TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspecto / impacto no meio ambiente

Tese: Aspecto / impacto no meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 5

1. PLANEJAMENTO

1.1 Aspecto/Impacto Ambiental

Aspectos ambientais são elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode vir a interagir com o meio ambiente. É importante ressaltar que um aspecto ambiental significativo é aquele que tem um impacto ambiental significativo. A organização deve estabelecer e manter procedimentos para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços que possam por ela ser controlados e sobre os quais se presume que ela tenha influência, a fim de determinar aqueles que tenham ou possam ter impacto significativo sobre o meio ambiente. A organização deve assegurar que os aspectos relacionados a estes impactos significativos sejam considerados na definição de seus objetivos ambientais e deve manter sempre essas informações atualizadas. O impacto ambiental é qualquer modificação no meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte das atividades, produtos ou serviços de uma organização. O fluxograma de informação simplificado das atividades da empresa serve para dar uma percepção maior das atividades e mostrar os aspectos ambientais associados aos impactos ambientais pertencentes a cada etapa do processo produtivo. Para a nossa empresa, segue a seguir o fluxograma de informação.

De acordo com o fluxograma acima, iremos construir um quadro com as tarefas associadas aos seus aspectos e impactos ambientais.

1.2 Análise Preliminar de Riscos

A Análise Preliminar de Risco tem como objetivo, o reconhecimento dos riscos inerentes ao local avaliado e o respectivo Plano de Ação, no caso de acontecimento de algum sinistro, nesse local. É uma das ferramentas existentes para identificar os perigos e avaliar os riscos. A análise de Risco Ambiental envolve identificação, avaliação, gerenciamento, e comunicação dos riscos ambientais. O perigo é a qualidade daquilo que causar dano ou perda. Os perigos podem ser identificados, identificando substâncias, agentes, produtos, situações, eventos e operações perigosas. Todo perigo é identificado dentro da relação agente agressivo e alvo, portanto a classificação de algo perigoso será feito em relação a um alvo. Algumas perguntas ajudam na análise dos riscos existentes:

− O que poderá sair errado?

− Com que frequência o erro acontece?

− Quais serão as consequências do erro?

A matriz de APR permite antecipar e atuar sobre eventos ambientalmente danosos, de forma a identificar responsabilidades em termos de sinistros, planejar ações de controle, montar equipes e agir em emergências. Esta ferramenta de Gestão Ambiental é de suma importância para qualquer negócio da empresa. Com isso, devem-se fornecer aos colaboradores os conhecimentos básicos e metodologias para a elaboração de estudos de análises de riscos em atividades e processos industriais, bem com para a implantação de programas de gerenciamento e comunicações de riscos. A curva de Frequência x Consequência é uma curva que explicita quanto do risco é relativo a pequenos acidentes muito frequentes ou a grandes acidentes pouco frequentes. A Frequência pode ser estimada por dados históricos, pelo número de ocorrências ou pela experiência das pessoas. Através dessas estimativas, classificamos o evento de acordo com as características da tabela 2.

As consequências de um evento perigoso são avaliadas qualitativamente (eventos de baixa complexidade) e quantitativamente (eventos de maior complexidade). Avaliamos as perdas e danos para as pessoas, meio ambiente e patrimônio e a capacidade agressiva do agente, tudo isso em função do tempo em cada ponto do espaço. Seguindo o modelo anterior, classificamos o evento de acordo com as características da tabela abaixo.

A matriz para avaliar os riscos dos perigos identificados é feito posicionando a classificação obtida nas tabelas anteriores. O número de regiões e a classificação podem ser alterados. A metodologia adotada nesse estudo é representada pela figura 3.

Riscos:

1 – Desprezível

2 – Menor

3 – Moderado

4 – Sério

5 – Crítico

Para a criação da matriz de Análise Preliminar de Risco (APR), a equipe escolheu duas etapas mais significativas da cadeia de produção:

− Redução de Voltagem

− Distribuição para os clientes

1.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com