TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR        

Matriz de resposta

Aluno/a: Marcos da Silva Gomes

Disciplina: Marketing

Turma: 0122_2_3

   Como acontece em outros vários seguimentos, os processos de Marketing ao longo da história, passam por constantes mudanças, adaptações e desenvolvimento para que estejam em alinhamento e possam atender a demanda dos novos perfis da sociedade e por consequência, dos consumidores. Citando uma frase frequentemente utilizada no mercado atual, “A única certeza que se tem é a de que sempre haverá mudanças”. Neste aspecto é possível observarmos que nos últimos anos algumas empresas tiveram grande êxito para conquistar a confiança do novo público e trazer novas experiencias almejadas, como a grande referência hoje, a Amazon no Brasil, que consegue praticamente de forma completa, estar alinhada entre sua concepção, processos de marketing e confiança transmitida aos seus clientes consumidores.

 A Amazon conseguiu entrar no Brasil com e-comerce de uma maneira tão rápida e assertiva inicialmente, que a permitiu poder atuar em igualdade com grandes empresas varejistas tradicionais no mercado brasileiro. Essa introdução teve início em 2012 no país, com sua estratégia de marketing voltado para a venda de livros e Kindle (leitor digital) se mantendo discretamente no mercado, em 2017 abriu uma plataforma de vendas para pequenas empresas realizando ainda boa participação de mercado, mais sem grandes destaques a nível de concorrência.

Já em 2019, houve uma mudança significativa onde seu planejamento estratégico passa a estar alinhado com o novo perfil de consumo do mercado brasileiro e assim ela inicia uma entrada expressiva no setor e-comerce anunciando a alteração na sua forma de expandir vendas e gerar rendas (Aspectos importantes no marketing), partindo para a venda direta e com estoque próprio, também construindo um centro de distribuição e empregando aproximadamente 1500 funcionários. No seu plano também constava um dos processos mais importante do marketing, a distribuição de produtos, pois investiu em tecnologia logística garantindo a rapidez e satisfazendo um dos pilares das melhores estratégias, onde suas metas de entrega dentro do prazo chegam a atingir 98%.

Mas como é possível ter uma estratégia com bases competitivas que possam enfrentar essa atual gigante do setor?

Apesar de todos os aspectos positivos que contam a favor da Amazon no momento para contínuo domínio, eu acredito que seja plenamente possível concretizar uma concorrência cada vez mais forte e busca de aumento do Market share pelos concorrentes. Com a aplicação de ações de marketing bem direcionadas com ferramentas adequadas e baseadas num planejamento estratégico estruturado.

Considerando alguns ambientes de Marketing, as empresas que estão no mesmo segmento de mercado, ou seja, concorrentes, podem utilizar ferramentas de iniciativas no macroambiente, formando pesquisas de mercado para ainda melhor mapeamento do perfil de cliente e público alvo, entendimento do poder de compra por região, por exemplo, a faixa etária de cada segmento do varejo, culturas regionais que podem facilitar a venda de determinado produto, etc.

Já no microambiente, é possível traçar algumas linhas de segmento estratégico para alcance de melhores números de mercado, como a integração e envolvimento do time da empresa como um todo, chamado popularmente de “vestir a camisa” pode fazer relevante diferença nos resultados de uma companhia, também posso citar a relação com fornecedores, obtendo melhores preços perante a estratégias de parcerias e/ou exclusividade dentro da previsão mapeada pelo Marketing, constante treinamento de distribuidores e vendedores, além de “olhar para o lado” percebendo cada boa pratica do concorrente com o intuito de não perder algum insight nesse mundo tão corrido.

Ainda fazendo relação ao macroambiente, preciso reforçar a importância do entendimento do comportamento do consumidor, e isso a Amazon fez e faz muito bem utilizando um de seus robustos e reconhecidos pilares, a tecnologia, que facilita e agiliza sua interface com o consumidor além do mapeamento instantâneo de perfis como, preferencias, motivação, atualização de cadastro, se há motivação de presentear um terceiro, parente ou a si mesmo, idade, valor a ser pago e muito mais. Pois Amazon investe constantemente em um dos maiores armazenamento em nuvem do planeta, além de locar seus servidores a pessoas comuns, tudo isso ocorre com privacidade de dados pessoais, mas com toda certeza é motivo de preocupação no ponto de vista da concorrência, por exemplo MAGALU e B2W. Porque após um estimulo para comprar e uma excelente experiencia o cliente tem tudo para tomar novamente a decisão de compra na mesma empresa e por muitas vezes sem haver necessidade real, já que a inteligência artificial sugere novos produtos do mesmo seguimento para complementar algo já adquirido, novos lançamentos do mesmo seguimento, etc. Eu mesmo já fui motivado a comprar por essas estratégias.

Outro fator importante é ter o feedback do cliente nos pós-compra para alinhar a estratégias de possíveis planos de melhorias, além de descontos, frete grátis ou vantagens progressivas. Isso suporta fatores importantes como segurança e agilidade e nesse aspecto a Magazine Luiza não fica devendo, pois tem renomada reputação no mercado e uma vantagem que pode afetar os demais, que é uma enorme gama de operação dentro de sua estratégia com milhares de diferentes empresas vendedoras no seu marketplace (criado aos moldes da Amazon), números superiores aos concorrentes.

Por fim, podemos afirmar que o e-commerce brasileiro suportado por essas gigantes do setor de varejo ainda tem muitos capítulos novos de sucesso pela frente, visto o dinamismo aplicado no marketing atual, no qual acredito que se sairá melhor quem conseguir consolidar suas estratégias, baseadas em tecnologias sejam elas de mapeamento de perfil, utilização de mídias sociais, influenciadores digitais, entregas ágeis, momentos únicos fazendo parte de histórias pessoais ao mesmo tempo com soluções simples, criando valor para as marcas e pessoas, tendo uma diferenciação integrada para além de tudo contribuir com novas experiencias, posicionamentos e sensações ao cliente.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (801.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com