TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Social Das Empresas

Exames: O Papel Social Das Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 6

O papel social da empresa.

TÍTULO:

A empresa cidadã e seu papel social.

OBJETIVO:

Analisar e compreender melhor o papel social das empresas, tratando o conceito de empresa cidadã e sua importância no contexto atual para se obter sucesso nos negócios. Como as atitudes socialmente responsáveis podem traduzir-se em melhores resultados para as empresas, e evidenciar as motivações para exercer tal comportamento.

JUSTIFICATIVA:

Tema de extrema importância para as empresas contemporâneas, pois o cenário atual apresenta como desafio para as empresas a conquista de níveis cada vez maiores de competitividade e produtividade, e introduz a preocupação crescente com a imagem institucional. A tecnologia se popularizou, a concorrência entre as empresas se acirra a cada dia e a disputa pelo mercado tem se definido por novos parâmetros. Como resposta, as empresas passam a investir em qualidade de serviços e produtos, num aprendizado dinâmico que se volta para os processos de produção e para o tratamento das relações compreendidas na atividade empresarial, com empregados, fornecedores, consumidores, comunidade e sociedade. Nesse contexto surgem os novos cidadãos exigentes e preocupados com a conjuntura a que estão submetidos, conscientes de seu poder de escolha e com novas perspectivas em relação as organizações, motivo pelo qual acabam refletindo uma mudança progressiva no papel das empresas, onde se espera retorno à comunidades face aos lucros obtidos.

INTRODUÇÃO:

As empresas estão inseridas em um ambiente de incertezas e de muitas pressões das partes interessadas que exigem cada vez mais um desempenho global que promova a eficiência, eficácia,efetividade e economicidade, que tenham suas operações “limpas” e ações transparentes e socialmente responsáveis. Neste contexto, nos últimos 40 anos foram desenvolvidas inúmeras técnicas gerenciais direcionadas às organizações a buscarem garantir sua sobrevivência no mercado e maximizar os seus resultados financeiros. Porém, como gerar competitividade vem dia após dia tornando-se um desafio central para as empresas.

Há duas décadas atrás, no Brasil, era quase impossível imaginar que, algum dia, uma empresa pudesse ser avaliada pelo mercado, a partir de seu desempenho ético e do relacionamento que ela tem com a comunidade e demais públicos de interesse (stakeholders). No entanto, o país tem percebido, cada vez mais, uma força mobilizadora tomando conta da consciência dos indivíduos e sensibilizando as mais variadas instituições.

DESENVOLVIMENTO:

Esse fenômeno, denominado Responsabilidade Social Empresarial vem sendo discutido, incessantemente, no meio empresarial e acadêmico e, despertando na sociedade, a importância da atuação socialmente responsável pelas organizações em geral.

Atualmente, fatores como educação, saúde, meio ambiente, segurança, cultura, esporte e lazer são responsáveis pela continuidade de um crescente ciclo de consumo e pelo desenvolvimento de toda a cadeia produtiva em torno da sociedade.

Por tudo isso, as empresas e as comunidades devem zelar pelo consumo consciente, ou seja, o uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas e tragam uma melhor qualidade de vida à população, ao mesmo tempo, que minimizem a utilização de recursos naturais, materiais tóxicos, a emissão de poluentes, de forma a não prejudicar as futurasgerações. Somente assim, as empresas tornam-se verdadeiras empresas-cidadãs, gerando consumidores responsáveis e buscando continuamente a solução ou, ao menos, a diminuição das carências sociais existentes.

Nem é preciso ser um bom observador para verificar que as empresas socialmente responsáveis, que pensam não somente no lucro, mas, acima de tudo, no ser humano, são mais valorizadas e reconhecidas, com a preferência dos seus clientes. Essas ações estão se transformando numa poderosa vantagem competitiva no desenvolvimento dos negócios das organizações, já que os consumidores valorizam a preocupação das empresas em tornar a sociedade mais equilibrada, com menos injustiças e desigualdades.

O tema está sendo amplamente discutido, mas ainda é só o começo de uma verdadeira revolução no meio empresarial. Para que isso se torne, de fato, parte da cultura das organizações, cabe aos profissionais que lidam com as informações e com relacionamento público, tomar partido na consolidação dessas mudanças, no intuito de divulgar, cada vez mais, a Responsabilidade Social Corporativa e, ao mesmo tempo, ser capaz de se inserir neste contexto, orientando a gestão empresarial no caminho da empresa-cidadã.

O fortalecimento da Responsabilidade Social Empresarial por meio do know-how e das estratégias de Relações Públicas gera nos consumidores e, em todos os outros grupos ligados à empresa, atitudes que propiciam um retorno social. Este retorno social é representado por benefícios de diversas ordens (econômico-financeiros, estratégicos, éticos e motivacionais), dentre eles o fortalecimento do conceito em relação aos seus públicos de interesse, a potencialização da marca, a lealdade dosclientes já existentes e a conquista de novos, uma maior divulgação na mídia, a obtenção de reconhecimento público, o aumento da auto-estima e da motivação dos funcionários.

Para Bicalho, Ethos apud Oliveira, (2003 : 365), a responsabilidade social é "... a capacidade de a empresa colaborar com a sociedade, considerando seus valores, normas e expectativas para o alcance de seus objetivos. No entanto, o simples comprimento das obrigações legais, previamente determinadas pela sociedade, não será considerado como comportamento socialmente responsável, mas como obrigação contratual óbvia, que também denominada obrigação social"

Para Tenório apud Borges, (2004 : 23), a responsabilidade social, tem como idéia central que as empresas devem responder as demandas sociais para sobreviver, adaptando o comportamento corporativo ás necessidades sociais. O conceito de responsabilidade social empresarial passa a ser entendido como questão fundamental para a continuidade dos negócios na sociedade. O seu principal argumento é que, mesmo que a atividade empresarial seja privada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com