TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPER MERCADO DE TRABALHO - PROFISSÕES

Por:   •  26/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.775 Palavras (12 Páginas)  •  2.761 Visualizações

Página 1 de 12

MERCADO DE TRABALHO

 (A evolução das profissões)

Evandro Beckert

Flavia Rabelo Roque

Francine Martins Fernandes Nart

Ingrid Melo de Castro da Silva

Maicon de Souza da Silva

Professor Victor Barcellos Henrique

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Tecnólogo em Processos Gerenciais (EMD0758)

17/11/2017

RESUMO

Este artigo tem como tema o mercado de trabalho, sua evolução e perspectivas no futuro, profissões em baixa, em alta e a importância da formação acadêmica neste processo, com tópicos sobre o passado e o futuro das profissões..

Palavras-chave: Profissões; Mercado; Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, o mercado de trabalho vive em constante mudança e evolução, novas profissões surgem a cada momento, outras se modificam, se modernizam e algumas até deixam de existir a cada dia nos mais diversos segmentos. Por isso os profissionais de todas as áreas, ou seja, todos nós, devem estar atentos as mudanças, evoluir com o mercado e se preparar para o que vem pela frente, tendo o passado como aprendizado mas com enfoque no futuro.

Este estudo tem por objetivo explanar sobre como as profissões vem se modificando, muito por influência da tecnologia e novos estilos de vida, como se prevê o que vai acontecer com muitas das profissões que conhecemos no futuro e para o que devemos estar preparados.

2 PROFISSÕES EM EXTINÇÃO

        O mundo vem passando por várias transformações ao longo do tempo. Dentro desse cenário é de notória visibilidade o quanto a automatização vem ganhando espaço dentro do mercado de trabalho. Um dos fatores relevantes que levam as empresas a trocarem o trabalho manual pelas máquinas, é por gerar uma produtividade em grande escala em curtos períodos e ter como  consequência maior lucratividade. Segundo Castro (2015):

“Nos dias de hoje as maquinas são indispensáveis para produção mundial, o homem não seria capaz de atender a demanda de produtos somente com trabalho braçal” (https://www.trabalhosgratuitos.com/Humanas/Administra)

Sendo assim é bem provável que algumas profissões deixarão de existir ao longo dos anos, tais como: 

2.1 CARTEIRO

                            [pic 1]

A função de carteiro tende a perder seu espaço pelo fato de as pessoas na sua maioria, não mais usarem este serviço para se comunicarem a distância, pois estão optando pela comunicação digital. É bem provável que se tenha um decréscimo de 28% até 2022.

2.2 JORNAIS IMPRESSOS

                                  [pic 2]

Os jornais impressos tendem a se extinguir pelo fato de a mídia digital estar ganhando espaço na vida dos leitores. Devido a sua praticidade e facilidade de acesso, os leitores têm deixado de lado a compra de jornal impresso e optado pelo jornal online. Segundo Geremias (2014):

“O leitor prefere conferir as versões online dos jornais que lê e, graças a essa mudança de padrão, até 2022 haverá declínio de pelo menos 13% na contratação de jornalistas para  jornais impressos.” (https://www.megacurioso.com.br/economia/)

2.3 TRABALHADOR DO CAMPO

                            [pic 3]

2.4 ÁRBITRO

Com a Introdução de novas tecnologias nos esportes para fins de apuração de resultados, como nas partidas de futebol, vôlei, tênis, basquete entre outras modalidades. grande. Segundo Diniz (2016):

A probabilidade da profissão de arbitro de futebol ser extinta com a tecnologia avançada é muito grande, acredita-se que até 2025 não teremos mais árbitros em campo, apenas câmeras, isso evitaria muitos erros dentro de campo.” (https://oglobo.globo.com/economia/)

É notório o quanto as maquinas tem substituído o trabalho humano na área rural. Isso pelo fato de que as maquinas proporcionam um retorno superior ao trabalho braçal, como por exemplo em um trabalho de colheita.

A automação das máquinas agrícolas deverá reduzir o número de postos de trabalho no campo. A população da zona rural cada vez mais tende a buscar melhores condições de vida e de trabalho nas cidades.(FERNANDES,2014). (https://www20.opovo.com.br/app/opovo)

Estes são apenas alguns exemplos de profissões que estão ficando obsoletas, existem muitas outras que deixaram ou deixarão de existir ao longo dos anos, como transportadores de madeira que hoje foi mecanizado, operadores de telemarketing que vem sendo substituídos por auto atendimento e a robotização nas indústrias que cada vez mais ganha espaço.

3 PROFISSÕES EM ALTA

        O mercado de trabalho cresce no mesmo ritmo em que a sociedade e a economia. Muitas profissões e carreiras que serão apresentados aqui estão interligadas às tendências econômicas e sociais.

Segundo Renata Spers, economista e professora da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP),  sustentabilidade, inovação, preocupação com a qualidade de vida e aumento da expectativa de vida da população são as principais macrotendências identificadas.

                

3.1 GESTOR DE ECO-RELAÇÕES

         Esse profissional e formado em áreas ambiental, ecologia, legislação, e é muito bom em comunicação. Sustentabilidade é a palavra de ordem para o profissional de eco-relações. É um profissional que vai se comunicar com grupos de consumidores, órgãos governamentais e outras empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (557.4 Kb)   docx (352.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com