TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Financeiro Santander

Casos: O Sistema Financeiro Santander. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  6.767 Palavras (28 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 28

1 - INTRODUÇÃO

O banco Santander está no mercado financeiro há muitos anos. Atualmente o mercado como um todo está muito competitivo, ainda mais o mercado que envolve instituições financeiras que atuam no Brasil, pois este segmento é totalmente regido pelo governo federal, assim as empresas precisam estar atentas no que está ocorrendo no ambiente geral, pois é neste ambiente que as empresas identificam seus recursos. Assim é necessário verificar-se como as legislações que o governo lança para o mercado possa ser uma oportunidade de negócio.

O banco Santander (Brasil) S.A é um dos bancos múltiplos líderes no Brasil e o maior banco controlado por um grande grupo financeiro global, em um dos mercados mais atraentes do mundo, dado seu alto potencial de crescimento e sua baixa penetração de produtos e serviços bancários. As operações do banco Santander estão localizadas em todo o País e estrategicamente concentradas nas regiões sul e sudeste, área que representa aproximadamente 73% do PIB e onde possui atualmente uma das maiores redes de agências bancárias dentre os bancos brasileiros.

Neste trabalho visa verificar sobre os negócios do Banco Santander, sua missão, seu histórico de crescimento, seu perfil corporativo e estratégia, sua política de RH e seus índices financeiros com o intuito de identificar necessidades.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 - Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

Portanto, o planejamento estratégico visa antecipar o futuro da empresa, em longo prazo. Assim, de uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado, ou seja, o planejamento estratégico é fundamental para o sucesso de qualquer organização e a responsabilidade deste planejamento assenta na alta gerência, dado o nível de decisões para média gerência, no qual será executado pelo operacional.

O planejamento pode ser dividido em três níveis:

• Planejamento estratégico; é formal e é realizado pelo executivo da empresa, nesta parte é considerado de longo prazo;

• Planejamento tático; é derivado do planejamento estratégico, no qual são divididos para os departamentos, como por exemplo, financeiro, marketing etc, nesta parte o planejamento é considerado de médio prazo;

• Planejamento operacional; derivado do planejamento estratégico e do planejamento tático, no qual são implementados todas as táticas do planejamento

Segundo Públio (2008); como planejar e executar uma campanha de propaganda. O estabelecimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco atividades:

• Definição da missão corporativa.

• Análise da situação.

• Formulação de objetivos.

• Formulação de estratégias.

• Implementação, Feedback e controle.

De acordo com Carvalho et. al (2008), em estratégia empresarial, existe uma relação entre visão, missão, objetivos, estratégia e valores. Estes autores defendem um esquema, em que a visão funciona como uma "umbrella" à missão, aos objetivos e à estratégia e os valores são o balastro, a fundação de todo o movimento. Segundo os autores a visão, missão, objetivos e valores permitem conhecer o "para onde se quer ir" enquanto a restante estratégia permite resposta ao "por onde se pretende ir".

2.2 Recursos Humanos

Podemos definir Administração de Recursos Humanos o ramo especializado da ciência da administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. Área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoas

O Aparecimento da Administração de Recursos Humanos

A menção de Recursos Humanos só começa a ser feita na década de 60 quando tal expressão começa a substituir no âmbito interno das organizações o termo Administração de Pessoal e Relações Industriais.

Segundo GIL (1994-15), atualmente a maioria das empresas brasileiras de grande e médio porte mantém departamento de RH, porém a adoção dessa designação parece estar relacionada aos interesses em apresentar uma característica de modernidade. O aparecimento da Administração de Recursos Humanos deve-se à introdução do conceito originário da Teoria Geral de Sistema à gestão de pessoas.(SANTOS, 2009)

A Teoria Geral de Sistema surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy; não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade empírica.(SANTOS,2009)

Para CHIAVENATO (1983-513) o conceito de sistema passou a dominar as ciências e, principalmente, a Administração. Se se fala em Astronomia, pensa-se em sistema solar; se o assunto é Fisiologia, pensa-se em sistema nervoso, no sistema circulatório, no sistema digestivo. A Sociologia fala em sistema social. A abordagem sistêmica hoje, em Administração, é tão comum que às vezes nem nos ocorre que estamos a utilizá-la

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com