TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Negócios

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ESTUDO

DE

CASO

StoraEnso

Alunos:

Camila Rodrigues

Isadora Accarino

Monique Benedicto

Priscilla Araújo Roquette

Professor: Julio Loureiro

[pic 2]

Situação Problema:

Parar uma máquina de produção de papel fino pode ser realmente muito caro; uma máquina de papel normalmente trabalha 24 / 7 e é bastante complexa. Uma vez que tudo isto é uma operação contínua, desligar uma máquina e então reiniciá-la é demorado e muito caro. Perdas de produção podem facilmente chegar a dezenas de milhares de euros ou dólares.

Quando um produto químico ou componente aplicado na produção de papel falta, as consequências podem ser extremamente caras para a empresa e para o fornecedor. Isto poderia acontecer até duas vezes por ano na StoraEnso, Berghuizer Mill (Holanda).

A StoraEnso Berghuizer Mill é uma líder global no mercado de produção para publicações e papéis finos, cartão para embalagens e produtos de madeiras. As vendas da StoraEnso totalizaram 12,5 bilhões de euros em 2004 e eles têm mais de 45.000 empregados em 40 países, nos 5 continentes.

O problema era que eles usavam um demorado método manual de inventário, pedido e recebimento de seus insumos químicos. Os níveis dos silos e tanques eram monitorados manualmente. E se isso não fosse feito em tempo, a quantidade de produto poderia facilmente cair abaixo do ponto crítico de reabastecimento e uma ordem de emergência teria de ser colocada. Também, se o dispositivo de medição não estivesse funcionando bem, não mostraria a quantidade correta do produto deixada no silo. Em alguns casos, isto resultou na parada da máquina de produção de papel, até que o insumo químico chegasse.

O monitoramento não é a única área onde os problemas ocorreram, um sistema de entrada manual de ordens/pedidos possui muitas etapas onde uma falha pode ocorrer. Alguém tem que iniciar uma requisição. Isso, então, vai para o Departamento de Compras, onde é introduzido no sistema de pedidos. Então, a ordem deve ser enviada por fax ou e-mail para o fornecedor.  O envolvimento de tantas pessoas e etapas é um convite para problemas. Mesmo nos fornecedores finais, problemas podem surgir se o e-mail ou fax não for recebido, e sem um sistema automatizado de acompanhamento, estas discrepâncias não são notadas.

Considerando a situação problema apresentada, pesquisem por alternativas que possibilitem a implementação de procedimentos que impeçam a parada de máquinas por falta de suprimentos, como ilustrado.

[pic 3]

Introdução

Segundo Bowersox e Closs (2001), Supply Chain Management (SCM) ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos visa a gestão do fluxo dos processos chaves do negócio: suprimento, processamento e distribuição de maneira integrada. As organizações têm enfrentado um ambiente complexo e de competição acirrada, onde operações globalizadas não mais encontram barreiras de entrada e clientes se tornam mais exigentes. Esta situação faz crescer o número de competidores capazes de introduzir rapidamente novos produtos e serviços a preços cada vez menores e com melhor nível de serviço.

 A gestão da cadeia de suprimentos no atual ambiente de negócios apresenta-se como uma ferramenta que permite ligar o mercado, os canais de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo efetivo, simplificando assim o complexo processo de negócios e ganhando eficiência (BALLOU et al., 2000; CHISTOPHER, 2001; BOWERSOX e CLOSS, 2001).

A aquisição de produtos e serviços representa um fator decisivo na atividade de uma empresa, pois podem gerar redução nos custos e melhorias consideráveis nos lucros. Com isso, o departamento ou setor encarregado pelas compras deve estar atento a questões como a procedência dos materiais ou produtos, qualidade, preço e referencias dos fornecedores. Em relação à determinação das exigências, os responsáveis devem estar cientes da importância de uma especificação adequada, redigida com clareza e detalhamento, levando em conta itens como: dimensões, quantidade, material, peso, etc. Segundo Martins e Alt (2009, p. 86):

Resultados e Discussão

Dado o tamanho da empresa, seus processos precisam seguir padrões de qualidades rigorosos e a devida automatização no sistema de estoque para controlar desde a produção até o sistema de compras e a chegada efetiva de material.

A máquina parada é o que mais afeta no resultado da sua produção. Ou seja, se ela produzir mais, toda a fábrica produz mais e se ela ficar parada, toda a fábrica é prejudicada.

gestão da cadeia de suprimentos de negócios em inglês  Suppl y chain management (SCM) é o

gerenciamento de uma rede interligada de  negócios envolvidos na provisão final de

pacotes produto e serviço requeridos por clientes finais.  A gestão da cadeia de suprimentos abrange todo o

movimento e armazenamento de matéria prima , trabalho em processo de inventário, e produtos acabados do

ponto de origem até o ponto de consumo (cadeia de suprimentos).

Supply chain management (SCM) é a ferramenta usad a a tecnologia possibilita gerencia cadeia de

suprimentos eficácia e eficiência. Sendo nos tempos modernos exigências do cliente, que influencia diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (330.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com