TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é plágio? Quais os principais aspectos envolvidos nessa prática?

Por:   •  4/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Nathan Soares Mota

Plágio na universidade e no mercado de trabalho

  • O que é plágio? 

Plágio é quando o conhecimento de um indivíduo que foi publicado tanto em forma de livro, filme, ensaio acadêmico, artigo científico, participação em eventos, etc, é copiado por alguém sem que a pessoa de os devidos créditos ao autor da obra, ou seja, uma outra pessoa apresenta um trabalho como se fosse de sua autoria, mas na verdade não é lesando a pessoa que produziu a obra por não receber os créditos e até por poder perder a monetização.

O plágio além de ser antiético é crime segundo a lei 9.610, de 1998, que foi criada para regulamentar os direitos autorais artísticos e acadêmicos. Segundo o artigo 184 do código penal quem plagia está sujeito a multa e até a detenção, de três meses a um ano.

Em meios acadêmicos o plágio pode zerar trabalhos e até TCCs. Agora se a constatação for feita depois da formatura ou a após a pessoa obter o título, a mesma poderá ter o diploma cassado.

  • Quais os principais aspectos envolvidos nessa prática?

Existem várias formas de plágio, como:

Plágio literal ou clone é quando o aluno copia totalmente algum trecho do texto usado como referência sem citar a fonte original.

Plágio não literal ou control-c é quando o aluno reescreve de seu modo sem citar a fonte.

Autoplágio é quando o mesmo trabalho é a copiado mais de uma vez pelo aluno em situações diferentes como se fosse novo enquanto na verdade não é.

Plágio de fontes é quando o aluno faz um resumo a fonte secundária de uma citação e faz a referência como se tivesse consultado a fonte primária.

Compra de trabalhos é considerado plágio e é quando a apresentação de trabalhos é desenvolvida por uma pessoa e apresentada por outra, isso pode caracterizar além de plágio, crime de falsidade ideológica e ambas as partes podem sofrer punições.

E muitas outras.

  • Por quais razões as pessoas cometem plágio?

As pessoas cometem plágio porque é mais fácil e rápido copiar um conteúdo de outra pessoa do que realizar seu próprio pois isso demanda tempo e estudo sobre o assunto, porém as pessoas deveriam ser mais cuidadosas quanto a essa prática porque plágio é considerado um crime.

  • Você já vivenciou alguma situação desse tipo? Qual foi o desfecho?

Não

  • Qual a sua opinião sobre o plágio? Você entende os malefícios associados a essa prática?

O plágio é maléfico, imagina trabalhar e não receber por aquilo que você trabalhou porque outra pessoa não te deu os devidos créditos.

Além de plágio ser crime.

Fontes:

Signficado de Plágio. Oxford Languages. 2012. Disponível em: <https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/>. Acesso em: 18 de abri. 2021.

Artigo 184. Planalto. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.695.htm#:~:text=%22Art.,um)%20ano%2C%20ou%20multa.>. Acesso em: 18 de abri. 2021.

Pesquisa: 87% dos alunos chegam à universidade sem saber o que é plágio. Veja. 2018. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/educacao/pesquisa-87-dos-alunos-chegam-a-universidade-sem-saber-o-que-e-plagio/>. Acesso em: 18 de abri. 2021.

Plágio em trabalho acadêmico é crime e pode comprometer sua carreira profissional. IES. 2020. Disponível em: <http://www.iesfasc.com.br/plagio-academico-e-crime/#:~:text=Segundo%20o%20C%C3%B3digo%20Penal%20(artigo,pode%20zerar%20trabalhos%2C%20inclusive%20TCCs>. Acesso em: 18 de abri. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com