TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto ambiental da construção no meio ambiente

Projeto de pesquisa: O impacto ambiental da construção no meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este desafio visa apresentar o tema Sustentabilidade na construção civil As questões ambientais têm ocupado, gradativamente, cada vez mais espaço nos problemas dos países, desenvolvidos ou não, e a quantidade de resíduos deixados por construções, cerca de cinco vezes maior do que de produtos, tornou-se um dos centros de discussões da sustentabilidade . Todas as mudanças visam tornar a empresa mais competitiva, onde cada uma delas é um empreendimento ou projeto, por se tratarem de um esforço temporário (possui data de inicio e termino), e tem por finalidade produzir um produto ou serviço com características peculiares que o diferenciam de outros que possivelmente, já tenham sido produzidos.

Assim sendo, para obter sucesso nas empresas, seja de quaisquer ramos de atividade, exige, atualmente, o domínio das mais modernas praticas sustentáveis de gerenciamento de projetos.

Objetivos Gerais

Aplicar ideias de sustentabilidade em projetos, com propósito de realizar uma avaliação passo a passo ao desenvolvimento de um determinado projeto e verificar se dentro das condições atuais existe um procedimento que atenda as necessidades dos clientes, Como se pode perceber, uma postura consciente nas mais diversas etapas da construção civil, além de financeiramente viável, não só caracteriza uma empresa como preocupada com a situação do planeta, mas também passam esta imagem para o público chegando em uma conclusão final.

Apresentar que realizando um gerenciamento de forma organizada, focando nos pontos principais pode ser ter um resultado melhor que um projeto desenvolvido de qualquer forma e sem organização.

O objetivo também é mostrar os benefícios adquiridos com o gerenciamento deixando de modo geral um processo a ser melhorado a cada dia mais reduzindo custos e prazos

Impacto ambiental da construção civil no meio ambiente

Reconhecidamente, o setor da construção civil tem um papel fundamental no desenvolvimento do País, e desta forma se torna peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. Estima-se internacionalmente que entre 40 e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por este setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos , só no Brasil , a construção civil gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria. A cadeia produtiva da construção civil tem um peso grande também em termos de emissão de carbono, as edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas ao consumo energético.

Diante da problemática da poluição ambiental, um fator importante refere-se ao aumento da geração dos resíduos de construção civil (RCC) e resíduos de construção e demolição (RCD). Estes resíduos representam , aproximadamente 50% do fluxo de resíduos sólidos gerados pelas cidades dos países desenvolvidos, sendo que muitas vezes este valor pode chegar a mais de 60% do total de resíduos sólidos produzidos.

Nas cidades brasileiras de médio e grande porte, os resíduos provenientes de construções e demolições representam de 40 a 70% da massa total dos resíduos sólidos urbanos, consequentemente, este tipo de resíduos tem recebido grande atenção por parte de prefeituras e de órgãos responsáveis devido aos problemas causados pela sua deposição indevida, pois aquelas têm que arcar com os custos de sua remoção quando os infratores não são identificados.

Diante deste panorama e considerando que por volta de 88 a 95% destes resíduos são de interesse para reciclagem como agregados para a construção civil, foi lançada a resolução 307 do CONAMA, em julho de 2002, que obriga os geradores e prefeituras a tomarem medidas para a diminuição, a reciclagem e a disposição adequada dos resíduos de construção e demolição gerados.

Não é de hoje que existem problemas relacionados com a falta de conscientização ambiental, logística de execução, transporte e destino final dos RCC e RCD, especificação de materiais, mão-de-obra desqualificada sejam por falta de treinamento ou pela falta de motivação no desempenho de suas funções, erros de estocagem de materiais, falta de planejamento da produção e do canteiro de obras, falta de gerenciamento das atividades e muitas outras de grande importância durante todo o processo construtivo. Assim, cada componente do processo construtivo das obras de edificações, possui sua importância quando do desenvolvimento das atividades, da checagem dos dados ou de informações adicionais, da visualização detalhada sobre os itens aos quais se requerem mais cuidados, de uma retroalimentação de todo o processo.

SUSTENTABILIDADE ECONOMICA

O que é (conceito)

Sustentabilidade econômica é um conjunto de praticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.

O grande desafio de uma política econômica, seja empresarial ou governamental, é gerar crescimento econômico, lucro, renda e criar empregos sem ocasionar danos ao meio ambiente.

Titulo da ação: Foco Econômico

OBJETIVO AÇÃO RESULTADO ESPERADO

1- Reduzir o consumo de energia hidrelétrica. A- Recomenda-se o uso de do coletor solar térmico para o aquecimento de água. Atuar no isolamento térmico e armazenamento de energia.

B- Energia fotovoltaica Irá ajudar a diminuir o uso de reservatórios usados para produzir energia hidrelétrica.

C- Utilizar energia eólica Haverá retorno financeiro significativo.

2- Reduzir o consumo de água potável A- Instalação de cisternas. Reutilização de água da chuva através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com