TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O consumo sob a influência da embalagem

Relatório de pesquisa: O consumo sob a influência da embalagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.556 Palavras (19 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 19

O CONSUMO SOB A INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM

Jefferson Souza santos

gel_1616@hotmail.com

José Henrique Damasceno

henriquedamasceno20@gmail.com

José Paulo Linhares

Jplinhares2009@hotmail.com

Marcos Osmir Sena de Haro

Maria Enedina de Souza

São Paulo,

2013

RESUMO

A embalagem de um produto serve como uma forma de publicidade do próprio produto, dessa forma se for bem desenhada, ela pode atrair vários clientes. O objetivo deste trabalho foi analisar se a embalagem realmente influencia o cliente no ato da compra.

Foi aplicado um questionário para 100 participantes, os quais respondiam qual fator entre marca, embalagem e preço, os influenciavam mais no ato da compra. Também respondiam se já haviam sido influenciados alguma vez pela embalagem de um produto, além de responderem também qual a característica que chama mais a atenção.

Após a análise dos dados foi constatado então que embora a embalagem já tenha influenciado parte dos consumidores, não é o fator que mais influencia, tendo em vista que muitos são influenciados pelo preço, marca e por outros fatores. Concluiu-se então que a embalagem é uma forma de comunicação e de publicidade direta entre o produto e o consumidor, porém não é o fator que mais o influencia no ato da compra, fazendo com que o cliente sinta-se até atraído pelo produto mais procure outros fatores para ajudá-lo no processo de decisão de compra.

Palavras-chave: Embalagem, fatores, influência, consumidor.

INTRODUÇÃO

No Brasil, consumidores vão a supermercados, hipermercados, entre outros, para a aquisição de alimentos, produtos de limpeza e diversos outros produtos, estando sozinhos ou com outras pessoas lhe fazendo companhia, uma vez com essa companhia, eles acabam sendo influenciados no ato da compra. Outro fator que também influencia o consumidor no ato da compra é a marca.

A marca é uma das principais influenciadoras sobre o consumidor, pois muitas vezes pessoas compram um produto de certa marca por ouvirem falar muito dela, assim, supõe-se que, o consumidor cria um conceito de que é a melhor. Eis um motivo, para percebermos porque algumas empresas mudam suas marcas periodicamente, fazendo com que assim se renove e mude diante dos consumidores causando uma curiosidade para que o produto seja adquirido.

Pode ser percebido que a embalagem do produto também vem se tornando uma grande influenciadora no ato da compra. As embalagens primeiramente foram feitas com o intuito de proteger o produto, evitando assim que seja danificado. Porém, além desse fato, pôde ser observado que ela poderia ser usada como um meio para a venda do produto, sendo ela mais colorida ou com outras características que de alguma forma pudessem atrair o consumidor.

Dessa forma, empresas fazem estudos sobre a aceitação do produto pelo consumidor focadas nas embalagens, para poder assim adaptá-las ao seu gosto, fazendo mudanças para também atraí-los, capturando assim novos clientes.

Com base nisso, supõe-se também, que a primeira vista, a embalagem é importante, pois ela acaba sendo a primeira impressão do produto, fazendo com que assim o consumidor possa ser influenciado.

Este trabalho é importante para servir de base às empresas, para que elas saibam como as embalagens influenciam no comportamento de compra do consumidor, podendo assim atuar de uma melhor forma, possam atrair clientes e não perder a atenção do público-alvo.

METODOLOGIA DE PESQUISA

Serão feitas pesquisas de observação em um supermercado, abordando os clientes e aplicando também um questionário simples contendo perguntas sobre o que influencia mais o consumidor na hora da compra, se a embalagem já o influenciou e quais características os influenciam.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Marca

A marca, um tema importante para o sucesso de um produto, e também a influência que ela exerce sobre o consumidor, serão temas abordados. Logo após, serão consideradas definições sobre a embalagem do produto, conceito das embalagens, o processo de design de uma embalagem e a ligação da embalagem com o consumidor. Por fim será tratada a questão do comportamento do consumidor, mostrando como se define esse comportamento e como ele é trabalhado.

Conceito de marca

A princípio pode-se dizer que não existe um conceito específico para marca, tendo em vista que existem várias definições para esse conceito. De acordo com Sampaio (2002, p.25), “desde ligadas a área de design, até as mais elaboradas fórmulas empresariais, passando por concepções legais de comunicação e de marketing [...] pode ser definida de duas formas, sendo essas definições, as visões que os consumidores têm de marca, e visão que as empresas e instituições têm”.

Segundo Sampaio (2002, p.25):

A marca, do ponto de vista do consumidor, é a síntese das experiências reais e virtuais, objetivas e subjetivas, vividas em relação a um produto, serviço, empresa, instituição ou mesmo, pessoa. Ela representa um conglomerado de fatos, sentimentos, atitudes, crenças e valores que se relacionam àquele conjunto de nome(s) e símbolo(s), diretamente, e em relação tanto às outras marcas da mesma categoria como a todas que fazem parte de seu universo vivencial. A marca age como um facilitador operacional, eliminando processos de decisão relativamente complexos [...] um elemento catalisador, acelerando de forma segura esses processos decisórios; e como forma de expressão social, transformando essas decisões em fatos de interação social.

A marca carrega consigo valores representativos da empresa e do produto passando para o consumidor uma imagem, de qualidade e tradição ajudando assim a empresa a atrair o consumidor e acelerando o processo de decisão do mesmo para adquirir um produto.

Para as empresas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com