TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Muldisciplinar em Marketing

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6
  • Unidade I - Para que serve a História? Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o conteúdo de História

  

A Unidade I - Para que serve a História? Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o conteúdo de História – estudou as propostas de trabalho contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o contexto de sua elaboração e seus objetivos propostos aos professores, que deverão levar os alunos a conhecerem e a compreenderem a História do Brasil e a sua conexão com outras nações e povos na dimensão social e material como, também, das mentalidades e sua relação com o imaginário, a memória e o cotidiano. Ao mesmo tempo, respeitar as diversidades socioculturais brasileiras nos quesitos classe social, crença, etnia, gênero e outras particularidades individuais e sociais.

 

Atividade:

 

Escreva sobre o trabalho do professor na sala de aula e as relações entre sujeitos, saberes e práticas na atualidade com base no artigo disponível no link. 

 

https://web.archive.org/web/20170309102033/http://www.espacoacademico.com.br/077/77cerezer.htm

  • CLIQUE AQUI PARA ENTREGAR A ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE II

Unidade II - Ensino de História articulado as novas tecnologias

 

Na Unidade II – O ensino de História articulado às novas tecnologias, estudamos as propostas de trabalho do ensino de História diante dos desafios propostos aos professores por meio do uso dos recursos tecnológicos para a produção e a transmissão do conhecimento em sala de aula.

Os Parâmetros Curriculares de História consideram válidos todos os materiais e as ferramentas que forem utilizados para ter acesso ao conhecimento e esclarecem que o professor tem a função de ser mediador na comunicação e na transmissão do saber aos alunos.

Assim, pode ser considerado material didático tudo o que for elaborado especificamente para o trabalho de sala de aula, no qual o professor pode utilizar livros, manuais, apostilas, filmes e documentários, entre outros recursos.

O computador e a navegação na internet são importantes ferramentas, pois facilitam a busca, a elaboração e a transmissão do conhecimento. A atualidade exige cada vez mais domínio tecnológico, no qual os recursos visual e/ou auditivo são bastante atraentes para a transmissão do conteúdo e o aprendizado dos alunos.

 

Elabore uma proposta de aula com um tema de sua escolha articulando a linguagem escrita, musical e iconográfica por meio da pesquisa em sites na internet.

A proposta de aula, deve ser escrita no formato de dissertação e conter as seguintes informações: descreva o período histórico, a série, o tema, o objetivo geral, objetivo específico, detalhar o conteúdo da aula e a justificativa teórica, detalhar as atividades a serem realizadas, detalhar os recursos e materiais que serão necessários para a aula e descrever as referências bibliográficas.

Fica como sugestão de trabalho o processo de reurbanização das cidades como São Paulo, nas décadas de 40 e 50 do século XX, evento este que esteve entre o construir e o demolir das edificações.

Deve ser levada em conta a questão das relações de trabalho da mão de obra dos migrantes nordestinos que, por muitas vezes, foram desalojados de suas habitações e enfrentaram adversidades múltiplas em seu cotidiano.

Fica como inspiração para o trabalho o artigo da professora Maria Izilda Santos de Matos – A cidade que mais cresce no mundo: São Paulo território de Adoniran Barbosa. Disponível no link: https://www.scielo.br/pdf/spp/v15n3/a08v15n3.pdf

 

Aproveite para discutir a canção Saudosa Maloca, composta por Adoniran Barbosa, em 1951, na qual a Maloca representa uma antiga edificação de estética anterior à Vanguarda arquitetônica da década de 1950, como, também, o lugar de moradia dos três amigos, que são as personagens da canção.

A canção está disponível no link https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/

  • CLIQUE AQUI PARA ENTREGAR A ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE III

Unidade III – A Pluralidade no Ambiente Escolar: Etnia, Gênero e Demais Diversidades

 

A Unidade III - A pluralidade no ambiente escolar: etnia, gênero e demais diversidades,estudou a respeito da discussão do ensino da história na atualidade, aqual deverá abordar as questões que envolvem gênero, etnia e outras diversidades como a questão social e suas diferenças presentes no cotidiano, nas escolas e nas salas de aula.O professor de história deve ser capaz de levar os alunos a refletirem sobre a construção histórica das referidas categorias, dentro e fora do ambiente escolar, porque a escola é, também, resultado do meio social.Sendo assim, é importante situar o contexto de época e sua relação com os sujeitos sociais.

Portanto, na prática do ensino de história, o professor deverá abordar as mais variadas formas de diversidades e levar os alunos a perceberem o quanto esse fator pode ser gerador de desigualdades e violências que foram construídas historicamente.

 

Atividade:

 

 

Elabore uma proposta de aula, na qual, através da linha do tempo histórico do período de sua preferência, a violência contra a mulher, contra a etnia afrodescendente e contra os homossexuais, foram bastante explícitas e embasadas em discursos hegemônicos (discursos dominantes) como o discurso médico o jurídico e o clerical etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com