TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual O Papel Social Do Professor De Língua Portuguesa?

Monografias: Qual O Papel Social Do Professor De Língua Portuguesa?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 3

Até pouco tempo atrás as faculdades de Letras traziam programas de Língua Portuguesa distantes de nossas realidades Linguisticas. Assim a formação dos futuros profissionais se restrigiam a conhecimentos históricos. Com a introdução das disciplinas de Linguistica nas faculdades houve uma nova consciencia, uma nova realidade. Com isso os livros didáticos também passaram por reformulações. A linguagem coloquial passou a ser colocada também nos livros. A partir daí o ensino passou a ter novo enfoque, tornou-se mais amplo. E com a ajuda em partes da internet, a Língua Portuguesa nas escolas ganhou uma nova cara. E isso não poderia acontecer se não fosse a essencial ajuda do professor.

A língua é um bem comum a todos e constitui-se uma atividade essencialmente social. Participamos em nosso dia a dia de diversas situações comunicativas, nas mais variadas práticas sociais: uma aula, uma conversa ao telefone, um bilhete ou um e-mail que escrevemos, um artigo que lemos no jornal e assim por diante. A linguagem está presente em quase tudo o que fazemos. A criança desde cedo já observa, antecipa, interpreta, interage com o mundo, dando significado aos seres, objetos e situações que a cercam. O professor deve, portanto, considerar essa experiência do aluno e desenvolver atividades que contribuam para o aperfeiçoamento de sua forma de dar sentido às coisas do mundo. Um dos modos de enriquecer esse processo é utilizar textos dos mais variados gêneros, que divirtam, emocionem, envolvam o aluno. Uma tarefa que cabe às escolas de Ensino Fundamental é a formação de leitores e escritores autônomos, ou seja, que consigam lidar com as exigências do texto escrito de maneira voluntária.

A leitura é um processo de construção de sentido; não é apenas decifrar palavras escritas, mas também ter competência para decifrar a realidade. O leitor competente é aquele que compreende o que lê, identifica elementos implícitos, relaciona o texto que lê a outros textos já lidos, sabe que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto, justifica e valida a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos. Este amadurecimento só pode constituir-se mediante uma prática constante de leitura de textos diversos. A leitura sempre será um tema de preocupação para os educadores.

Devemos sempre procurar novas formas de incentivo, principalmente no Ensino Fundamental, pois é nessa etapa da vida que os alunos desenvolverão a criatividade e o senso crítico. A função do professor é avaliar os procedimentos de busca de sentido que os alunos já utilizam e incorporá-los à prática de leitura em sala de aula, contribuindo para ampliar a competência deles nessa área.

A leitura está relacionada com a escrita. Por meio de diferentes atividades de leitura, o aluno vai adquirir o hábito de observar como os textos são construídos e isso influenciará na forma com que eles produzirão seus próprios textos. Assim como o ato de ler, escrever é um processo de construção e reconstrução de sentidos em relação ao que se vê, ao que se ouve, sente e pensa. Por isso, é muito difícil para o aluno escrever sobre um assunto sobre o qual ele não faz nenhuma leitura. Quanto mais experiências de leitura ele tiver, mais fácil será o processo de criação textual. “Saber que seu texto não será lido apenas pelo professor ou por um grupo de colegas certamente levará o aluno a querer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com