TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PODER NAS ORGANIZAÇÕES

Exames: O PODER NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 7

O PODER NAS ORGANIZAÇÕES

1 – O Conceito de Poder

Um dos mais importantes processos sociais é a capacidade que possuem os indivíduos e grupos sociais, entre os quais as organizações, de modificarem o comportamento de outros grupos ou pessoas. Esse processo social, fundamental para os seres humanos, é que denominamos poder.

Para Max Weber, “poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa possibilidade”.

2 – Os Componentes do Poder

O poder se manifesta, invariavelmente, através de pelo menos três componentes: a força, a autoridade e a influência. Levando em consideração o aspecto da “legitimidade”, teremos três tipos “puros” de dominação: a autoridade burocrática ou racional; a tradicional; e a carismática. Os outros componentes do poder poderiam não ser legítimos, mas da mesma forma manifestações efetivas e que, constituem-se na força e na influência.

Vejamos cada um desses componentes do poder:

a) A Força

Denominamos “força” o uso ou ameaça de coerção física. Os Estados reservam o monopólio de todos os meios importantes de coerção física para a polícia ou as forças militares (exército, marinha e aeronáutica). Uma das principais características do estado é este monopólio que utiliza para manter a integridade e impor sua vontade sobre o conjunto do seu território.

b) A Autoridade

Compreendemos “autoridade” como um direito estabelecido para tomar decisões e ordenar ações de outrem. É a legitimação do poder; através da incorporação de conteúdo jurídico e/ou moral. Max Weber definiu três tipos de autoridade: a burocrática (ou racional), a tradicional e a carismática.

Autoridade burocrática ou racional-legal, baseada no cargo ou posição formalmente instituída, é a autoridade investida no cargo que o indivíduo ocupa. Ele só tem essa autoridade enquanto estiver ocupando o cargo. O exercício da autoridade é legítimo por estar de acordo com as leis ou com as regras escritas. A lei gera organizações burocráticas. Ex; juiz, delegado, funcionário público. É o tipo de autoridade encontrada nos modernos Estados e empresas.

Autoridade tradicional, baseada na crença, normas e tradições sagradas e que as pessoas obedecem em virtude da tradição. Não há necessidade de legislação. Gera organizações administrativas e funcionais. Ex: rei, príncipe, padre, marido, pai,etc.

Autoridade carismática, baseada nas qualidades pessoais excepcionais do indivíduo (líder). Baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por ela reveladas ou criadas, a qual se obedece me função do carisma (imagem de notável sabedoria, invencibilidade ou santidade). A organização ou sociedade permanecerá estável enquanto durar o líder. Ex: Cristo, Napoleão, Ghandi, Hitler, Matin Luther King, Perón, etc.

Há casos em que a força e a autoridade estão combinadas, como no exército, polícia ou prisão.

A Dominação

É a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem. A situação de dominação está ligada à presença efetiva de alguém mandando eficazmente em outros.

O Estado é a principal associação política na medida em que determinado território o quadro administrativo mantém a dominação, fazendo cumprir suas ordens por meios coercitivos.

A dominação legal é baseada em estatutos, obedece-se as ordens impessoais, objetivas e legalmente instituídas e aos superiores por ela designados, não importando a pessoa em sí ocupante do cargo ou da posição.

A dominação tradicional pode ser exercida com o quadro administrativo ou sem ele. Obedece-se à pessoa nomeada pela tradição e vinculada a esta,“em virtude da dignidade pessoal que lhe atribui a tradição”. Há uma profunda relação de fidelidade pessoal daqueles predispostos a obedecer ao senhor.

Na dominação carismática obedece-se ao líder carismaticamente qualificado como tal, em virtude de confiança pessoal em revelação, heroísmo ou exemplaridade dentro do âmbito da crença nesse seu carisma.

A dominação carismática, como algo extraordinário, opõe-se estritamente tanto à dominação burocrática, quanto à tradicional. Ela só é legítima enquanto e na medida em que tem vigência sua confirmação carismática.

c) A Influência

Chamamos de “influência” a habilidade para afetar as decisões e ações de outros, mesmo não possuindo autoridade ou força para assim proceder. É influente o indivíduo que consegue modificar o comportamento dos outros sem ocupar um cargo público ou privado, e sem utilizar nenhuma forma de coerção física.

São inúmeros os elementos que podem se constituir em fonte de poder. Dentre os vários, podemos considerar a posse de conhecimentos como dos mais importantes. Com a democratização do acesso a um número enorme de informações, depende da habilidade de cada um influir sobre o comportamento de outras pessoas.

3 – O Poder e as Organizações

Na estrutura de funcionamento das organizações, a questão do poder é fundamental, pois se trata de um sistema de relações sociais em que existe permanentemente uma hierarquização baseada em diferentes capacidades dos indivíduos nas posições que estes ocupam na organização.

O exercício do poder do ponto de vista administrativo é inerente à função gerencial, pois trata-se de induzir pessoas a agirem de acordo com determinadas expectativas. Visto desta maneira, quem administra o faz influenciando o comportamento de outras pessoas, portanto, exercendo algum poder. Seja institucional, derivado do cargo que ocupa, seja motivado pela sua capacidade pessoal, ou ambos.

As organizações definem e limitam o que as pessoas podem ou não fazer, estabelecendo quais ações serão aceitáveis no seu interior. Essa característica demonstra que, mesmo não estando claro para a maioria dos membros da organização, o poder de forma sutil influencia o seu comportamento, enquadrando-o em parâmetros estabelecidos.

Para Crozier

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com