TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

Tese: OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Tese  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO.

Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformações de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. A atividade empreendedora é de grande importância, pois gera lucro aos empreendedores e empregos à sociedade. O empreendedorismo pode ser desenvolvido dentro e fora da empresa, e o processo empreendedor (identificação e avaliação de oportunidades, desenvolvimento de Planos de Negócio, determinação de recursos – financeiros, pessoais, administração e gestão do empreendedorismo) pode ser por acaso ou baseado em inovações tecnológicas.

No Brasil, ser bem-sucedido como empreendedor não é tarefa fácil, mas aqueles que conseguem tornam-se referências pela ousadia, criatividade, inovação e persistência, que geralmente acompanham estes indivíduos diferenciados. Quando se fala em empreendedorismo, remete-se naturalmente ao termo plano de negócios (business plan), que é parte fundamental do processo empreendedor. Empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento.

OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL.

Oportunidade de negócio para empreendedores começa quando podemos identificar e aproveitar condições de entrada, sobrevivência e permanência no mercado, com surgimento de ideias originando descobertas na área em que atua. Uma ideia criativa não representa necessariamente uma oportunidade que atenda a necessidade humana, mas a oportunidade se dá por um conjunto de situações e circunstâncias, gerando mudanças positivas, levantando informações e conhecendo mercado, tendências, enfim, trazendo o diferencial para o cliente, com isso teremos a resposta, aceitação e valorização do produto ou serviço.

Algumas dicas para empreendedores iniciantes abrangem planejamento, capacitação, procura de informações, consultoria profissional e afinidade no assunto.

Para ser viável o empreendedor precisa ser capaz de organizar e gerar recursos, estruturar e habilitar finanças tornando a empresa competitiva. Oportunidades camufladas maquiam imperfeições no mercado, experiência não é necessariamente uma oportunidade, porque dependemos sempre de uma boa idéia, devemos estar atentos às necessidades dos clientes aproveitando as verdadeiras oportunidades. Para identificar essas oportunidades devemos verificar necessidades, deficiências, tendências, verificar aplicações, aperfeiçoar as atividades, pesquisar o menor preço, ocorrências e conseqüências e principalmente usar a criatividade e empatia. A viabilidade de mercado depende de compradores em potencial, preço e a sazonalidade, sempre de olho na concorrência, nos canais de distribuição e barreiras, alcançando a eficácia e o sucesso da empresa.

Entre os desafios encontrados no empreendedorismo no Brasil estão - problemas de gestão empresarial, conflitos internos, falta de inovação e comunicação, não ser pró ativo e atuação no mercado que não domina.

PLANO DE NEGÓCIO.

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com