TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professor No Papel Social

Ensaios: Professor No Papel Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 5

O PROFESSOR NO PAPEL SOCIAL:

Esse trabalho visa mostrar o papel do professor de lìngua portuguesa,como deve ser sua postura e como deve fazer em sala, sempre usandos os PCNS como um ponto de partida,traz reflexão sobre o papel social do professor. O professor pode ascender à sociedade usando o ensino como instrumento de luta e transformação social, levando os alunos a uma consciência crítica que supere o senso comum para que possam não somente ver os acontecimentos, mas enxergá-los de maneira mais crítica e reflexiva. Todavia, continua a ser figura imprescindível no mundo, pois não há ensino-aprendizagem sem professor. Então, como resolver esse conflito entre o desprestígio e o necessário ao mundo educacional? Como deve ser o professor com o papel social?Pois o ensino da lìngua portuguesa passa a ser repensado por razões internas, concerteza ao desenvolvimento do campo da ciências e da linguagem, pois as discussão de conhecimentos sobre quem ensina e quem aprende,eu acho que os dois lado sempre aprende.

O mundo contemporâneo apresenta mudanças que afetam todos os setores da sociedade, inclusive o educacional.Estas mudanças, irreversíveis, estão relacionadas ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, que instituem diferentes concepções de tempo e de espaço e possibilitam ao professor desenvolver novas práticas pedagógicas. É necessário, então, que os professores com o perfil social, em primeiro lugar, adquiram fluência tecnológica vinculada à reflexão e ao uso de ferramentas digitais e sejam os profissionais que o mundo globalizado está a exigido,esendo assim os PCNS, baseados no imaginàrio social que promove pela cultura, leitura, ensinar e a escrever, e como o professor de hoje esta, ele sempre vai estar atualizando, sendo um aluno sempre aprender tendo a mente aberta, para o social da sociedade.

Assim, a função do bom professor não é apenas a de ensinar, mas de levar seus alunos ao reino da contemplação do saber. Para tanto, deve caminhar, com passos firmes, entre o desenvolvimento tecnológico e suas práticas pedagógicas. Há trilhas importantes rumo ao desenvolvimento humano, quais sejam:Aprimorar o educando como pessoa humana, grande tarefa do professor não é a de instruir, mas a de educar o aluno como pessoa humana que vai trabalhar no mundo tecnológico. Um mundo povoado de corações, dores, incertezas e inquietações., a escola não pode mais se limitar a educar pelo conhecimento destituído da compreensão do homem real, de carne e osso, corpo e alma. Pois de nada adianta o conhecimento bem ministrado em sala de aula, se fora da escola o aluno se torna um homem brutalizado, desumano com as desigualdades sociais do mundo que vive.

Preparar o educando para o exercício da cidadania, o cidadão não começa quando os pais registram seus filhos no cartório nem quando os filhos, aos dezoito anos, tiram suas carteiras de identidade civil. A cidadania começa na escola, desde os primeiros anos da educação infantil e se estende à educação superior, nas universidades.Construir uma escola democrática os professores devem ter na gestão democrática um princípio primordial, que não arredam pé, não abram mão. Quem exercita a democracia, em pequenas unidades escolares, constrói um espaço próprio e competente para assumir responsabilidades maiores na estrutura do Estado.Qualificar o educando para progredir no mundo do trabalho a escola, por meio de seus professores, poderá qualificar o aluno para aprender a progredir no mundo do trabalho, ensinando o a dar respostas às novas demandas sociais, sem medo de perdas, sem medo de mudar, sem medo de se qualificar, sem medo do novo. É papel do professor favorecer a diversidades, mas não as de ocasião, que nasce de uma catástrofe, mas do laço recíproco e cotidiano e de amor entre desigualdadesdas pessoas. A solidariedade que chega como adesão às causas maiores da vida, principalmente às referentes à existência humana e a diversidades que existe no dia a dia em sala se aula fortalecer a tolerância recíproca um dos mais importantes princípios de quem ensina e trabalha com crianças, jovens e adultos, é o da tolerância, sem o qual todo magistério perde o sentido de ministério, de adesão aos processos de formação do educando. A tolerância começa na aceitação, sem reserva, das diferenças humanas, expressas na cor, no cheiro, no falar e no jeito de ser de cada educando.Zelar pela aprendizagem dos alunos o domínio de conhecimento não deve estar dissociado da capacidade de ensinar, de fazer aprender. De que adiante oconhecimento e não saber, de forma autônoma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com