TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Produtos

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Portfólio de produtos

Um produto é qualquer bem ou serviço que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades, desejos e demandas de um mercado. O produto não inclui apenas objetos tangíveis, mas também podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, ideias etc. A composição de um produto envolve a variedade, qualidade, marca, preço, embalagens, serviços aos clientes, garantias entre outros.

No quiosque da franquia McDonald’s, o portfólio de produtos contém sorvetes e adicionais de diferentes formatos e preços.

Casquinha: Casquinha de biscoito em forma de cone, com sorvete nos sabores chocolate, baunilha ou mista.[pic 1]

[pic 2]

McColosso: Cascão de biscoito em forma de cone, recheada com sorvete de baunilha e cobertura de chocolate, com um biju (canudinho de biscoito).

[pic 3]

Sundae: Sorvete de baunilha com calda de chocolate, caramelo ou morango, acompanhado de amendoim picado.

[pic 4]

Top Sundae: Sorvete de baunilha coberto com calda de chocolate, caramelo ou morango, acompanhado de farofa de paçoca e dois bijus (canudinhos de biscoito).

[pic 5]

McFlurry: Sorvete de baunilha com calda de chocolate, combinado com biscoito, confeito ou chocolate. Exclusividade McDonald’s.

Água: Água mineral natural das marcas Lindoya ou Cristal (depende do fornecimento).[pic 6]

  1. Preço

Após o desenvolvimento do produto, é necessário estabelecer o valore monetário aplicado ao mesmo, conforme a percepção de valor que o consumidor atribui a ele. Segundo Serrentino et al. (2009), o valor que o consumidor atribui ao produto é a relação entre seu benefício percebido e o seu custo, concluindo-se que quanto maior o benefício percebido do produto para a satisfação de sua necessidade, maior o preço que o consumidor estará disposto a pagar para ter acesso a ele. O preço é apenas uma parte do custo total que os clientes pagam, pois é ele o único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empesa e de sua rentabilidade.

Para determinar o preço de um produto é preciso considerar que, quando bem posicionado, o preço é fator primordial ao sucesso do plano de marketing, pois deve ser suficientemente alto para proporcionar lucro para quem está produzindo, mas suficiente baixo para que seja atrativo ao cliente, e não demasiadamente baixo para não o depreciar e não conquistar a confiança do cliente ao adquiri-lo. Os aspectos competitivos do segmento e os objetivos da empresa também devem ser alinhados ao elaborar a estratégia de preço, que é um dos elementos mais flexíveis do mix de marketing, já que este fator informa ao mercado do posicionamento de valor pretendido pela empresa para seu produto ou marca. Para Kotler & Keller (2006), um produto bem desenhado e comercializado pode determinar um preço superior e obter alto lucro, o que não é totalmente aplicado ao preço praticado pela empresa. Seu preço é acessível e apresenta uma forte opção de alimento com padrão de higiene, comodidade e rapidez no preparo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (424.9 Kb)   docx (362.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com