TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Informação Como Vantagem Competitiva

Projeto de pesquisa: O Papel Da Informação Como Vantagem Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

“O papel da informação como vantagem competitiva”

RESUMO

Devido a evolução tecnológica de sistemas de gestão, buscar e obter informações confiáveis, de forma rápida e fácil, passou a ser o objetivo principal das empresas na atualidade como estratégia competitiva face a concorrência. Comunicar-se é muito fácil hoje em dia, pois existem muitos recursos disponíveis, como por exemplo, a internet, que serve como um meio de ciência de um determinado assunto. A comunicação é a ferramenta fundamental para se transmitir informações, desde que essa seja exata.

A informação vem sendo usada fortemente pelas organizações como seu principal recurso estratégico, porém se não houver conhecimento pelo usuário (organização) os resultados esperados podem não acontecer.

Os dados transformados em informações requerem conhecimento de negócio para assim resultarem em vantagem competitiva, pois a concorrência é caracterizada pela maneira eficaz de utilização das informações. A informação cada vez mais constituirá a base da competição nos diversos setores, por se tratar também de uma ferramenta de qualidade em busca de seus objetivos e missões.

A maneira de gerenciar as informações é muito importante, pois a mesma não se limita em apenas dados coletados. É um conjunto de dados que devem ser organizados, ordenados e atribuídos a um contexto significativo, para assim ser aplicada a uma decisão. Levando em consideração a velocidade com que as informações mudam, os dados devem ser sempre atualizados, para assim, se tornarem eficazes.

A tecnologia é muito importante para propiciar um ambiente de aprendizagem dentro da organização, transmitindo assim conhecimentos. Deve-se levar em consideração o lado humano, pois a tecnologia da informação fornece uma estrutura de conhecimento, que é criado a partir do tratamento das informações, que devem ser filtradas, resumidas e sintetizadas, agregando valor à gestão de conhecimentos.

A gestão do conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização da informação dentro da empresa. A Gestão da informação, por meio de registros (Sistemas), objetiva organizar de forma estratégica os processos fundamentais para o sucesso do negócio.

Para Peter Drucker (xxxx), não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.

A habilidade é essencial para o negocio de uma organização. Não basta ter todos os dados e informações disponíveis é preciso um gestor do conhecimento, aquele que vai juntar todas as informações, trabalhar, e assim então, transformá-las em vantagens.

As organizações têm que lidar com grandes quantidades de informações, tanto advindas do seu ambiente externo como também originadas internamente, principalmente as organizações públicas, que apresentam características particulares que as diferem das organizações do setor privado.

São levados em consideração dois tipos de conhecimento, o tacito e o explicito. O primeiro está ligado à experiência adquirida ao longo da vida, é sutil e pessoal e o segundo, a procedimentos, bancos de dados, etc.

Segundo (TEIXEIRA FILHO, 2002, P.01), A perda de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com