TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rei Do Petróleo

Resenha: O Rei Do Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Resenha  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

O negociante e financista Marc Rich admite ser visto por muitos como o "diabo", mas agora o novo livro de um jornalista suíço descreve o bilionário nem como santo nem como pecador.

Daniel Amman, que entrevistou Rich horas a fiô para o seu livro - "O Rei do Petróleo" - conta à swissinfo como Rich ganhou fortunas com um oleoduto entre Israel e o Irã.

Rich, 74 anos, vive às margens do lago de Lucerna e tem sido nos últimos anos uma personalidade controversa e muitas vezes não estava no lugar correto na hora certa.

Ele já foi acusado pelos Estados Unidos por comércio ilegal com o Irã e evasão fiscal. Por essa razão nunca mais retornou ao EUA, temendo ser preso.

Rich, que reuniu parceiros de negócios que oficialmente não gostariam de ter sido associados uns com os outros, foi perdoado no último dia do mandato do presidente americano Bill Clinton, para a surpresa e frustração de muitos.

swissinfo: Daniel Ammann, qual é a sua opinião de Marc Rich?

D.A.: Penso que ele é uma pessoa muito ambivalente e, como trader de matérias-primas, você está de certa forma trabalhando nas zonas nebulosas do capitalismo. Ele é uma pessoa charmosa, o que me surpreendeu, pois publicamente costumava ser retratado como o maior diabo, uma pessoa extremamente arrogante e inescrupulosa.

Tinha essa imagem dele e quando nos encontramos me surpreendi. Ele fala de forma bastante calma e é bastante amigável. Surpreendi-me pelo seu charme, mas ao mesmo tempo, é óbvio, ele foi um dos melhores traders no século 20, o que significa que devia ser bem astuto também.

swissinfo: Ele seria o maior fraudador fiscal de todos os tempos?

D.A.: Para o Rudy Giuliani (na época o procurador-geral dos EUA) sim, que processou Marc Rich. Mas atualmente penso que foi mais uma campanha de relações públicas do Giuliani. Não acho que o Rich era como se falava.

swissinfo: Mas seu livro afirma que ele era uma sanguessuga do Terceiro Mundo...

D.A.: Eu não digo isso. É um político suíço que o rotulou dessa forma. Obviamente as matérias-primas (commodities) hoje em dia são encontradas em países que não são realmente grandes exemplos de democracia e de respeito dos direitos humanos. Então, se você escolhe comercializar nesse setor, trata-se de um negócio muito sensível. E você também está ativo em países corruptos, onde as próprias populações são exploradas.

Por outro lado, foi exatamente Marc Rich que permitiu vários países a africanos de explorar seus próprios recursos e serem independentes das empresas multinacionais.

swissinfo: O que fez ele tão bem sucedido?

D.A.: Penso hoje em dia que ele era um ótimo trader. Ele tinha faro. Ele tinha o dom de perceber as tendências do mercado e nessa época se tornou ativo de forma independente. Ele percebeu que o mundo dos negócios com commodities estava mudando das multinacionais para os governos dos países que queriam explorar eles mesmos seus recursos. Era necessário surgir traders independentes e o Marc Rich foi um dos primeiros, especialmente quando se tratava do petróleo. Por isso o título "O Rei do Petróleo".

Ele sempre foi capaz de juntar parceiros de negócios impossíveis como, por exemplo, Irã e Israel após a queda do Xá. Penso que esse foi um dos seus maiores sucessos.

O aspecto interessante em meados dos anos 1970, pouco antes dele se tornar independente, era que Israel e Irã, este sob o poder do Xá, tinham um oleoduto secreto. Era uma joint venture que supria secretamente Israel com petróleo. E foi o Marc Rich que transportou esse petróleo e usou para isso o oleoduto.

swissinfo: Como ele começou a ter problemas?

D.A.: O problema estava nos Estados Unidos. Ele teve o azar de estar tentando fazer dinheiro contra as regulações do preço do petróleo. E ainda havia esse rapaz bastante jovem e ambicioso, o Rudy Giuliani, que posteriormente se tornou prefeito de Nova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com