquias

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]


O Boticário


O nome “Boticário” significa farmacêutico, aquele que é formado em farmácia, proprietário ou administrador de botica 'loja' 'farmácia', que deu o nome para a farmácia de manipulação inaugurada em 1977 no centro de Curitiba fundada pelo farmacêutico Miguel Krigsner.

Em 1979 Miguel abriu sua primeira loja dentro do aeroporto Afonso Pena lançando a colônia 'Acqua Fresca' que impulsionou o sucesso da marca e se tornou um claśsico na perfumaria brasileira e está entre os perfumes mais vendidos. A abertura da loja no aeroporto foi fundamental para a expansão do negócio. ''Aeroporto é um lugar onde as pessoas passam com sentimentos diferentes que os incentivam a presentear.'' disse Miguel.

Em 1980 a Boticário teve sua primeira franquia localizada em Brasília e foi assim que entrou em um segmento não explorado no Brasil, o de franquia no setor de perfumes e cosméticos. Dois anos depois, em 1982, a Boticário abre sua fábrica em São José dos Pinhais (PR) para aumentar a capacidade produtiva.

Em 1985 a Boticário teve sua primeira convenção de lojista, no qual os franqueados de Curitiba e Brasília participaram do primeiro encontro nacional, que aconteceu na Capital Paranaense e foi chamada de convenção dos Boticários. Nesse mesmo ano, a Boticário lança um produto 'Phyto Relax' que inaugurou uma era de grandes investimentos em publicidade com ações de Merchandising na novela ''A gata comeu'' da Globo, e a partir daí a Boticário na mídia cresceu imensamente e fortaleceu a marca em todo o país.

Ainda em 1985, a Boticário abre sua primeira loja em Portugal sendo a primeira marca brasileira do setor de cosmético a ter atuação internacional.

Em 1986 foi realizada a primeira padronização das lojas O Boticário, no padrão Classic em todo o Brasil construindo assim sua identidade visual.

Em 87, foi inaugurada a milésima loja em Curitiba em comemoração de 10 anos de história da marca.

Em 1988 a Boticário adota seu primeiro slogan, chamado de “A natureza em frascos”

Em 1989 a Boticário criou a central de relacionamento com o cliente, SAC, para ouvir dúvidas, opiniões e reclamações e trazer o consumidor mais perto da empresa. Nesse ano ainda, a marca conquista o selo da Associação Brasileira de Franchising, que atesta os bons serviços prestados em termos de franchising. O selo tornou O Boticário à primeira empresa do país no setor de cosméticos a receber esse selo. E ainda em 89, a boticário lança a 'Wood Collection' a primeira linha de maquiagem lançada por O Boticário, sendo composta por 34 itens, entre batons, sombras, blush, rímel, lápis e base.

Em 1995 a Boticário conquista prêmios como Mérito Lojista, Atualidade Cosmética e World Packaging Organisation e ABF Destaque Franchising 95. O Boticário foi a primeira empresa de franquia no país a receber o prêmio ABF Destaque Franchising 95.


Em 1996 a fundação O Boticário de Proteção à Natureza é escolhida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil para ser uma das empresas premiadas com o Top de Ecologia, uma das mais importantes premiações de nível nacional. E Miguel recebe título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais, município onde está localizada a empresa O Boticário. A entrega do título foi feita em reconhecimento à colaboração da empresa no desenvolvimento da cidade. E a Boticário recebe Prêmio Aberje na categoria 'Serviço de Atendimento ao Consumidor'.

Em 1997 tem a criação do CEAK (Centro Educacional Anneliese Krigsner) o CEAK inicia as atividades nas instalações da fábrica com capacidade para 130 crianças de 4 meses a 6 anos.

Ainda em 97, a Boticário faz aniversário de 20 anos e conquista o prêmio Paraná Ambiental promovida pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná)

No ano seguinte (1998) cria o Serviço de Atendimento ao Franqueado (SAF). Em 98 ainda conquista os prêmios Super Top Nacional de Ecologia pela Fundação O Boticário; Oscar L'Emballage do Instituto Francês de Embalagem e Acondicionamento para a Linha Má Chérie e prêmios Internet World Best 97, Atualidade Cosmética para O Boticário. E nesse mesmo ano a Boticário adota o conceito de loja interativa para a experimentação e aumento do contato do consumidor com a marca, eliminando o balcão entre o cliente e a consultora, e adotam as ilhas e as prateleiras, que é o que vemos hoje em dia.

Em 1999 a O Boticário conquista o prêmio Top Social para o case "reduzir, reciclar, reutilizar". O prêmio foi concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).

Nos anos 2000, Miguel recebe título de Cidadão Honorário do Paraná.

Em 2003 a O Boticário de Proteção à Natureza recebe uma nova sede para comportar seu crescimento. O novo local de trabalho para os funcionários passou a ser na Rua Gonçalves Dias, 225, no bairro do Batel, em Curitiba/PR. Com a mudança, a instituição abre as portas para a comunidade, promovendo palestras e recebendo voluntários.

Em 2005 a Boticário adota um novo sloga “Você pode ser o que quiser”

Em 2006 a Boticário implanta o suporte tecnológico VSAT em toda a rede da empresa para que a fábrica em São José dos Pinhais possa interagir, via satélite, com todas as lojas e parceiros no Brasil.

Em 2007 as lojas Boticário tem um novo formato chamado de 'Las Vegas'

Em 2008 a O Boticário, em parceria com a Universidade Positivo, inaugura o Laboratório de Biologia Molecular (Labim) em Curitiba/PR. A instituição de ensino disponibilizou o espaço para que O Boticário instalasse um dos laboratórios mais modernos do mundo com foco em pesquisa e de cultivo celular e biologia molecular. Os principais estudos focam o envelhecimento da pele e a biodiversidade brasileira. Ainda em 2008 o slogan passa a ser ''Acredite na Beleza''.

Em 2011 tem a criação da nova logomarca e da assinatura ''A vida é bonita, mas pode ser linda”

Em 2012 lançam a ''Quem disse, Berenice?'' e a ''The Beauty Box''

Em 2013 tem um novo modelo de loja no mercado. Conhecido como Projeto Prisma, essa nova proposta explora ainda mais a vivência do consumidor com a marca, traz a experimentação multissensorial e usa a tecnologia para deixar a experiência de compra mais dinâmica, envolvente e intuitiva.

Em 2014 inauguram uma nova loja na Bahia.

Em 2015 ganha prêmios como, ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio de Responsabilidade Ambiental, é reconhecida como uma das ''Melhores Empresas para começar a carreira'', ''Empresas mais inovadora do Brasil'' Prêmio LIDE do Meio Ambiente, Prêmio Aberje, tornando-se assim a maior rede de franquias no setor de Beleza do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (244.3 Kb)   docx (228.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com