TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola e seu Papel Social

Artigo: A Escola e seu Papel Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  Artigo  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Maringá

Disciplina: HISTÓRIA: METODOLOGIA DO ENSINO

Professoras: Dra. Karla Maria da Silva, Ms. Leandro Brunelo e Ms. Vanda Serafim

Acadêmica: Cleonice Felipe Fuchs RA: 74501

SEGUNDA AVALIAÇÃO PERIÓDICA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: METODOLOGIA DO ENSINO

MARINGÁ

2012

1. Identificação: Local: Escola Municipal Carlos Gomes Professora: Cleonice Felipe Fuchs

Modalidade: Aula dialogada e expositiva

Turma: 2º ano do Ensino Fundamental

Tema: A Escola e seu Papel Social

Duração: 5 aulas

2. Objetivo Geral: Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade.

2.1. Objetivos Específicos: Perceber que existem diferentes escolas; Conhecer histórias das escolas de antigamente; Compreender a importância da escola na transformação social do ser humano.

3. Conteúdo: A Escola e seu Papel Social

4. Ação didático-pedagógica: Conversação inicial: Você conhece toda a sua escola? Gosta dela? Como você se sente quando chega até a sua escola? Tem muitos colegas? Você aprende muitas coisas novas em sua escola? O que mais gosta de fazer quando está na escola? Seus pais frequentam a sua escola? E eles quando eram crianças estudaram? Você sabe se na escola deles a forma de aprender era parecida com a da sua escola? Tem pessoas que trabalham em sua escola? O que elas fazem?.... Visita no interior da escola: Com a turma toda andar nas dependências da escola e apresentar os funcionários que ali encontrar. Atividade 1: Agora que você já conhece melhor a sua escola, represente-a através de desenho:

Atividade 2: Juntamente com a professora escreva um pequeno texto sobre sua escola. Atividade 3: As escolas não são todas iguais, cada uma tem as suas especificidades e vão mudando com o passar do tempo. Observe as figuras abaixo e leia os textos para compreender melhor:

Atividade 4: Agora descreva algumas características de cada imagem e converse com todos sobre as mudanças sociais que pode perceber:

Atividade 5: Para conhecer o passado é necessário utilizar fontes de informação, como documentos escritos, relatos orais, construções, fotografia, visitas, filmes... Tudo isso fica registrado por pesquisadores em livros, artigos, exposições... E é assim que podemos estudar História e conhecer o que acontecia no passado e o que acontece em lugares que não conhecemos. Então, agora é sua vez de descobrir mais sobre a escola de seus pais. Juntamente com a professora organize perguntas e entreviste-os.

Atividade 6: converse com a sua turma sobre as suas respostas:

Atividade 7: Realize uma coletânea de fotografias, recortes de revistas ou jornais das diferentes escolas que você encontrar:

5. Avaliação: Os alunos serão avaliados pela sua participação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com