TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de Gestão estratégica

Resenha: O conceito de Gestão estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 3

O conceito de Gestão estratégica engloba o de Planejamento estratégico como uma de suas etapas. Ele abrange as avaliações de diagnósticos e de prontidão, a estruturação do processo de planejar e formular um propósito compartilhado para a organização; a escolha de estratégicas, a fixação de metas e desafios e a atribuição de responsabilidades para o detalhamento dos planos e projetos para conduzir a sua implantação.

Gestão estratégica é um processo sistemático planejado, gerenciado, executado e acompanhado sob a liderança da mais alta administração da entidade, envolvendo e comprometendo todos os gerentes e colaboradores da organização, ela tem por finalidade assegurar o crescimento, a continuidade e a sobrevivência da entidade através da continua adequação de sua estratégia, capacitação e estrutura possibilitando-lhe enfrentar e antecipar-se ás mudanças observadas ou previsíveis no ambiente externo da entidade.

A Gestão Estratégica utiliza-se de vários passos com o objetivo de administrar estrategicamente todas as áreas da organização. O primeiro e fundamental passo consiste no Diagnóstico Estratégico, onde o cenário atual da organização é levantado, objetivando avaliar a existência e adequação das estratégias vigentes na empresa. Uma ferramenta muito difundida e que se adéqua perfeitamente à etapa de diagnóstico estratégico é a análise de SWOT.

Concluído o diagnóstico inicial, o segundo passo consiste em uma análise sobre a Prontidão Estratégica, isto é, o envolvimento de todos os membros da organização, principalmente da alta direção, em relação ao futuro organizacional, as ações para solucionarem eventuais gargalos, a atenção aos reflexos positivos e negativos oriundos das mudanças e o alinhamento da equipe com a Missão, Visão e Valores da empresa. O modelo dos 7S desenvolvido pela consultoria McKinsey se encaixa bem nesta etapa, pois através dele a empresa poderá organizar, analisar e diagnosticar o seu ambiente de trabalho, e principalmente, irá fazê-lo de forma sistêmica.

O passo seguinte consiste na priorização dos problemas em função de sua gravidade, estabelecendo com isso uma seqüência lógica para a implantação das ações de adequação. Esta etapa é denominada Direcionamento Estratégico, isto é, o direcionamento que a organização precisa seguir para sobreviver e sobressair no mercado. Através dos Critérios de Excelência da FNQ, uma organização pode adquirir uma visão holística de trabalho, isto é, adotar uma posição sistêmica com grande interdependência entre os setores, melhor conhecimento da empresa, aumento da flexibilidade organizacional e trabalho de alto desempenho.

Para garantir que a empresa não perca os ganhos provenientes da Gestão Estratégica e continue olhando para o futuro, é necessário manter a Vigilância Estratégica. Por meio da Vigilância Estratégica a empresa continuará observando, acompanhando e questionando seu processo de trabalho e a aceitação de seus produtos e serviços no mercado com a possibilidade de desenvolver medidas antecipadas e respostas estratégicas para sanar qualquer desvio. A matriz BCG se mostra como uma importante ferramenta nesta etapa, tanto para análise do portfólio de produtos quanto para verificação do desempenho das unidades de negócio.

Assim para uma empresa atuar com uma Gestão Estratégica ela precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com