TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL E A RESPONSABILIDADE DO AUDITOR INDEPENDENTE FRENTE ÀS FRAUDES CONTÁBEIS OCORRIDAS NOS ÚLTIMOS ANOS.

Exames: O PAPEL E A RESPONSABILIDADE DO AUDITOR INDEPENDENTE FRENTE ÀS FRAUDES CONTÁBEIS OCORRIDAS NOS ÚLTIMOS ANOS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

Um grande número de fraudes corporativas ocorridas nas grandes organizações surpreendeu a economia mundial nos últimos anos. Dirigentes das organizações foram permitidos, por novas formas de contabilidade, a manipularem os resultados financeiros das empresas de acordo com suas necessidades, o que levou com que números irreais fossem divulgados ao mercado. Um fenômeno nomeado como “contabilidade criativa” dá certa flexibilidade a algumas normas contábeis e acaba facilitando o engano e a manipulação da informação o que distorce a imagem fiel e ética da organização.

Para a maioria dos usuários o trabalho de um auditor dá uma garantia adicional que permite a tomada de decisões com maior confiança do que as que seriam tomadas com contas não antes auditadas. A partir disso, pode-se então afirmar que se traz um caráter social à atividade de auditoria, pois se considera a necessidade de corresponder a expectativa de quem usará as informações financeiras e contábeis uma vez que essa informação poderá ser demonstrada a terceiros. Visto que são avaliados criteriosamente os controles internos pelos auditores incluindo processos para detectar possíveis fraudes, vai de acordo à ansiedade dos usuários por informações contábeis.

Alguns fracassos empresariais com a apresentação de certas práticas irregulares da informação contábil e financeira acabam por manchar a imagem de objetividade e independência do auditor gerando dúvidas quanto à responsabilidade e capacidade profissional deles.

O ideal é que o auditor acrescente ao seu plano de trabalho processos que visem identificar ao menos a prática da contabilidade criativa que a administração se negue a corrigir de forma a incluir em seu parecer, ressalvas que julgar necessárias. Essa exposição da empresa poderá fazer com que ela reveja as práticas de manipulação de normas contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com