TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário de Projeto em Publicidade e Marketing

Por:   •  12/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.710 Palavras (19 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

Mestrado em Publicidade e Marketing

Seminário de Projeto em Publicidade e Marketing

Docente: Cristina Luz

Discente: Ana Goulart Sousa / 10583

Data final de entrega: Lisboa, 9 de janeiro 19

Introdução

O presente relatório de estágio surge no âmbito da concretização do trabalho final do mestrado em Publicidade e Marketing da Escola Superior de Comunicação Social. O estágio decorreu no grupo de agências da One Spot Net, entre 4 de fevereiro de 2019 e 19 de abril de 2019

A One Spot Net é um grupo de agências que oferece um enorme leque de soluções para a sua marca, sendo especializada em várias brands solutions, a One Spot Marketing, que incide na ativação de marca há cerca de 15 anos, é responsável por desenvolver todas as fases de um  projeto desde a sua ativação até à sua experimentação. A Dig It é uma agência digital que procura as melhores soluções para responder aos desafios apresentados pelas marcas.Com mais de 5 anos de experiência no planeamento, conceção e gestão de ações e comunidades digitais é também responsável pela criação da Rede UniverCidade, que se trata de uma comunidade digital de estudantes do Ensino Superior que visar dar  suporte a agências especializadas em marketing universitário.

O estágio em questão decorreu na agência digital Dig It, que é responsável pelo planeamento e implementação de várias estratégias de comunicação em diversas redes sociais online, como o caso do Instagram. Para além disso, apresenta também como principais serviços a criação de conteúdos de comunicação digital, nomeadamente, a produção de fotografias e vídeos de produto e a criação de conteúdos específicos para vários websites e blogs, sobre variados temas. Todos estes serviços são alvo de uma adaptação da linguagem à própria marca. A empresa foca-se ainda na criação de websites de acordo com as necessidades específicas de cada marca, havendo também uma adaptação à estrutura e às as necessidades do negócio. Por fim, e através de uma variedade de ferramentas disponíveis, a empresa também possibilita o desenvolvimento de ativações via Messenger Chat Bot através dos diversos sociais media, englobando neste tipo de estratégia aspetos como micro influenciadores e pontos de venda.  

Ao longo do presente relatório serão produzidos vários capítulos que têm com objetivo orientar a leitura e apresentar os diversos pontos fundamentais no desenvolvimento deste estágio e respetivos resultados. Para tal, no capítulo dois será apresentado um quadro teórico indicando as diferentes atividades desenvolvidas no âmbito do estágio. No capítulo três será descrito um breve enquadramento da instituição de acolhimento. Quanto aos restantes capítulos estes irão abordar um conjunto de temáticas complementares (teóricas e práticas) que se tornaram fundamentais para a realização deste estágio.

De seguida, serão apresentados os resultados, respetivas discussões dos mesmos e as várias conclusões alcançadas.  Por fim, apresenta-se a respetiva bibliografia consultada para a realização do relatório de estágio.

  1. Quadro Teórico

1.1 Planeamento da comunicação

O planeamento é a primeira fase do desenvolvimento de uma campanha de comunicação, visto que vai delimitar os objetivos que a administração pretender ver realizados, bem como a forma de os realizar. Stoner e Freeman (1999) esclarecem que o planeamento está dividido em duas fases: o estabelecimento das metas que se pretende alcançar e o caminho a percorrer para atingir os objetivos propostos. Assim sendo, as organizações devem estar atentas à definição de objetivos para que consigam trilhar o caminho mais adequado para atingir os seus fins.

Neste contexto é importante que se especifique os três níveis do planeamento – estratégico, tático e operacional. Na perspetiva de Teixeira (2013), estes três níveis de planeamento têm características muito dispares entre si; a saber:

  • O planeamento estratégico é um processo que inclui os gestores de topo, uma vez que estes têm a palavra final, neste tipo de planeamento, gestores de outros níveis, onde decidem os objetivos, a forma de os alcançar, bem como a missão de uma organização.
  • O planeamento tático é formado a nível intermedio, não há necessidade dos gestores de topo da organização, vai só envolver algumas áreas e não a organização como um todo, podemos dizer que é feito ao nível departamental.
  • O planeamento operacional: refere-se à operação, isto é, as equipas que trabalham num determinado departamento, é feito a curto prazo e caracteriza-se por uma preocupação com o detalhe numa operação específica.

Em suma, “o planeamento de um departamento da empresa, que é um planeamento tático em relação ao planeamento estratégico geral da organização é estratégico em relação a cada uma das secções que integram aquele departamento” (Teixeira, 2013, p. 67).

A comunicação é um processo que para além da troca de informação, está ligada ao marketing sendo utilizado como uma forma de persuasão através do uso das emoções e sensações. Aliás, segundo alguns autores de referência na área do marketing (identificar alguns) a comunicação é um dos aspetos mais importantes do marketing mix, sendo um fator diferenciador num mercado saturado por uma elevada oferta de produtos e marcas.

A comunicação tem como principal objetivo fazer chegar aos consumidores, de uma forma eficaz, o que a marca deseja vender perfazendo, de um modo quase automático, uma relação de fidelidade entre marca e consumidor, e por consequência com os respetivos produtos. Como Roxo (2000) refere, “as marcas apoiadas por uma comunicação eficaz são mais rentáveis, podem comandar uma subida de preços e reagem rapidamente a atividade da concorrência”.

A comunicação eficaz é fundamental para todas as empresas/organizações, para que o processo de comunicação seja feito são necessários vários elementos, tais como: o remetente, que é quem emite a mensagem; o recetor, que é a quem a mensagem é dirigida; o próprio conteúdo da mensagem, por exemplo uma peça publicitaria; a importância do formato da mensagem, se é visual ou apenas auditivo; o canal de comunicação pela qual a mensagem  é enviada; e por fim o meio que é transmitida, que pode ser a televisão, jornais, APPS,  entre outros, segundo: (BUILDING SOCIETIES ASSOCIATION, 2013), é possível ver que é necessário a construção de uma estratégia de comunicação sólida e eficaz. Para obter sucesso através de uma estratégia de comunicação é importante que a marca crie uma mensagem única, inovadora e contagiante de modo a atingir o subconsciente dos consumidores, acabando por obter o produto para “viverem” o que aquela mensagem transmitiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (202.7 Kb)   docx (246.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com