TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Negócios

Por:   •  20/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto II

A motivação e satisfação estão ligadas a aspectos psicológicos e atendimento das necessidades de um indivíduo. Mas qual a diferença entre motivação e satisfação no trabalho?

Podemos definir motivação no trabalho, segundo Baron (1991), como o “conjunto de forças energéticas que têm origem quer no indivíduo quer fora dele, e que dão origem ao comportamento de trabalho, determinando a sua forma, direção, intensidade e duração”. Para além disso, ainda podemos distinguir a motivação em:  

  • Motivação Intrínseca: Comportamentos estimulados pelo prazer que o trabalho em si origina na pessoa que o realiza;
  • Motivação Extrínseca: Comportamentos resultantes da intenção da pessoa atingir determinada recompensa (social ou material) ou evitar alguma forma de punição.

O conceito de satisfação no trabalho segundo Locke (1976): “É o estado emocional positivo ou de prazer, resultante da avaliação positiva do trabalho do indivíduo”.

Desta forma, pode-se perceber que a motivação e satisfação andam juntas e caracterizam-se pelo desenvolvimento emocional e social das pessoas. A motivação no trabalho traduz-se no desenvolvimento de comportamentos esforçados e persistentes por parte do colaborador, no sentido de alcançar determinados resultados, enquanto que a satisfação com o trabalho resulta de uma avaliação subjetiva das condições do trabalho e dos resultados.

Nesse contexto, vale ressaltar o quanto é decisivo a satisfação na atividade do Técnico em Segurança do Trabalho, uma vez que uma vez que reduz os riscos de acidentes, promove a saúde e a satisfação dos trabalhadores, melhora os resultados operacionais e imagem da organização, criando novas oportunidades de crescimento.

REFERÊNCIAS:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAYlIAC/motivacao-nas-empresas

http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/o-que-e-motivacao-conceito-e-principais-teorias-da-motivacao-definicao.php

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com